Em julho de 2012, aproveitando o encontro de motociclistas de Penedo – RJ e já experimentando o sabor de “estar” aposentado, preparei um roteiro próximo àquela cidade, incluindo locais que não conhecia, para fazer uma viagem de moto.
Roteiro:
Belo Horizonte – São Tomé das Letras – Caxambu – Penedo (com visita a Visconde de Mauá) – Angra dos Reis – Parati – Ubatuba (subindo a Serra do Mar) e Belo Horizonte
Dessa vez fui só e rodei aproximadamente 2.800 Km em 10 dias.
Atrações – As cidades:
- São Tomé das Letras é realmente mística. Vale a pena conhecer, apesar do calçamento desconfortável, principalmente para motos custom. Esse calçamento lembra Tiradentes na aparência e na dificuldade para percorrê-lo.
- Penedo também faz jus à fama. É realmente uma Finlândia no Brasil.
- Visconde de Mauá é uma cidadezinha pitoresca, muito alta, com restaurantes e bares charmosos.
- Parati, para mim, foi a melhor surpresa. Seja pela beleza das praias e a tranqüilidade transmitida pela natureza do lugar, seja pela simpatia da parte histórica da cidade, com lojinhas típicas e barzinhos acolhedores.
Para o motociclista:
- A maior atração é a subida para Visconde de Mauá. Diria que é uma Serra do Rio do Rastro em miniatura, dadas as curvas existentes ao longo da subida e a vista fantástica. De certo ponto da subida, avista-se a cidade de Resende.
- Imperdível também é a subida da Serra do Mar em direção a Ubatuba. Realmente incrível, com suas curvas e a proximidade da mata.
Problemas:
Nenhum. As estradas pelas quais passei estavam todas em bom estado de conservação. Paguei pedágios no trecho do Rio de Janeiro.
Seguem fotos ilustrativas.
Pontos turísticos de São Tomé das Letras: a pedra da Bruxa e a casa…
A casa de Papai Noel e o encontro de Penedo…
Uma vista na subida da serra para Visconde de Mauá. E que subida… curvas e mais curvas…
A parte histórica de Angra dos Reis e um barzinho à beira-mar…
Paraty, cidade histórica e o mar. Lugar paradisíaco…
Deixe um comentário