Categoria: Uma aventura pelo Marrocos

  • Marrocos em imagens

    O Marrocos é um país de cultura, idiomas, aromas, gente, natureza e muita cor. Seguem algumas imagens pelas lentes de nosso companheiro de viagem João Guilherme, que expressa bem a beleza daquele país.

  • 16º dia – Passeio por Lisboa

    Como já tínhamos estado em outra oportunidade em Portugal, marcamos roteiro pelo centro, iniciando pela Rua Augusta, onde fica o famoso arco triunfal e liga a Praça do Comércio à Praça do Rossio.

  • 15º dia – Albufeira – Lisboa

    Após 270 km chegávamos novamente a Lisboa para entrega das motos. Deixamos no estacionamento e logo uma van com uma carretinha levava os “nossos” brinquedos para a BOMCAR. O hodômetro marcava 4899 km e peguei a moto com 600km rodados.

  • 14º dia – Tavira – Albufeira

    Pela manhã, visita à charmosa cidade de Tavira para depois seguir viagem em direção a Albufeira. Tavira nasceu no Alto de Santa Maria e desenvolveu-se às margens do rio Gilão. Com atmosfera bucólica, é uma das cidade mais bonitas e bem preservadas do Algarve.

  • 13º dia – Tetouan – Tavira

    Um atraso do grupo e saímos após às 10h30. O trecho pequeno até Tanger foi muito enrolado. Mais uma vez, montanhas acompanhavam o belo litoral Marroquino, porém uma neblina intensa e desta vez acompanhada por muito vento atrapalhou demais a chegada ao porto.

  • 12º dia – Fez – Tetouan

    Nesse dia iniciávamos o nosso retorno em direção à Europa. Um trecho de 281 km perto da costa, que acreditávamos seria o mais rápido. A opção foi seguir um caminho mais curto, pelas Montanhas do Médio Atlas, porém, encontramos um trânsito pesadíssimo, muitos ventos e uma viagem noturna muito estressante.

  • 11º dia – Boulmane Dades – Fez

    Iniciamos nossa viagem às 7h15 da manhã, pois teríamos mais de 550 km para rodar com nossas motos nesse dia. Subimos a Cordilheira do Atlas com passagem na aldeia de Imilchil com seus lagos Khenifra e Ifrane. Ifrane é chamada no Marrocos como a Suíça Marroquina por causa do esporte, do clima mais frio, dos…

  • 10º dia – Merzouga – Boulmane Dades

    Na saída das Bivouac, fomos examinar a pequena descida onde a areia era mais fofa, de forma a evitar tombos com as motos. Após uma pequena lombada, existia uma trilha mais dura, indicada para as motos. “Quase” todos passaram com sucesso sem cair, porém quando olhei para trás, mais uma vez nosso querido FCC atolava.…

  • 9º dia – Merzouga – Erfoud

    Pela manhã, resolvi dar um passeio nas Dunas e escutei um grande barulho de motos. Mais tarde, enquanto aguardávamos a hora da partida, fiquei sabendo tratar-se do Rallye Pan África. Quem me passou essa informação foi um espanhol que participava do ralleye e para quem entreguei um adesivo de nosso Moto Clube. Ele colou em…

  • 8º dia – Zagora – Merzouga

    Esse dia seria inteiramente dedicado ao deserto do Sahara. A estrada que liga Zagora a Merzouga foi outrora uma trilha e perto ainda hoje existem as famosas trilhas do Rallye Dakar. As dunas de Merzouga, a poucos quilômetros da fronteira com a Argélia, eram nosso destino.

  • 7º dia – Marrakesh – Zagora

    Nesse dia o trecho seria mais pesado, pois para dormir duas noites no deserto, dobramos o caminho, além de enfrentar o Alto Atlas. O Atlas é a maior cordilheira do Norte de África. Estende-se por cerca de 2.400 km e atravessa Marrocos, Argélia e Tunísia. O ponto mais alto ultrapassa os 4.000 metros. A cordilheira,…

  • 6º dia – Essaouira – Marrakesh

    Nesse dia o trecho de viagem seria bem curto, apenas 183 km nos afastavam de Marrakesh. Com incontáveis monumentos considerados patrimônios da humanidade, está entre os melhores destinos de viagens do mundo, segundo ranking do Traveler’s Choice 2016, do TripAdvisor. Chegamos ao nosso hotel, almoçamos e saímos para conhecer seus encantos.

  • 5º dia – Casablanca – Essaouira

    Pela manhã, passeio até a belíssima Mesquita Hassan II, o mais alto templo religioso do mundo, e o segundo maior (perdendo apenas para a mesquita de Meca). Essa é uma das poucas mesquitas do mundo muçulmano que permite a visita de turistas não muçulmanos (embora existam algumas áreas que só podem ser pisadas por eles).

  • 4º dia –Tanger – Rabat – Casablanca

    Neste dia, tivemos o reforço de Hassan como guia. Ele é um marroquino que já trabalha no turismo junto a Euromototravel e Leal Travelling há 27 anos. Seria de grande valia para o grupo, principalmente pela dificuldade com a língua, pois no interior raramente se fala outra língua além do francês e do árabe.

  • 3º dia – Sevilha – Tarifa – Tanger

    Pela manhã, fizemos um tour pela belíssima cidade de Sevilha. Centro financeiro e capital da Andaluzia, no sul da Espanha, Sevilha é grandiosa e histórica. Fenícios, gregos, romanos e árabes já viveram na região, atraídos por suas riquezas minerais e terras férteis às margens do rio Guadalquivir, de onde Cristóvão Colombo partiu para a América…

  • 2º dia – Lisboa – Évora – Sevilha

    O primeiro dia com as motos foi atribulado. Partida marcada para as 8h da manhã e nosso guia Miguel Bernardo foi atropelado quando se dirigia ao hotel. Somente deixamos Lisboa após as 11h30, seguindo pela Ponte Vasco da Gama em direção a Évora para almoço e City tour.

  • 1º dia – Lisboa

    Nosso voo foi marcado para o dia 20 de setembro com chegada no dia 21 em Lisboa. Ao chegarmos ao Marriott Hotel, fomos recepcionados pela Ana Paula e Zaineb, da Euromototravel. As motos, alugadas com a BOMCAR, já nos aguardavam no pátio do hotel.

  • Uma aventura pelo Marrocos

    Após nossa viagem anual com o Mc Eu, Gata e Cão Fiel – Moto Clube da cidade de Macaé (RJ) – Uma aventura pela Patagônia, ainda não tínhamos roteiro pré-definido para 2017. Acompanhando pelo Facebook, recebi do grupo Euromototravel o programa de uma viagem de moto pelo Marrocos com fotos da Garganta de Dades, estrada…