Expedição Jalapão

Essa grande aventura começou a ser sonhada há 3 anos com o renomado motociclista Antônio, mais conhecido como “Andarilho da Amazônia”, de Rolim de Moura (RO), durante um bate papo com Marcelino sobre o sonho de conhecer, durante uma viagem de moto, o Jalapão, o ”Deserto das Águas“.

A partir de então foi despertado o interesse em pesquisar, planejar e executar a Expedição Jalapão.

No dia 15 de julho, às 4h da manhã, na cidade de Matupá (MT), o primeiro Aventureiro da Expedição Jalapão e também Integrante do Moto Grupo Aventureiro do Araguaia, Cristiano Schumaker, deu início à viagem e, montado em sua XT 660, seguiu até a cidade de Peixoto de Azevedo (MT), onde encontrou mais dois Aventureiros: Gabriel, em sua XRE 300 e Gerysmar, em sua Tenere 250. Os três seguiram juntos até a cidade de Barra do Garças, na divisa do estado de Mato Grosso com Goiás, onde encontraram com Marcelino em sua Fazer 250.

Os quatro motociclistas seguiram com o propósito de conhecer o temido e audacioso “Deserto das Águas”.

Foram 15 dias de Aventura por quatro estados Brasileiros: Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Bahia, além do Distrito Federal, totalizando 6.500 km de muitas alegrias e, é claro, com bastante esforço e força de vontade nos trechos off-road.

Passamos pela Chapada dos Guimaraes ( MT), praias no rio Araguaia, em Barra do Garças (MT), pela cidade de Goiás, terra natal da famosa Cora Coralina, com seu maravilhoso museu e memorial, conhecemos o Museu Rodas do Tempo em Pirenópolis (GO) e acampamos no lindíssimo Salto de Corumbá em Corumbá de Goiás (GO), onde também existe uma gruta seguida por um cânion muito interessantes.

Passamos também pela vila de São Jorge em Alto Paraiso (GO) para conhecer a Chapada dos Veadeiros, onde nos refrescamos nas águas geladas do Vale da Lua e no conjunto de 10 cachoeiras no Clube e Camping Cachoeira dos Cristais.

A expedição continuou rumo à Chapada da Natividade, onde encontramos paredões incríveis e mirantes e passamos horas a admirar as belezas que existem naquela região.

No fim do sétimo dia de viagem estávamos em Ponte Alta do Tocantins (TO) “Portal do Jalapão”. Curtimos um pouco a praia do Tamburi e partimos rumo para o Off Road mais bruto que nós quatro já passamos até então.

Foram cinco dias de aventura somente no Parque Estadual do Jalapão, nas regiões de Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, São Felix do Tocantins e Mateiros.

Os Fervedouros são incríveis, cada um com sua beleza impar. As cachoeiras com suas águas geladas afugenta o calor exaustivo em cima das motos. As serras e chapadões com um cerrado sofrido com as queimadas vêm lutando para manter as belezas que o homem insiste em destruir.

Encerramos com um maravilhoso passeio nas dunas do Jalapão para ver o pôr do sol, que por uma fração de segundos deu um espetáculo em meio aos paredões da serra do Espirito Santo.

Uma viagem para ser eternizada em nossas mentes. Nossos relatos, fotos e vídeos não conseguirão jamais descrever a metade dos que vivemos ali. Conviver com famílias que com o pouco que possuem, te oferecem tudo o que tem sem querer nada em troca e quando insistimos em pagar é possível ver o semblante delas se entristecer com a nossa ousadia. Perceber que no meio do nada uma informação de quem realmente conhece e ama o lugar que vive, vale mais que qualquer pesquisa, mapa ou guia turístico contratado, pois você agrega não somente conhecimento, mas também valores a si mesmo.

Seguimos no dia 27 rumo ao Brasília Moto Week, passando pelo estado da Bahia. Revimos amigos, fizemos novos, conhecemos lugares e praticamos o melhor do moto turismo.

No dia 31 de julho, conforme o planejamento, os quatro Aventureiros chegaram a suas casas com a maravilhosa sensação de dever cumprido. Todos, sem nenhum machucado, mesmo com os vários tombos nos areões do bruto Jalapão.

Temos muitas informações para ajudar futuros aventureiros que queiram conhecer a região e um diário de bordo com detalhes de cada dia de viagem. Os interessados podem nos procurar e com alegria passaremos as informações.

Agradecimentos especiais:

Nossos agradecimentos vão primeiramente para DEUS; em seguida para nossos familiares: Lilian Alves, Sonia e Kauany, Zélia e Nubia, Morgana, Haari e Maria Gabriela; para nossos amigos(as): Zilza Amazonita, Andarilho da Amazonia, Bressan, Roberta Bryk, Dom Hélder Eury, Simone, Sula, Edir, Arlindo Neres, Moto Grupo Aventureiros do Araguaia, AMM Adventist Motorcycle Ministry, Carlão Motoclube Adventista Brasília, Marcelino Cordeiro; para as empresas que foram nossas parceiras: Sac Facil, Compra de Ouro do Brabinho, Borracharia do Isaías, Auto Posto Avenida, Psicultura Longo, Camping Cachoeira da Formiga na pessoa Da. Zefa e Pousada da Irá.

Sabemos que muitos que não citamos e talvez nem conhecemos torceram e vibraram a cada conquista por nós e conosco. O nosso muito Obrigado a todos os amigos e familiares.

Moto Turismo, pratique essa ideia!!!

Texto: Genes Marcelino
Presidente MG Aventureiros do Araguaia
Barra do Garças – MT
Contato: (66) 99245-0779

Fotos: Marcelino, Gerysmar, Gabriel e Cristiano Schumaker


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano