Para quem procura tranqüilidade e gosta de lugares históricos, São Gonçalo do Rio Preto, no Vale do Jequitinhonha, 45 km além de Diamantina para quem sai da Capital mineira, é um ótimo refúgio.
“Cidadela” histórica e muito acolhedora, basicamente toda formada de “casinhas” ao estilo colonial e barroco. Cortada por ruas pavimentadas por pedras, possui, ainda, uma “igrejinha”(Capela Senhor Bom Jesus) construída há mais de dois séculos e um povo simples, curioso e hospitaleiro.
A cidade abriga ainda incríveis belezas naturais, como o Parque Estadual do Rio Preto e a Praia do Lapeiro, ou simplesmente, “prainha”, formada por areia clara e fina depositada às margens do Rio Preto, de água cristalina e gelada. A prainha possui restaurante com infra-instrutora rústica, mas ampla e com ótima alimentação do tipo caseira (frango caipira é a especialidade) e um imenso gramado, propício para piqueniques, leitura ou até uma boa soneca. Nas areias da prainha é possível praticar esportes como vôlei, futebol, futevôlei ou peteca.
O acesso à cidade é feito por via integralmente asfaltada e bem pavimentada, quase sem movimento e com muitas curvas, ladeada por uma exuberante paisagem serrana e, justamente por ser incrustada entre as montanhas, é ainda pouco visitada por turistas, garantindo a já anunciada tranqüilidade. Vale a pena conhecer.
Deixe um comentário