Viagem de moto pela América do Sul - Paraná

"Lo que teníamos en común: nuestra inquietud, nuestro espíritu soñador, el incansable amor por la ruta."

À noite foi de chuvas fortes em Foz do Iguaçu, amanheceu muito nublado, mas sem chuva. Um bom café da manhã e fui pegar a moto para continuar viagem. No estacionamento do hotel, as BMWs faziam companhia à capitão América. Olhando melhor, vi que além de GS1200 e F800GS haviam muitas do modelo F700GS, inexistente no Brasil. Outro detalhe: as motos chilenas tinham placa dianteira fixada por dentro da bolha (risos).

Parti em direção às cataratas do Iguaçu. São 14 km do centro de Foz, mas não é permitido entrar com veículo particular e o estacionamento de motos não oferecia segurança pra deixar a capitão América com bagagem. Tirei uma foto pra registro e parti rumo a Campo Mourão (PR). O céu sem chuvas ainda estava muito carregado.

Cerca de 70 km rodados e a chuva veio com muita intensidade e me acompanhou por 150 km. A estrada, que começou com boa pista duplicada e pedagiada. Paguei R$ 21,70 pra rodar 300 km naquela estrada paranaense. No Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai rodei em estradas pedagiadas, mas onde motocicletas não pagam. Pouco depois virou pista simples, mas boa pavimentação e muito trânsito.

Mais à frente à chuva parou. A paisagem tinha plantações de milho e soja a perder de vista e muitos pastos com gado Nelore. São lindas as terras paranaenses, com muito plantio a exemplo de Goiás e Mato Grosso.

Fui recebido em Campo Mourão por um belo pôr do sol que registrei.

Os últimos 20 km foram bem devagar. Vim lidando com dois problemas na moto: o pedal de câmbio, que bambeou de vez, e a relação, que desgastou muito e já não oferecia mais possibilidade de ajuste (será necessário reduzir a corrente com a retirada de elos).

Tive dificuldade para encontrar um bom hotel. Os dois primeiros estavam lotados e o que consegui tinha o último quarto vago. Amanhã, uma visita à oficina para, além de ajustes, troca de óleo do motor e depois muita estrada rumo a São Paulo.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia

Mais viagens pela América do Sul

Duas motociclistas que determinam seus limites

Elas gostam de quebrar paradigmas, tanto na hora de escolher os modelos das suas motos quanto no...

América do Sul em Duas Rodas

Quem já não pensou em largar tudo e aventurar-se pelo mundo afora, desbravando novos horizontes,...

Moto Aventura pelos Andes

O motociclista gaúcho Gedsson Frasson, de Erechim, fez uma viagem muito interessante. Pilotando...