Categoria: A caminho do Nordeste

• Vídeo da viagem de moto pelo Nordeste

Abaixo um vídeo bem legal com as imagens que registrei da viagem de moto que fiz pelo Nordeste do Brasil pilotando uma Harley-Davidson, quando visitei todos os estados e capitais da região.

• 23º e 24º dias – Serra/ES – Belo Horizonte/MG

No sábado fiz uma caminhada pela praia de Manguinhos, na cidade de Serra/ES, antes de ir para a estrada e depois segui para Campanário/MG, onde me encontrei com minha família. Peguei a BR-101 até João Neiva e de lá a BR-259 até Governador Valadares e a BR-116 até a cidade mineira de Campanário. No dia…

• 22º dia – Eunápolis/BA – Serra/ES

Nos últimos dias tem chovido à noite ou madrugada nos lugares que pernoitei e o mesmo aconteceu em Eunápolis, acordei e estava chovendo forte. Quando estava pronto para ir para a estrada, havia parado. Segui pela BR-101 em direção ao Espírito Santo. Numa sexta-feira, véspera de carnaval, adivinha como estava a estrada? Todos os idiotas…

• 21º dia – Salvador/BA – Eunápolis/BA

Depois de um café da manhã espartano, segui viagem. Mesmo sendo cedo, o trânsito de Salvador já tinha muitos pontos de retenção. Fui até a Igreja do Bonfin para tirar uma foto junto com a moto. Depois de tirar as fotos, fui para o porto pegar o Ferry para atravessar para Itaparica. Me falaram que…

• 20º dia – Maceió/AL – Aracajú/SE – Salvador/BA

Choveu à noite, mas quando amanheceu, havia parado. Acertei a conta com o hotel e levei a bagagem para a moto. Enquanto prendia a bolsa no banco de passageiros, um outro hóspede do hotel veio conversar comigo. Ele parecia conhecer a região e me sugeriu um roteiro. Um motorista de taxi que aguardava outro hóspede…

• 19º dia – Porto de Galinhas/PE – Maceió/AL

Acordei com o barulho da chuva que caía sobre Porto de Galinhas. Arrumei a bagagem e me preparei para viajar na chuva, mas quando acabei de tomar o café, ela havia parado. Segui para a estrada para continuar minha viagem de moto. A estrada ainda estava molhada e já tinha muito movimento de carros e…

• 18º dia – Natal/RN – João Pessoa/PB – Recife/PE – Porto de Galinhas/PE

Fui para a estrada por volta das sete horas. Ontem, quando cheguei em Natal, eu passei em frente a um monumento com os três Reis Magos, não parei para tirar uma foto e depois fiquei pensando comigo que ficaria uma foto muito legal para representar a cidade. Ao seguir em direção à estrada para sair…

• 17º dia – Aracati/CE – Natal/RN

Eu havia planejado pernoitar em Mossoró ontem, para ver uma moto que o meu amigo Toninho está interessado comprar, mas acabei parando antes, em Aracati. Passei por Mossoró, mas achei melhor não entrar na cidade. Fui para a estrada muito cansado hoje. Acho que o calor e o cansaço de ontem acabaram afetando meu sono…

• 16º dia – Tinguá/CE – Aracati/CE

A temperatura estava agradável quando amanheceu. Fui para a estrada e, poucos quilômetros depois de Tinguá/CE, onde pernoitei, ela começou a descer a serra, com curvas sucessivas muito bem desenhadas no meio da mata, um lugar muito bonito. Em alguns pontos do acostamento eu podia ver a planície coberta pela caatinga lá embaixo e a…

• 15º dia – São Luis/MA – Tinguá/CE

Hoje de manhã, ao girar a ignição da moto, tomei um susto. Ela deu uma engasgada, depois um pipoco e não ligou. Tentei uma segunda e terceira vez e nada. Esperei um tempo, tentei de novo e ligou, como se nada tivesse acontecido. Fiquei pensando no tipo de gasolina que tenho colocado nela nos últimos…

• 14º dia – São Luis/MA

Minha intenção era seguir com a moto até Barreirinhas, para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, mas fui informado que as principais atrações do parque, as lagoas, estão secas. Há alguns anos o “inverno” na região, que é como o povo nordestino chama o período de chuvas, tem sido de pouca chuva, transformando os…

• 13º dia – Teresina/PI – São Luis/MA

Depois de fechar a conta do hotel, fui para a estrada. Antes, passei num ponto onde tirei uma foto com o principal cartão postal da cidade, a Ponte Estaiada. Assim que fui para a estrada, fiquei de olho para ver a placa que marca a divisa entre o Piauí e o Maranhão para tirar a…

• 12º dia – Parnaiba/PI – Sete Cidades – Teresina/PI

Ontem eu havia pensado em seguir para Piripiri e dormir lá assim que terminasse o passeio pela Foz do Parnaíba, mas acabei ficando em Parnaíba para lavar a moto. Então, resolvi seguir hoje direto para o Parque Nacional das Sete Cidades, outra sugestão de visita do Cendon. Encerrei a conta no hotel e saí da…

