Combinei esta viagem com o amigo Acari de Araguari (MG) através do site. A ideia era fazermos uma viagem com nossas motos até o Sul da Bahia, para visitar Porto Seguro, Trancoso e Ilhéus. Nossa saída seria da seguinte forma: eu sairia de Ribeirão Preto, iria até Patos de Minas e ele subiria de Araguari para aquela cidade, onde nos encontraríamos e seguiríamos juntos para o Sul da Bahia.
Tudo acertado, hodômetro da moto zerado e bagagem ajeitada nas motos e lá fomos nós. A principio, como citado, andei 440 km sozinho até Patos, trecho que já conhecia de outras viagens e que correu tudo tranquilo.
Encontramo-nos em Patos de Minas como combinado e horário com pequeno atraso, eu com a Suzuki B King e Acari com a Suzuki GSF 750. Depois da formalidade dos apertos de mãos, seguimos viagem. Optamos por um caminho (Estrada Real) que nos gerou um certo atraso e também um pouco de frio, pois a frente fria estava chegando aos estados de São Paulo e Minas Gerais. Mas apesar do atraso, tivemos a oportunidade de conhecer belas paisagens. A primeira parada para dormir foi em Gouveia (MG), uma cidadezinha de serra.
No dia seguinte saímos bem cedo para compensar os atrasos que a estrada de serra nos trouxe. Paramos para tomar café e continuamos, pois nosso destino tão esperado era a BR 116 na altura de Governador Valadares.
De lá seguimos direto até Porto Seguro onde acabamos chegando por volta das 22h, pois como havia dito, a serra realmente nos tomou muito tempo.
Porto Seguro
Amanheceu em Porto Seguro um dia cheio de sol e calor e resolvemos alugar um carro para aproveitar melhor os lugares de forma mais segura, do que ficar andando com as motos para cima e para baixo, até porque proporciona um pouco mais de conforto na praia. Ficamos em uma praia da cidade mesmo, pois tínhamos interesse em ir para Trancoso no dia seguinte. À noite aproveitamos um pouco da Passarela do Álcool para gastar um pouco e comer algo.
Trancoso
A ida para Trancoso já começa na aventura, pois tínhamos que pegar a balsa. Ao desembarcarmos da Balsa, estávamos em Arraial d’Ajuda. Seguimos em frente no sentido de Trancoso. E para aumentar a aventura, resolvemos ir pela antiga estrada de terra (areia para ser mais exato). Trancoso não tem muito que falar, as fotos falam por si: lugar muito bonito, rodeado de natureza e belas praias. O que dá nome à cidade é o Rio que aparece nas fotos. Eu e Acari Almoçamos um belo peixe conhecido por “ vermelho’ em uma barraca de praia muito aconchegante.
Saímos da vila já bem à tardezinha, pois nosso destino no dia seguinte seria subir até Ilhéus (BA) para mais dias de aventura.
Ilhéus
Saímos com as motos de Porto Seguro por volta das 9h para uma viagem sem pressa e para aproveitar a natureza no caminho até Ilhéus. Na chegada à cidade já tínhamos rodado 2000 km, como mostra o hodômetro da moto.
Não tínhamos reservado hotel ou pousada, mas tivemos sorte em encontrar um hotel de primeiríssima classe com preço super acessível, até porque estávamos na baixa temporada. O Acari era só alegria (rsrs).
Também alugamos um carro, pois queríamos conhecer os pontos famosos na cidade, lembrados na antiga novela “ Gabriela” de 1975. Pontos estes como o Bataclan, Vesúvio, a igreja matriz – onde muitas cenas da novela foram gravadas -, casa de Jorge Amado e outros pontos turísticos da cidade.
O Bataclan era um antigo bordel que virou um restaurante nos dias de hoje. O Vesúvio é um bar / restaurante que também foi cena da novela de época. Almoçamos lá e achei muito boa a comida. Aproveitamos para registrar fotos dos locais famosos, inclusive da frente da casa do Jorge Amado que hoje é um museu.
Infelizmente o tempo ruim chegou à Bahia e aproveitamos apenas um pouco do Hotel, que era muito bom, com piscina, boa comida e ótimo quarto, mas tivemos que pensar em subir sentido BR para nosso retorno, tendo em vista que a chuva já assombrava por lá.
Resolvemos então subir sentido BR 101 e posteriormente para Vitória da conquista, caminho de retorno para casa, pois como citei o tempo ruim já começava a chegar ao litoral da Bahia e passeio de moto com chuva não combina.
Engraçado que o tempo ruim estava no litoral, pois quanto mais subíamos e nos afastávamos no litoral, melhor o tempo ficava. Mas não ficamos chateados, pois já tínhamos dado muitas risadas e nos divertido muito, foram quase 10 dias de passeio.
Nossa primeira parada no retorno para casa foi para pernoitar em Salinas (MG), onde chegamos à noitinha. Descanso, um bom jantar e cama, pois ainda no outro dia tínhamos mais um bom tanto para andar; e Eu mais ainda, pois me restariam os 440 km até Ribeirão Preto sozinho.
Paramos para um café da manhã no restaurante “Pé de Serra” antes de Montes Claros (MG) e aproveitamos para mais umas fotos. Depois caminho direto e reto para Patos de Minas, afinal não queríamos perder muito tempo, eu tinha muito chão ainda para rodar.
Chegamos a Patos de Minas por volta das 16h e dali por diante era nossa despedida, pois Acari seguiria sentido Araguari mais uns 200 km e Eu seguiria sentido Ribeirão Preto por mais uns 440 km e seria uma viagem sozinho.
Com a graça de Deus e Nossa Senhora foi uma bela viagem e uma bela amizade conquistada. Agora é começarmos a programar a próxima viagem, afinal viajar é uma das melhoras maravilhas que a vida pode nos proporcionar. Foram 3753,8 Km rodados de muita aventura.
Deixo meus agradecimentos ao Acari, um mineiro humilde, alegre, e bem disposto, um grande parceiro de viagem e estaremos agendando novas aventuras em breve. Obrigado também ao Rômulo por nos receber em seu site e grande abraço a todos que curtirem nossa viagem.
Deixe um comentário