Seguimos em direção a São Joaquim até a Vinícola Villa Francioni. É considerada a Vinícola mais charmosa do Brasil e foi idealizada pelo empresário italiano Manoel Dilor de Freitas que, apaixonado por vinhos e por arte, se dedicou à sua construção, conhecendo vinícolas ao redor do mundo e buscando referências para seu projeto. Porém, ele morreu de infarto em 2004, antes que a primeira safra pudesse ser degustada.
Além de já ter diversos vinhos premiados pela confraria de Somelliers de São Paulo, Rio de Janeiro além da Expovinis, uma das maiores feiras do ramo do país, possui no hall de entrada, pequena galeria de arte que já recebeu exposições de Auguste Rodin e Camille Claudel, entre outras, exibidas ali no ano de 2007.
Lá, após visita paga às instalações da vinícola, temos degustação dirigida e o valor do ingresso (R$30,00) pode ser utilizado para aquisição de vinhos que são remetidos a residência dos compradores (principalmente motociclistas).
Retornamos para a pousada após o passeio e à noite fizemos o nosso “almoço” no Eco Rio do Rastro, com buffet e um maravilhoso vinho para aplacar a fome e o frio que fazia lá fora.
Deixe um comentário