Saí de Salvador no dia 26/1/2013 passando por Montes Claro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Foz do Iguaçu, por onde entrei na Argentina no dia 02/02/13, passando por Paso de los Libres, Federal, Paraná (Arg), Córdoba e Mendoza. Deixei Mendoza no dia 06/02/13, atravessando a Cordilheira dos Andes.
Estavam reformando a curvas da estrada que atravessa a Cordilheira, de modo que limitaram o fluxo para um sentido de cada vez em meia pista, sendo das 08h00 às 20h00 para descer e de 20h00 às 08h00 para subir.
Cheguei em Santiago do Chile por volta das 14h30 do dia 6/2, fui até o hotel, deixei a moto e bagagem e fui até o aeroporto buscar a minha esposa, que chegaria às 18h30.
Passamos cinco dias fazendo turismo na região e aproveitamos para irmos de moto até a costa do Oceano Pacifico – Valparaíso e Viña del Mar.
Saí de Santiago no dia 12/02/13, já sem a minha esposa, que tinha retornado ao Brasil no dia anterior.
Antes de sair, fiquei sabendo que a fronteira que havia passado na vinda estava fechada por causa de uma barreira que havia caído, tendo que ficar fechada durante cinco dias. Então, desci para o sul do Chile até Talca e segui em direção a uma fronteira próxima de San Clemente. Tomei um susto quando vi uma fila infinita de veículos esperando para passar na tal fronteira. Cheguei por volta das duas horas da tarde e só consegui passar por volta das 20 horas. Passei por uma estrada com 70 km de rípio. Os carros levantavam um pó que tornava a estrada sem visibilidade. Os pisca alertas ligados ajudavam a seguir em frente, ufa!! cheguei na primeira cidade Argentina (Marlague) por volta das 23 horas. abasteci e fui tentar comer e beber alguma coisa para depois procurarar um lugar para dormir.
Dia 13/02 saí por volta das 7 horas em direção a Santa Rosa, na provincia de la Palma. No dia seguinte, segui em direção a Buenos Aires. Já era uma quita-feira e eu tinha que fazer a revisão da minha BMW. Tinha a intenção de viajar no domingo. Cheguei a tempo de receber a moto prontinha na sexta-feira à tarde.
Liguei o para Ricardo, um amigo de Salvador que também estava em Buenos Aires, viajando de moto com a esposa. Saimos para jantar e conhecer os pontos turísticos da metrópole portenha.
Dia 17/02 eu e o Ricardo atravessamos para o Uruguai pelo Buquebus até Colônia de Sacramento e Montevideo.
Dia 18/02 saimos para Punta del Este, onde dormimos e nos separamos, pois o Ricardo precisava chegar em São Paulo em três dias e eu ainda tinha meus nove dias pra chegar em casa, rsrs.
Dia 19/02 segui para a fronteira do Uruguai com o Brasil na cidade de Jaguarão e de lá até Porto Alegre. Dia 20/02 fui em direção a Gramado. A intenção era ficar dois dias na cidade, mas a chuva não deixou. Dormi e segui em frente até a cidade de Registro, já em São Paulo. A previsão era de muita chuva em todo litoral do RS/SC/PR, sem falar dos marginais em SC queimando ônibus. Achei mais seguro não arriscar.
Dia 21/02 saí de Registro direto para capital paulista. Fui até a Rua General Osorio trocar o pneu trazeiro da moto, pois a segurança já estava comprometida. Troquei e segui direto para a Serra do Mar, chegando em Caraguatatuba ainda a tempo de tomar um bom banho de piscina e conhecer a cidade, que achei linda!
Dia 22/02 passei pela Rio – Santos, passando em Ubatuba, Mangaratiba, Paratí e Angra indo dormir em Campos, RJ. Dia 23/02 sai de campos e continuei em direção à minha terra, parando em Prado e Curumuxatiba/BA, ficando dois dias na cidade. Dia 25/02 fui para Porto Seguro, onde fiquei também por dois dias. Dia 27/02 fui direto para casa, pois a saudade já era muito grande.
Foram 33 dias e 12.803 km percorrido em estradas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
Desejo a todos que ficaram sabendo um pouquinho da minha viagem, que também fraçam uma viagem como esta, pois vocês jamais esquecerão. Todos podem, é só fazer uma boa programação.
MAIS DETALHES – de Salvador ao Chile
Distância total percorrida: 12.803 km
Duração: 33 dias
Saída de Salvador: 26 de janeiro de 2013
Retorno a salvador: 27 de fevereiro de 2013
Moto: BMW F800 GS
Estados brasileiros percorridos: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Países Percorridos: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai
Roteiro de ida: Salvador, Montes Claro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Foz do Iguaçu, Paso de los Libres, Federal, Paraná (Arg), Córdoba, Mendoza e Santiago
Roteiro de volta: Marlague, Santa Rosa, Buenos Aires, Montevidéo, Punta del Este, Porto Alegre, Gramado, Registro, Caraguatatuba, Campos, Curumuxatiba, Porto Seguro e Salvador
Marcondes Tavares
Moto BMW F 800 GS
Deixe um comentário