Buenos Aires (“Bons Ares”, em português) é a capital e maior cidade da Argentina, o centro cultural de maior importância do país e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país.
Também se destaca a atividade acadêmica, já que algumas das universidades mais importantes da Argentina têm sua sede em Buenos Aires. Foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design em 2005.
{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}
Os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da Cidade, setor formado pelos bairros de Monserrat e San Telmo. A cidade começou a se construir ao redor da Praça Maior, hoje Plaza de Mayo (Praça de Maio), onde as instituições administrativas da Colônia estavam instaladas.
A partir da Praça pode-se visitar a Casa Rosada, atual sede do Poder Executivo da Argentina, a Catedral Metropolitana, que ocupa o mesmo lugar desde os tempos coloniais, e o edifício do Banco de la Nación Argentina, o Cabildo, o edifício do antigo Congresso da Nação, onde atualmente funciona a Academia Nacional da História e, por último, a Chefatura de Governo da Cidade.
A Avenida de Maio é considerada o Eixo Cívico, já que une a Casa Rosada com o Palácio do Congresso, sedes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, respectivamente. Por esta avenida podem ser observados alguns edifícios de grande interesse cultural, arquitetônico e histórico: a Casa da Cultura, o Palácio Barolo e o Café Tortoni, entre outros. Abaixo desta avenida corre a Linha A do metrô de Buenos Aires que, ao ser inaugurado em 1913, se converteu no primeiro da Ibero-América. Ao chegar ao final da artéria pode-se observar um conjunto de praças, decoradas com vários monumentos e esculturas, entre as quais se encontra uma cópia assinada de O Pensador de Rodin. Nas cercanias destas praças se encontram o Palácio do Congresso e o edifício da Confeitaria El Molino.
No Centro Histórico pode-se visitar, além disso, a Manzana de las Luces, a Igreja Santo Inácio, a sede do Colégio Nacional Buenos Aires, os túneis ocultos que corriam a cidade durante a época colonial, a Praça Dorrego, onde todos os domingos se instala a famosa Feira de Antiguidades, junto de vários estabelecimentos de antiquários, um complexo jesuíta formado pela igreja de Nossa Senhora de Belém, a Paróquia de São Pedro Telmo e o Museu Penitenciário “Antonio Ballve”, o Museu Histórico Nacional e o Parque Lezama.
No bairro de Recoleta se encontra uma grande quantidade de pontos turísticos de grande valor cultural, como a sede do Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Recoleta, a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, a Basílica Nossa Senhora de Pilar, o Palais de Glace, o Bar La Biela e o Cemitério da Recoleta, onde se encontram alojados os restos de Eva Duarte de Perón.
No bairro de Retiro pode-se visitar a estação do mesmo nome, e percorrer vários monumentos e edifícios emblemáticos da cidade, como os monumentos aos Caídos na Guerra das Malvinas ao General San Martín, assim como a Torre Monumental e o Edifício Kavanagh, um dos mais altos da cidade.
O Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires, um dos mais importantes do país, se encontra no bairro de Palermo, onde também se situam os Bosques de Palermo, o Planetário, e o Zoológico de Buenos Aires.
{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}
Outro ponto turístico de importância, dado o seu relevo cultural é a Avenida Corrientes. Nela está instalada uma grande quantidade de teatros, o Passeio La Plaza, o Estádio Luna Park, o Obelisco e o Mercado de Abastecimento.
Próximo do centro da cidade se encontra o colorido bairro de La Boca, que constitui um emblema dos imigrantes. É um dos mais visitados pelo turismo, ainda que careça da segurança e infraestrutura como outros bairros importantes. Entre seus principais atrativos se encontra o passeio Caminito, todo o legado de Quinquela Martín no centro da Volta de Rocha, artistas plásticos, museus, teatros, a casa do Club Atlético Boca Juniors “La Bombonera”. Sua Avenida e passeio portuário, a antiga ponte balsa de princípios de século XX e suas típicas construções de conventillos.
Buenos Aires é uma cidade para se degustar com calma pois ela oferece muitos atrativos, seja na culinária, na cultura, na arquitetura, no paisagismo e muito mais.
As fotos que ilustram este artigo são dos casais Mário e Kelly e Marcos Rainho e Mônica. Marcos e Mário saíram com suas motos de Belo Horizonte no dia 16 de julho passado e se encontraram com suas esposas em Florianópolis, de onde seguiram juntos para Buenos Aires, passando por Punta del Este, Montevidéu e Colônia Del Sacramento, no Uruguai.
Mônica e Kelly retornaram de avião desde Buenos Aires e Mário e Marcos estão a estrada com suas motos, uma Harley-Davidson Electra Glide Classic e uma Harley-Davidson Fat Boy, devendo chegar ao seu destino, em Belo Horizonte, até o dia 30, quando terão percorrido cerca de 6.000 quilômetros de estradas do Brasil, Uruguai e Argentina. Eles registraram o diário da viagem no blog Viagem de Moto a Buenos Aires. Clique no nome do blog para acessar os textos que foram escritos pelo Mário.
Para ler todo o relato, utilize o link existente no fim da página chamado Postagem mais recente, para navegar na ordem cronológica da viagem.
{gallery}0711/argentina{/gallery}
Deixe um comentário