Tínhamos pela frente uma etapa longa, quente e cansativa. Optamos novamente pelas autoestradas e por um pequeno trecho de estrada regional, já que nossa pretensão era chegar a Toledo o mais cedo possível.
Antes de entrarmos na região de Castiilla y La Mancha, conhecida como a terra de Dom Quixote de La Mancha, enfrentamos o lindo e perigoso desfiladeiro de Despeñaperros. Pelo caminho vimos algumas povoações encantadoras, localizadas nos sopés das montanhas, com seus casarios brancos e rodapés azuis. Nesse dia, foram 420 Km percorridos numa velocidade um pouco mais elevada. Foram muitos os motociclistas que encontramos nas estradas, que nos saudavam com sinais dados com os pés. As motos que mais vimos foram as grandes estradeiras (Honda Pan European, BMW GS 1200, BMW RT e Harleys).
{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}
Capital da Espanha medieval, Toledo nasceu de uma fortificação romana, tornando-se cidade árabe a partir de 711. Banhada pelo Rio Tejo e cercada de muralhas, tornou-se famosa por sua produção de facas e espadas de aço, bem como pela mistura harmoniosa das culturas cristã, mulçumana e judaica. Ficamos hospedados no Parador de Toledo, situado no topo de uma colina, que nos oferecia uma vista espetacular da cidade. Fomos de táxi para o centro histórico da cidade. O primeiro lugar que conhecemos foi a Catedral de Toledo, centro espiritual da igreja espanhola, morada do primaz de toda a Espanha e uma das maiores catedrais da cristandade. Sua construção teve início em 1226, sendo finalizada em 1493. Na Sacristia conhecemos obras de El Greco, Ticiano, Van Dyck e Goya. No coro, vimos os entalhes em madeira que retratavam a queda de Granada. No retábulo do Altar-Mor, chamou-nos a atenção o maravilhoso trabalho executado por grandes escultores espanhóis. Conhecemos ainda os tesouros da Catedral com seus 250 quilos de joias. Em seguida, conhecemos o Alcázar, palácio fortificado de Carlos V, construído em local onde existiram fortalezas romanas, visigodas e mouras. Na Plaza de Zocodover, local muito charmoso com cafés e lojas, pegamos um bondinho e fomos fazer um city tour acompanhados de muitos turistas de várias nacionalidades. Conhecemos pelo caminho castelos e muralhas mouras, igrejas visigodas, pontes romanas, mesquitas e sinagogas. Um verdadeiro mosaico de culturas, numa cidade extremamente linda, limpa e organizada.
Plaza de Zocodover
Deixe um comentário