De São Paulo à Ilha de Marajó

Um grupo com três casais paulistas está na estrada com suas motos, realizando uma viagem de São Paulo até a Ilha de Marajó no Pará. O roteiro inclui estradas de 17 estados brasileiros, com um percurso de ida pelo interior do país e retorno pela costa brasileira, incluindo o litoral nordestino,
totalizando cerca de 10 mil quilômetros em 24 dias.

Depois de retornar de uma viagem de moto para fora do Brasil, quando conheceram o Chile, Peru e Argentina, eles decidiram definir um roteiro que lhes permitisse conhecer um pouco do próprio país, principalmente o norte e nordeste. Durante um ano o grupo composto por Adalberto e Magna, Edson e Vanda e Toninho e Jane planejou essa viagem, que iniciou na quarta-feira da semana passada. A data de partida foi marcada considerando as temperaturas mais amenas dessa época do ano nas regiões por onde passarão.

Maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, banhado pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins, a Ilha de Marajó é o local onde ocorre o fenômeno de formação de ondas gigantes no encontro das águas do rio e do oceano, conhecido como pororoca. Pouco conhecida, a Ilha de Marajó é um dos mais preservados santuários ecológicos da Amazônia, tendo como meio de transporte mais comum o búfalo.

Ilha de Marajó

Suas belezas naturais se dividem entre a planície coberta de savana e as densas florestas. Praias de rio, lagos de diversos tamanhos, igarapés, dunas, florestas e uma rica fauna fazem da Ilha de Marajó um dos maiores santuários ecológicos do país.

Os cenários são transformados de seis em seis meses, devido a grande quantidade de chuva, principalmente no primeiro semestre, quando as matas e os campos ficam embaixo das águas. No segundo semestre, o período da chuvas acaba e a visitação se torna mais favorável pela melhor observação dos animais e da vegetação. Praias com dunas claras, praticamente inexploradas são o maior atrativo.

Para chegar à Ilha, um ferry-boat sai diariamente de Belém e vai até Camará, e de Camará para Soure, aonde é necessário pegar uma balsa que atravessa o rio Paracauari.

Os motociclistas paulistas estão utilizando na viagem uma Honda Goldwing, Uma Suzuki Boulevard e uma Yamaha Midnight. Adalberto e Magna estão registrando um diário da viagem e publicando junto com fotos no blog Viagens de Moto.

Mais detalhes – De São Paulo à Ilha de Marajó

Motos: Honda Goldwing, Suzuki Boulevard e Yamaha Midnight
Motociclistas: Adalberto e Magna, Edson e Vanda e Toninho e Jane
Distância a ser percorrida: 10.000 km
Duração: 24 dias.
Saída: 4 de junho de 2015
Chegada: 27 de junho de 2015
Estados brasileiros percorridos: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, DF, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Roteiro


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano