Blumenau

Partimos às 6h30 e o frio e a densa neblina nos acompanharam pela Régis Bittencourt durante aproximadamente 100 km. Chegamos ao Hotel Ibis em Blumenau às 15h e descemos para ver a final do Campeonato Carioca pela TV, onde meu time (Fluminense) venceu de 4X1 o Botafogo. Vânia (Ernesto) e Fatima (Valdecir), chegaram em voo vindo do Rio e ficamos na varanda aguardando o resto do grupo, que chegou no início da noite.

Pela manhã, seguimos em direção a Pomerode. Localizada no médio Vale do Rio Itajaí-Açu, é uma referência em organização e capricho pela limpeza das ruas e pelos belos jardins que enfeitam casas e florescem no dia a dia dos moradores. Tranquila e charmosa, é reconhecida por suas tradições, belezas naturais e ótima qualidade de vida. Há mais de um século, o município preserva as tradições culturais herdadas dos colonizadores, vindos na maioria da Pomerânia, região do norte da Alemanha.

Após o almoço, retornamos à Blumenau onde visitamos a Vila Germânica. Envolvida pela charmosa arquitetura enxaimel, dispõe de diversas lojas de souvenirs com produtos regionais e artesanato típico, como um verdadeiro shopping cultural, fica em frente ao Centro de Eventos (antiga Proeb – local do Oktoberfest), e lembra o interior da Alemanha, com suas casas típicas.

À noite nos dividimos. Um grupo se dirigiu para a tradicional Cervejaria Eisenbahn, que produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, feita pelo método champenoise, e lá participaram da degustação dos seus diversos tipos.

O restante, mais preguiçoso, dirigiu-se ao Pub que fica ao lado do hotel. Trata-se do The Basement, que funciona no porão de um prédio tombado pelo patrimônio histórico. Autêntico Gastropub, foi criado pelos fundadores da Cervejaria Eisenbahn, sendo fruto das experiências adquiridas em bares e pubs europeus ao longo dos anos em que estiveram a frente da cervejaria. Lá fomos recepcionados pelo chef curitibano Flávio Frenkel, que contou ter sido responsável pela festa de inauguração do Four Points Macaé, Hotel da rede Sheraton. Ele é responsável pela variedade de petiscos da casa, além dos pratos tradicionais como Fish and Chips, tudo harmonizado com as melhores cervejas, vinhos e whiskys, acompanhados de excelente cardápio musical (Neste dia tocava uma excelente banda de Jazz).


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano