Parque Itatiaia e Ouro Preto

Recebemos no mês passado as 3 motocas Versys Tourer com as quais faremos as viagens pelo Destino Incerto, um programa de mototurismo que gravaremos.

Sou acostumado com motos de cross, daquelas que conseguimos chegar a qualquer lugar! A preocupação era em relação aos pneus, por serem lisos, nada adaptados a estradas de terra (minha preferência).

Tirei um final de semana pra fazer um passeio para o teste da motoca nova, que surpreendeu! A rota escolhida foi pela BR-116 até Engenheiro Passos, de lá rumo a Itamonte. A entrada do Parque é por uma estrada de terra na Garganta do Registro. Até Engenheiro Passos fui acompanhado pelos amigos Thales (também do Destino Incerto), tio Luiz e tio Mauro que rumavam para Macaé, RJ.

Não sou de programar muito as viagens, sou do tipo que prefere montar na motoca e simplesmente ir, curtindo a paisagem e tudo mais que uma viagem de moto nos oferece, ficando onde der, na hora que der na telha!

Saí de São Paulo sabendo que queria chegar a Ouro Preto e escalar um pouco a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia. Até o primeiro ponto da viagem foram 300 km de estradas em perfeito estado, com apenas 17 km de terra da Garganta do Registro até a portaria do Parque Nacional de Itatiaia, onde acampei em frente ao Pico das Agulhas Negras. Dentro do Parque, fui fazer a escalada da Pedra do Altar, Prateleiras e outras caminhadas por cachoeiras diante do visual incrível dos Campos de Altitude.

Após um dia de passeios incríveis, e tentando escapar do banho na água gelada (6º C) decidi ir dormir em São Thomé das Letras. Pela rota escolhida, peguei uns 50 km de estrada de terra no começo da noite, até chegar a São Thomé. Pela manhã, peguei a estrada rumo a Luminárias e Carrancas, lugares que um amigo havia comentado serem maravilhosos em Minas Gerais, e já que estava por ali…

Fiquei maravilhado com o tanto de cachoeiras junto à estrada na região de Luminárias. Muitas estradas de terra em ótimo estado e muita água.

Após vários banhos de cachoeira, almoçar na beira do rio e curtir de montão a paisagem de Luminárias e Carrancas, rumei sentido Tiradentes, onde almocei a maravilhosa comida mineira, que além de farta e deliciosa é barata!!!

Segui viagem rumo ao meu destino final, Ouro Preto. Ao chegar a Ouro Branco se vê uma montanha enorme, com alguns km de extensão. Pra variar, surgiu na cabeça a ideia e curiosidade de saber o visual do alto desse morro e não demorou pra descobrir o caminho, que era no sentido de Ouro Preto.

O visual realmente é lindo lá de cima!

Cheguei, enfim, perto do final da tarde, a Ouro Preto, cidade linda e de trânsito conturbado! Ladeiras acima, ladeiras abaixo, dezenas de igrejas e overdose de história pelas paredes e ruas da cidade.

Na volta foram aproximadamente 700 km de Ouro Preto a São Paulo passando por Belo Horizonte.

Chegando em casa, a sensação é sempre muito parecida… aquela sensação de “já acabou?!”

Resumo da ópera: foram 1400 km nessa viagem, dos quais aproximadamente 300 km foram em estradas de terra. A moto se comporta muito bem no asfalto. É muito estável, confortável e de respostas rápidas. Tomei alguns sustos por estradas de terra ao passar rápido em bancos de areia, que com total certeza seria mais tranquilo se estivesse com pneus mais apropriados pra terra. Apesar disso, não tive problema algum em chegar a qualquer canto durante a viagem.

A Versys é uma moto ótima, e realmente surpreendeu nas estradas de terra. No asfalto é até covardia, pois ela é de alta qualidade e versatilidade, sendo uma das melhores motos que já tive para fazer curvas!

É isso, recomendo esse roteiro para passeios a partir de 3 dias que serão suficientes pra aproveitar e descansar muito!

Obrigado aos patrocinadores MotoStore, Kawasaki e Shoei.

* Vinicius Fonseca é fotógrafo, biólogo e autor do Blog www.retratosviniciusfonseca.blogspot.com


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano