Quilômetros percorridos: cerca de 286 Km
Países percorridos: Suíça e França
Passagens de montanha atravessadas: Col de La Forclaz (1.528m), Col des Saisies (1.650m)
A segunda etapa é monótona até chegar à cidade de Martigny (fronteira da Suíça com a França). Neste percurso é recomendável pegar a auto-estrada 9 a partir de Naters (atenção: é necessário comprar uma vignette válida por um ano antes de entrar na auto-estrada suíça. Custo ~ 38,5€) em vez de seguir a estrada paralela que é muito lenta e passa por diversas cidadezinhas.
Chegando a Martigny, segui pela estrada D1506 em direção a Charmonix Mont-Blanc. Lá inicia um lindo trajeto através do passe de La Forclaz e em volta da montanha mais alta na Europa, Mont-Blanc (4.809m). Recomendo no mínimo visitar as cidades de Argentière e Charmonix bem como o gelo glacial de Bossons (Glacier des Bossons).
Les Bossons Glacier
Em Charmonix começou a chover forte e a temperatura baixou para 7°C. Nestas condições, resolvi parar e pernoitar em Bourg Saint Maurice, muito antes do planejado. Como reconhecidamente a roupa de verão não é apropriada para chuva e para baixas temperaturas, recorri a um truque que me salvou o resto da viagem: cortar um saco grande de plástico na forma de um poncho e vesti-lo em cima do pulôver e em baixo da jaqueta. Algo parecido com a calça também. Deste modo, o corpo e as roupas usadas ficam secos, o vento não atravessa a roupa e a temperatura do corpo não cai. Solução simples, mas eficiente!
Deixe um comentário