Na saída das Bivouac, fomos examinar a pequena descida onde a areia era mais fofa, de forma a evitar tombos com as motos. Após uma pequena lombada, existia uma trilha mais dura, indicada para as motos. “Quase” todos passaram com sucesso sem cair, porém quando olhei para trás, mais uma vez nosso querido FCC atolava. Faltaram as fotos para registrar o feito.
Nesse dia eu comemorava o meu aniversário de 60 anos e teríamos a chamada “Cereja do Bolo” da nossa viagem. Era o dia de encarar as Gargantas do Dades.
{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}
Deixamos o Deserto do Sahara, passando em pequenas aldeias berberes.
Errachidia, a Garganta de Ziz e bela região montanhosa cruzando o Médio Atlas, como a Garganta de Ziz
Depois de algumas horas de viagem pelas R702 e N10, chegamos a Tinghir, porta de entrada para o desfiladeiro de Dades. Essa região, também conhecida como Vale de Dades, fronteira com o Saara é muito importante para a história do Marrocos. Rota de comércio de sal, ouro e escravos entre a África negra e o Marrocos fundiram as populações berberes locais, de modo que árabes, berberes, o povo do deserto, e os descendentes de antigas populações negras confundem-se em uma população com traços mistos nos pequenos vilarejos à beira das grandes estradas.
{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}
Almoçamos em restaurante no sopé da montanha e dali observava as suas curvas e os veículos passando lá no alto. Uma ansiedade muito grande tomava conta do grupo. Dades Gorge ou Garganta de Dades se situa nas montanhas do Alto Atlas e é um dos mais famosos ravinas a alguns quilómetros de Boumalne Dades. Esse trecho vale pela viagem, é uma das estradas mais icônicas no mundo, a qual percorremos subindo e descendo. Além de filmar com a GoPro, pedi ao João Guilherme que filmasse as motos com o meu celular lá do Mirante. Seguem os vídeos para curtirem esse belo passeio.
Boulmane Dades em direção à Garganta
Subindo a Garganta
Descendo a Garganta
Gravação do Mirante
Depois, retornamos à cidade de Boulmane Dades, onde ficamos mais uma vez em Hotel da rede Xaluca.
{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}
Fica situado em uma montanha com visual fantástico ao entardecer. Dali vê-se o Vale de Dades e as montanhas em seu entorno. À noite, para comemorar meu aniversário, a Ana Paula contratou músicos locais que fizeram uma belíssima festa. Mais tarde permanecemos em sala reservada, onde curtimos o final daquele fantástico dia.
Deixe um comentário