Categoria: Viagens pelo Brasil

Viagem ao Mato Grosso do Sul e Paraná

Mais uma vez me lanço em uma aventura descrita pelo meu irmão Antônio como “Homérica”: com o objetivo de visitar o estado do Mato Grosso do Sul e uma cidade do interior do Paraná, chamada Alto Piquiri, para especificamente participar da missa na igreja de São José em uma viagem de moto. Novamente estou partindo…

Brasil de Norte a Sul

Estou em Apiaí, na barriga da Serpente, quando recebo a mensagem do amigo Karl Berger perguntando: ‘Ivan, você não vai escrever um poema sobre a viagem’? Foi o incentivo que faltava. Bem, Karl, não chega a ser um poema, apenas algumas escrevinhanças para jamais esquecer as experiências vividas, e para inspirar os amigos motociclistas, como…

• Pantanal e Amazônia de Bros 160cc

Destinos como Pantanal e Amazônia fizeram dessa viagem uma das melhores que já fiz até hoje, cruzando 6 estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, durante 12 dias, rodando um total de quase 7500 km.

• Viagem de Titan 150 até Monte Sião e serra negra

Quero relatar para vocês, amigos viajantes, a pequena, porém satisfatória viagem de dois dias até Serra Negra com minha CG Titan 150, que apelidei de Negra Li, acompanhado de minha esposa Kátia, que me faz companhia em 95 por cento das minhas viagens de moto.

• de Campo Grande a Brasília na Midnight

Nossa primeira grande viagem de moto foi de Campo Grande (MS) a Brasília (DF), com cerca de 2200 km em 6 dias. Eu (Fernando) e minha esposa Claudia a bordo de uma Yamaha Midnight Star 950.

• De Caarapó a Chuí

Também apelidada de Expedição Vento Gelado por este que vos escreve, um velho motociclista sul mato grossense com alguns quilômetros de estradas pelo Brasil e América do Sul, iniciou-se no dia 29 de junho a primeira parte do desafio Chuí a Oiapoque.

• De Vila Velha a Alto Caparaó

Sou iniciante no ramo das viagens de moto e vou deixar aqui meu pequeno passeio pela BR-262, de Vila Velha, no Espírito Santo, para Alto Caparaó, em Minas Gerais. Para iniciar o relato, realizei esta viagem em uma Falcon NX 400, ano 2004. Moto muito conservada e com manutenção em dia.

• Viagem de moto até Bonito

O objetivo desta viagem de moto foi participar do 11º EBAN – Encontro Nacional do moto clube Bodes do Asfalto, que ocorreria na cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul. Foram 5 dias entre estrada e atividades promovidas pela organização do Encontro.

• Viagem pelo DF, Goiás, Tocantins e Bahia

Saí de Planaltina (DF) com a minha Ténéré 250 rumo a Itiquira na Bahia, um vilarejo distante 36 km depois de Santa Rita de Cássia (BA). O objetivo dessa viagem de moto era conhecer algumas das paisagens mais bonitas do nosso país, como a Chapada dos Veadeiros, rio Azuis e a cachoeira Acaba Vidas.

• Viagem de moto até Pilar de Goiás

em

Duas V-Strom, dois amigos e dois dias na estrada. Nesta viagem de moto tínhamos o objetivo de conhecer a cidade histórica de Pilar de Goiás, saindo de Brasília. A ida foi por Niquelândia e a volta por Anápolis, totalizando 900 km.

• Clube XT – Volta ao Quadrado

em

Passeio tradicional do Clube XT no aniversário de Brasília, a ideia era dar uma volta pelas estradas do Distrito Federal. Neste ano rodamos 340 km no sábado e 200 km no domingo. Por sorte o tempo estava excelente: sem chuva e sem frio. Só muita poeira!

• Expedição Caminho Velho da Estrada Real

Com o objetivo de percorrer o Caminho Velho da Estrada Real, e obter o máximo de Carimbos (dos 20 possíveis) no passaporte, o casal Marco Aurélio e Ana Lúcia Lima fez uma viagem de moto de dois dias e meio partindo de Caraguatatuba (SP) até a cidade histórica mineira de Ouro Preto (MG).

• De Itabela a Jacupemba

Sai de Itabela debaixo de uma chuva fraca que foi, durante o percurso, aumentando de intensidade e volume. Passei por algumas áreas onde houve deslizamento de encostas, muita água em alguns trechos e o mais crítico estava por vir.

• Expedição até as chapadas

Mais uma vez tudo pronto para uma longa viagem com minha Honda Shadow 750, dessa vez pelo interior do Brasil. O plano era percorrer de moto as estradas de 6 estados brasileiros e o Distrito Federal para conhecer a Chapada dos Veadeiros e a Chapada Diamantina.

• Passeio off road de Brasília até a cidade de Goiás

em

Nos encontramos às 7h no posto Campeão em Ceilândia. No entanto, a F800GS do presidente Villas amanheceu com a bateria arriada e foi preciso resgatá-la em Vicente Pires! Conectada à bateria da XT660, a moto deu partida.Tomamos café e retornamos ao posto.

