Mount Rushmore National Memorial

Hoje foi o dia de curtir o Mount Rushmore National Memorial. Rodei quase 100 milhas dentro do Parque que, além de sua mais conhecida atração, o Mount Rushmore National Memorial com as faces de quatro presidentes esculpidas na pedra, tem inúmeras outras.

Aproveitei e visitei o “Crazy Horse Memorial”, um belíssimo parque com um centro de visitação onde existem objetos, documentos, livros e obras de arte retratando uma época. Como se não bastasse, a estrada que liga essas atrações é cheia de curvas e com o asfalto nota 1000. Deu para fazer um bailado legal com a Helô, ainda mais que deixei toda a tralha no hotel, o que aliviou o peso e melhorou o equilíbrio da minha policial gostosona.

{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}

Estava parado fotografando as faces dos presidentes na montanha, quando ouvi um ronco assustador. Imediatamente voei para a câmera e conseguí fotografar o “hot-rod” que vinha quebrando todos os limites de velocidade e bom senso. Lindo lindo, lindo……. O detalhe das faixas brancas nos pneus é quase um padrão.

Marcha para o Oeste - viagem de moto pelos Estados Unidos

Mount Rushmore National Memorial

Meus amigos, o tal do memorial impressiona mesmo, não só pelo tamanho, mas pela forma como foi planejado e construído: simples, funcional e imponente. Espaços abertos, anfiteatro ao ar livre ao pé da montanha. Uma alameda de colunas com bandeiras dos estados (iluminadas à noite) e cada detalhe com uma razão de ser como vim a descobrir mais tarde e ainda estou descobrindo.

Marcha para o Oeste - viagem de moto pelos Estados Unidos

Ainda sobre o memorial

A primeira foto mostra o anfiteatro ao pé da Rushmore Mountain. A alameda de colunas com bandeiras em suas quatro faces tem uma razão de ser. São ao todo 14 colunas (sete de cada lado) e em cada face está gravado o nome de… um estado, com a data em que ele passou a fazer parte da União. O primeiro estado foi Delaware, em 1787. O Arizona foi o quadragésimo oitavo, em 1912. Talvez seja por isso que os estados tem uma autonomia que a nós soa estranha, mas nem por isso eles deixam de hastear a bandeira americana em frente às suas casas.

Marcha para o Oeste - viagem de moto pelos Estados Unidos

Programa de reeducação urgente

Tenho que me reeducar no Brasil antes de sair com minha moto. Vejam na foto como deixei minha moto na garagem do Memorial (não tem vigia): capacete, GPS, jaqueta de couro e filmadora GoPro. Os gringos ainda são piores, deixam roupas em cima do banco, capacete, malas, etc… Tenho que voltar à realidade…

Marcha para o Oeste

O cara que esculpiu as faces dos quatro presidentes na Rushmore Mountain, Gutzon Borglum, começou a obra em 1927 e, até morrer em 1941, trabalhou nela. Seu filho concluiu o trabalho e realmente é uma coisa linda. Existe um outro memorial, do Chefe Crazy Horse, em que estão esculpindo a cabeça dele numa montanha. Eu fui lá hoje e esqueci até do almoço (foi bom, pois economizei umas verdinhas). Fiz uma foto de perfil (essa abaixo) pois estava muito quente e eu não estava a fim de andar debaixo daquela fornalha. Pelo ângulo da foto, achei parecido com um tio, irmão do meu pai e que parece que tinha herdado o DNA de minha bisavó índia. Conta a lenda que ela foi pega a laço.

{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}

Ed MCGAA “Eagle Man” da Tribo Oglala Sioux, autor de vários best-sellers, entre eles “Crazy Horse and Chief Red Cloud – History of the Sioux and its Warriors”. Foi piloto de caça dos Marines, pilotando o Phanton F4 com 110 missões de combate e condecorado várias vezes

{gallery}0913/helio/rushmore{/gallery}


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano