Biarritz / Ainsa / Andorra

A cordilheira dos Pireneus separa a Península Ibérica do restante da Europa, estendendo-se por mais de 430 quilômetros entre a Espanha e a França e passando de 3.400 metros de altitude.

Trilhas para caminhada atravessam toda a extensão da cordilheira, parques nacionais oferecem trilhas mais curtas, enquanto dezenas de resorts de esqui podem ser encontrados nos dois lados dos Pireneus.

Esse dia foi destaque em nossa viagem. O Paulo Barros, que era um dos pilotos, tinha comentado na véspera a respeito de um tour chamado de “Pirineus Extremos” que fizera anos atrás e tinha sido bem desgastante, pois passava por trechos de montanhas sem acostamento e com passagem para um só veículo. Nesse dia, 3 pilotos optaram por fazer o caminho tradicional e o restante faria o caminho mais radical. Partimos em Autovia e, num trevo, Imbiriba (que estava com o GPS) desviou, saindo dela. Ali iniciava o primeiro desses trechos rurais. Durante alguns quilômetros, apesar do asfalto, no meio da pista o mato crescia e em alguns trechos existia um limo, já que pouco se transitava por ali. Sempre passando por propriedades rurais, quase não cruzávamos com outros veículos.

{loadmoduleid 854}

Paramos no Café de la Promenade, localizado em Pointis-Inard, local muito charmoso, onde teria início a subida para os Pirineus em direção a Andorra.

Depois nosso caminho nos levava a Col de peguere na Comunne de Boussenac. Boussenac é uma comuna da floresta dos Pireneus centrais, consistindo de muitas aldeias. Faz parte da comunidade de comunas Couserans – Pyrenees.

Subidas por bastante tempo até que chegamos ao Mur de Peguere. Esse trecho fez parte do “Tour de France”, a maior corrida de ciclismo do mundo, um monumento nacional que a França se orgulha quase tanto quanto se orgulha de sua Torre Eiffel e seus 360 tipos de queijos. O Tour de France, é realizado todos os anos no mês de julho e é o terceiro evento esportivo mundial, ficando somente atrás dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, com 600 canais de comunicação e 2.000 jornalistas. A corrida é transmitida para 130 países por 100 canais de televisão e assistida por 3,5 bilhões de telespectadores com 6.300 horas de transmissão.

{gallery}1019/europa/08{/gallery}


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano