O livro, Motociclistas nas Rutas do Cone Sul, com 296 páginas, relata a viagem de motocicleta para Ushuaia – Extremo Sul da Argentina em 2004; a primeira prova que o autor realizou de mil milhas da Iron Butt Association em 2004; viagem para sete países da América do Sul em 2006 (Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Uruguai) e a prova costa a costa (Pacífico ao Atlântico) também da Iron Butt Association.
O autor passa suas impressões sobre as cidades, os lugares, o povo, a cultura e a culinária. Dá uma “pitada” das passagens históricas, roteiro, várias dicas para enfrentar algumas situações de dificuldade nas estradas, sobre pilotagem e segurança na condução de motocicletas, fundamentais para os futuros aventureiros, aos solitários e aos que viajam em grupo. Também fornece dicas de planejamento de viagem, além de fotos impressas coloridas e de qualidade. A inserção de um CD com 800 fotos das viagens, como parte do livro, é a grande inovação promovida pelo autor Renato Lopes.
Da apresentação por Paulo Renan.
“No seu livro, Renato Lopes foge do “lugar-comum”, pois, com seu apurado senso de percepção, turbinado com muita sensibilidade, imaginação, poesia, experiência e conhecimentos variados acerca das vicissitudes diárias, conduz o leitor a uma primorosa e ímpar aula de geografia, história, ecologia e, principalmente, de vida.
Resta forte no texto a verdadeira noção de companheirismo e amizade, quando o autor assume para si o ônus de conduzir, com segurança, seus parceiros gaudérios da viagem aventura, até o final da jornada, com todos os objetivos que foram preestabelecidos devidamente cumpridos, diga-se, com louvor.
As várias dicas sobre segurança na condução de motocicletas são fundamentais para os futuros aventureiros, tanto os solitários como os que viajam em grupos, pois, certamente ser-lhes-ão de grande valia durante o percurso, mormente quando se sabe, com certeza, que, após o lançamento do livro, novos aventureiros sobre duas rodas surgirão aos montes, a romper as estradas do mundo, contagiados pelos relatos do escritor-aventureiro, Renato Lopes.”
Deixe um comentário