Quem tem como hobby viajar sobre duas rodas sabe como é bom sentir o vento no rosto, ter como plano de fundo uma paisagem e a sensação que você se integra nela. Buscando sentir novas experiencias, eu e meu primo Hudson Rosa passamos por 119 cidades de 4 estados
em uma expedição com destino a Tocantins, ele com uma Yamaha Ténéré 250 e eu com uma XRE 300.
Nossa saída foi na manhã de domingo, dia 27 de maio. Confesso que fiquei um pouco apreensivo com a minha moto, pois a XRE tem um histórico não muito bom no inicio de seu lançamento, como vazamento no cabeçote e queima da bomba de combustível, mas nosso destino era um paraíso natural chamado Jalapão, de beleza única, um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura. Nenhum amante da natureza pode deixar de conhecer, um destino exótico e surpreendente por suas belezas naturais. Com certeza, no mundo todo, não há cenário igual.
A região do Jalapão é formada por oito municípios, quatro deles se destacam pelo alto potencial de atratividade turística: Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. A ligação entre os municípios é feita por estradas de terra, onde estão distribuídos seus atrativos.
Estradas de terra, o calor forte, mas a chegada a cada atrativo compensa qualquer desafio. São cenários naturais que não se vê em qualquer outro lugar, aparentemente intocados pelo homem.
São Paulo, Minas Gerais, Goiás, DF e Tocantins
As estradas do Jalapão são bem problemáticas. A estrada que liga Ponte Alta do Tocantins a Mateiros (e também à Cachoeira da Velha) são muito ruins (muito mesmo) e o terreno não ajuda sendo uma mistura de areia, terrão vermelho e pedras (grandes demais), em parte deste trecho demoramos 3h para andar 15Km. As Dunas e a pedra furada possuem estrada somente de areia (muito fina e fofa), dificultando e muito a pilotagem, além de aquecer muito a moto (refrigeradas a ar) em razão da baixa velocidade e alto giro para não cair.
As estradas que ligam Mateiros à São Félix do Tocantins e a Novo Acordo são difíceis também, porém, nada comparado com a que Liga Ponte Alta à Mateiros. Inclusive o trecho entre Novo Acordo e São Félix estavam iniciando as obras para colocar asfalto.
As coordenadas que estão na planilha estão corretas, podem seguir sem problemas, já que serão de muita importância, tendo em vista a maioria das estrada não constarem nos GPS (usamos um NDrive e um Garmim) e quando existem estão com as coordenadas erradas.
Cabe salientar que o uso de GPS e mapas é muito importante no Jalapão, pois o turismo local é dominado pelos Jipeiros, e a sua maioria sonega informações sobre os locais turísticos, inclusive retirando placas de informação.
Fonte: Moto Viagem Adventure
Deixe um comentário