• Brasil, um país de extremos

26 estados + 1 distrito federal = 1 sonho realizado. Mas calma, antes disso muitos desafios tiveram de ser superados, estradas percorridas, fronteiras rompidas e extremos conquistados. Já percorri com minha CG 10 dos 13 países da América do Sul, mas sinceramente, o nosso surpreendente Brasil foi o que mais me agradou, foi aqui que…

• Roda Brasil, um giro de moto pelas capitais

Uma viagem planejada durante três anos, e realizada entre agosto e novembro passado: percorrer com suas motos as estradas e visitar as capitais de todos os estados brasileiros e Distrito Federal. A aventura foi realizada pelos gaúchos Gilberto César e Arli Figueira. Durante 85 dias percorreram 20.255 km com duas motos Honda Shadow.

• Viagem de moto até Rio Quente (GO)

Fizemos essa viagem de moto até Goiás para participar do 7º Moto Rio Quente, encontro de motociclistas que ocorreria no Rio Quente Resorts, na cidade goiana de Rio Quente. Seriam pouco mais de 700 km a serem percorridos em um único dia, atravessando boa parte da região oeste do Estado de Minas Gerais e um…

• Viagem de moto do Nordeste ao Sul do Brasil

Em outubro de 2014 decidi fazer uma viagem de moto até o sul do Brasil, saindo de Natal (RN). A viagem tinha três objetivos: percorrer toda a extensão da BR-101, que começa na cidade de Touros, aqui no Rio Grande do Norte e termina na cidade de São José do Norte (RS); conhecer a Serra…

• 5500 km de Pop110i pelo Brasil

em

Moro em Manaus (AM), onde são poucas as opções de viagem por terra. Desde 2012 surgiu a vontade de fazer uma longa viagem de moto e visitar meu irmão que mora em São José do Rio Preto (SP). A vontade virou meta. Aos poucos fui “treinando” passar o dia rodando, das 7h às 16h nos…

• De natal a Brasília de moto

No dia 1º de maio de 2015 eu e minha irmã partimos de Natal (RN) rumo a Brasilia (DF), percorrendo 2.446 km em três dias numa Yamaha Fazer 250. Nós estávamos de férias e fomos visitar nossa tia.

• Viagem de moto de 1800km em três dias

Havia mais ou menos um ano que não fazia uma viagem longa. A última foi para Nova Viçosa (BA), que fiz com minha noiva, quando rodamos 1853 km. Desta vez o passeio também ficou na casa dos 1800 km, porém o tempo de viagem foi bem mais curto: apenas 3 dias passando por Minas Gerais,…

• Seis estados em uma Dafra Apache 150cc

Em Janeiro deste ano, através do Whatsapp, começamos a nos comunicar com alguns tios que não conhecíamos e que moram em Abaíra, no interior da Bahia. Depois de muita conversa, resolvemos que iríamos visita-los com nossa moto, uma Dafra Apache 150cc. Foi a maior maior viagem que minha esposa e eu fizemos em nossas vidas.

• 4 mil km de Apache 150 por cinco estados brasileiros

Quando planejei essa viagem de 4.166 km com minha Dafra Apache 150cc por cinco estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro), todos me chamaram de maluco, ou que eu não iria conseguir, que a moto era muito fraca, etc. Mesmo assim fui persistente no meu sonho e…

• Viagem de moto pela costa brasileira

em

Eu e minha namorada, Juliana Duranzi, somos professores e aventureiros da cidade de São Paulo (SP). Saímos da capital a bordo da nossa querida Maju – uma Yamaha XT 600cc – sem possuirmos plano algum. Isso mesmo, sem planos para fazer uma viagem de moto.

• 10 destinos para sua viagem de moto no feriado

Mais um feriado prolongado se aproxima e os motociclistas brasileiros já estão ansiosos para colocar suas motos na estrada. Porém, diante de uma variedade de lugares para explorar, muitos acabam ficando indecisos na hora de escolher o melhor destino para aproveitar ao máximo os momentos tão esperados de descanso. Para o próximo feriado, existem diversas…

• De Brasília a Paraty passando pela Estrada Real

Apesar de ter feito algumas pequenas viagens de moto, essa aventura de 3.000 km parecia algo muito grande pra mim. Eu sairia de Brasília, passaria por Belo Horizonte e percorreria parte da Estrada Real. Essa era a ideia inicial. Depois, acabei usando a Estrada Real como uma referência, fiz umas adaptações para poder curtir com…

• Rastro da Serpente na chuva

Temos como costume criar metas e objetivos a concretizar nos meses do ano. Havia tempos que o Rastro da Serpente vinha perseguindo o meu imaginário e da minha esposa. No início do ano combinamos que, ainda em Janeiro, iriamos ao menos até Apiaí (SP) e foi isso que fizemos, ela a bordo da valente XR…

• De Mariana à Foz do rio Doce

Quando fiquei sabendo do rompimento da barragem com rejeitos de minério em Mariana (MG), minha reação inicial foi de indignação por mais um acidente ambiental que ocorria em nosso país. Ainda não tinha noção da extensão do problema e das suas consequências para o meio ambiente, moradores da pequena Bento Rodrigues e dezenas de povoações…

• Rumo à Chapada dos Veadeiros em uma CG 150 e uma Bros 125

Uma amiga e eu saímos de Sorocaba, interior de São Paulo, no dia 10 de julho passado para fazer uma viagem de moto rumo à Chapada dos Vendeiros com duas motocicletas de baixa cilindrada, uma Honda CG 150 e uma Honda Bros 150.