• 11º dia – Delta do Parnaíba

Por sugestão do amigo Sendon, cheguei ontem na cidade de Paranaíba para conhecer o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão. Ele está situado entre os estados do Maranhão e do Piauí e abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, sendo…

• 10º dia – Jericoacoara/CE – Parnaíba/PI

Choveu bastante durante a madrugada, o que me fez ficar maturando se iria facilitar ou dificultar o retorno para Jijoca pilotando a moto. De manhã, depois que tomei o café e acertei a conta da pousada, fui para a praça da vila, para saber como estava a estrada. Ao percorrer as ruas, notei que a…

• 9º dia – Jericoacoara/CE

Jericoacoara é uma praia no município de Jijoca de Jericoacoara e está localizada dentro do Parque Nacional de Jericoacoara. Já foi considerada por um jornal americano como uma das dez praias mais bonitas do mundo. Até meados dos anos 80 era apenas uma vila de pescadores no meio de imensas dunas. Quando o turismo a…

• 8º dia – Camocim/CE – Jericoacoara/CE

Hoje eu peguei estrada por volta das 8h30. De camocim, retornei 28 km até Granja e de lá peguei a CE-085, uma estrada com bom asfalto, bem sinalizada e pouco movimento. Rapidamente cheguei em Jijoca de Jericoacoara, a cidade onde fica o Parque Nacional de Jericoacoara.

• 7º dia – Fortim/CE – Camocim/CE

Depois de despedir da família, fui para a estrada. Saindo de Fortim, peguei a CE-040 em Direção a Fortaleza. Uma excelente estrada, muito bem sinalizada, asfalto bem cuidado, inicialmente com pista simples até Beberibe e depois pista dupla até Fortaleza. Passa por muitas vilas, o que coloca nela uma quantidade muito grande de “lombadas eletrônicas”,…

• Pontal do Maceió, Fortim, Ceará

Passei os últimos sete dias junto com minha família, em uma praia chamada Pontal do Maceió, na cidade de Fortim, Ceará, a cerca de 130 km de Fortaleza. É uma daquelas praias desertas que o brasileiro ainda não descobriu, por isso, ela é muito tranquila, sem o movimento e a consequente bagunça que encontramos nas…

• 6º dia – Salgueiro/PE – Fortim/CE

Às sete horas da manhã estava na estrada, saindo de Pernambuco, e seguindo para o litoral do Ceará. A excelente estrada e o pouco movimento de carros e caminhões permitiu que os quilômetros fossem vencidos com rapidez.

• 5º dia – Lençóis/BA – Salgueiro/PE

Acordei, arrumei a bagagem na moto e fui acertar a conta da pousada. Me perguntarem se não esperaria o café da manhã, que seria servido dentro de meia hora. Disse que queria ir para a estrada cedo. A senhora que me atendeu não me deixou sair, me levou até a cozinha, arrumou um banquinho para…

• 4º dia – Chapada Diamantina

Hoje o dia foi sem a moto, que deixei estacionada na pousada. O esforço que fiz ontem refletiu no meu joelho. Não estou conseguindo fazer muito esforço, principalmente para subir, então, resolvi fazer uma trilha tranquila hoje.

• 3º dia – Chapada Diamantina

A primeira constatação foi que qualquer tempo que você tiver disponível para conhecer a Chapada Diamantina não será suficiente. São muitas as atrações, dentro e fora do Parque Nacional. Montanhas, chapadões, rios, cachoeiras e grutas, cada qual mais impressionante que o outro. Como tenho só dois dias, estou tentanto aproveitar ao máximo. Estudei as opções…

• 2º dia – Janaúba/MG – Lençóis/BA

Ao contrário das minhas viagens de moto anteriores, nesta eu não me preocupei em buscar muitas informações sobre as estradas que iria passar. A intenção era chegar a Fortaleza passando pelas principais rodovias que levam ao Nordeste. Poucos dias antes de sair, resolvi também conhecer a Chapada Diamantina, já que passaria perto. Tracei a rota…

• 1º dia – Belo Horizonte/MG – Janaúba/MG

Saí de Belo Horizonte por volta de 8 horas da manhã. A estrada estava lotada de caminhões, vários com cargas especiais como esta da foto abaixo, uma pá de um gerador eólico de 45 metros de comprimento. Apesar do movimento, a estrada está com asfalto excelente até Montes Claros. A partir daquela cidade peguei um…

A caminho do Nordeste

Estou de novo na estrada em uma viagem de moto e, desta vez, para conhecer um pedaço do Nordeste. Vou até uma pequena cidade perto de Fortaleza/CE, onde me encontrarei com minha família, que irá para lá de avião dentro de alguns dias. Antes de encontrá-los, vou passar por Lençóis, na Chapada Diamantina. Se o…