14.250 kms em 28 dias. Esse foi o deslocamento necessário para a concretização da primeira etapa de um sonho: dar a volta ao mundo de moto. Moto? Sim, percorrer os cinco continentes em uma motocicleta é o desafio que me propus há 8 anos.
Em janeiro de 2024 completei a primeira parte deste sonho, alcançando o extremo sul do planeta. Cidade mais austral do mundo, Ushuaia localiza-se na Patagônia Argentina e é um dos destinos mais procurados pelos aventureiros e amantes da natureza. Bom, talvez você esteja se perguntando o que essa viagem tem a ver com planejamento e o mundo do trabalho? Continue lendo que entenderá meu ponto.
Para além de escrever sobre a viagem, que conto em detalhes no instagram @lugaremlugar, eu me propus a redigir este texto para destacar a importância do planejamento para execução de grandes projetos. Atualmente, desempenho a função de planejador financeiro, sendo uma de minhas atribuições auxiliar clientes na construção e execução do planejamento pessoal para que alcancem seus sonhos.
Digo que sonhos são indispensáveis à nossa existência, especialmente por trazerem consigo sentimentos de esperança e fé. Mas vale dizer que não falo aqui sobre desejos fantasiosos. Ao contrário, falo de objetivos específicos, possíveis e que dependam de planejamento e esforço pessoais para serem alcançados. Por isso cito meu plano de dar a volta ao mundo de moto como exemplo. Este sonho nasceu de dois hobbies: explorar novos lugares e viajar de moto. Porém, assim que a ideia surgiu, tratei de me fazer duas perguntas cruciais:
- É possível dar a volta ao mundo de moto?
- Sou capaz de realizar tal projeto?
Depois de uma pesquisa simples, percebi que era possível e a primeira questão estava respondida. Já a segunda pergunta era mais complexa. Eu teria as habilidades indispensáveis ao desafio? Além disso, eu seria capaz de me organizar para ter sucesso, especialmente em relação ao tempo e aos recursos financeiros necessários?
Posso dizer que depois de conhecer as histórias de viajantes que realizaram tal empreendimento, fiquei determinado a também realizá-lo, ainda que levasse um longo tempo para me preparar adequadamente. Para tanto, estabeleci uma fase da vida para começar: meus 40 anos. Como um dos aspectos mais importantes para a conclusão do projeto é a capacidade física, dada à alta exigência do corpo, decidi estabelecer essa idade como data de início.
Diante disso, ainda em 2017, teria alguns anos para me preparar e cumprir os muitos requisitos que um projeto desse tamanho requer. E assim comecei imediatamente o planejamento buscando respostas paras as perguntas:
- Quanto o projeto custará?
- Quanto tempo preciso para completar?
- Qual o roteiro e quais os desafios envolvidos?
- Quais as habilidades indispensáveis preciso desenvolver?
- Qual o equipamento escolher?
- Como devo cuidar da minha saúde física e mental para realizar este sonho?
Passados os sete anos, depois de responder estas e tantas outras perguntas, de viajar de moto pelo Brasil e pela América do Sul, comecei finalmente a volta ao mundo de moto. Na jornada à Patagônia Argentina e Chilena pude testar a mim, a moto e os equipamentos em situações extremas, enfrentando variação térmica de 39º, sol, chuva, neve e rajadas de ventos de 90km/h. Foi incrível! Convido-o a acompanhar essa história no instagram @lugaremlugar.
Agradeço por ter chegado até aqui e pela oportunidade de compartilhar meu sonho com você. Porém, o que gostaria mesmo de deixar de mensagem diz sobre a importância de ter hobbies, sonhos e de se comprometer determinadamente a conquistá-los. Sei que pode até parecer romântico, mas acredite, sou uma das pessoas menos idealistas que poderá conhecer. Sou absolutamente prático, realista e disciplinado quando me proponho a executar uma tarefa. E por isso levo a realização de meus sonhos tão a sério.
Esteja certo de que, ao contrário do que possa parecer, planejamento e disciplina são libertadores e podem levá-lo a alcançar objetivos que antes julgava inatingíveis. E, por coincidência, o mundo do trabalho nos oferece ferramentas que facilitam o desenvolvimento desta tarefa e desta habilidade no dia a dia.
Convido-o também a levar os seus sonhos a sério, a ser protagonista da sua vida e seletivo ao usar seu tempo. E, se não tem sonhos, comece com os hobbies. Busque atividades que lhe façam sorrir, desenvolver e se conhecer melhor. Naturalmente, perceberá que novos desafios surgirão e com eles novos sonhos.
Obrigado pelo seu tempo! Abraços e sucesso!
Estenio Marques dos Santos é Bacharel em Filosofia e MBA em Administração. Moto-viajante e mergulhador. Iniciou, em 2024, a volta ao mundo de moto.
Deixe um comentário