Viagem de moto pelo Chile - Deserto do Atacama

Pessoal, ontem à noite em Santiago não consegui tirar a barriga da miséria, quando fomos jantar, por volta da meia-noite, os restaurantes da área já estavam fechados. Resultado: só tinha bar aberto. Como não podia entrar num bar em véspera de viagem, decidi ficar com a barriga na miséria.

Como havíamos planejado, saímos de Santiago decididos a dormir em Copiapó, cidade que fica no meio das montanhas, num deserto infinito.

No começo, a rodovia estava boa, porém uns 100 km depois a coisa piorou, não por conta da rodovia em si, mas por conta da duplicação que o governo Chileno está fazendo, com obras em todo o trecho até as imediações da cidade de Vallemar. A partir dela a rodovia passa a ser duplicada e tudo volta ao normal.

Por falar em normal, hoje tivemos um trecho de 2 horas inteiramente anormal, tudo por conta de um comboio transportando cargas que tomavam a largura da rodovia inteira. Resultado, tivemos que seguir esse comboio em segunda marcha, às vezes parando. O jeito foi seguir respirando óleo diesel até se empanzinar.

Depois que o comboio parou, voltamos ao ritmo normal e chegamos a Copiapó às 7 da noite, com muito sol e muito calor. Achamos um hotel com cochera, nos instalamos, verifiquei se a moto estava ok e depois fomos jantar.

Nesse momento, 11 horas da noite, estou pensando se converto as fotos da máquina para serem publicadas ou se deixo para amanhã. A questão é que amanhã teremos mais 800 km de chão para chegar a Calama e, com certeza, vou chegar cansado. Em Arica vamos passar 2 dias (vou à praia no Pacífico, coisa xique) e aí sim, publico as fotos.

Até breve.

Saída de Santiago para Copiapó - 8 horas - 848Km - Duração do trecho 11 horas

Combustível: R$ 170,00
Alimentação: R$ 185,00
Hospedagem: R$ 160,00
Manutenção: R$ 0,00
Diversos: R$ 25,00 (pedágio)