A estrada dos girassóis

em

Pai e filha revelam suas aventuras de moto por estradas da América do Sul e Europa

A estrada dos girassóis: Aventuras de pai e filha numa motocicleta é o nome do livro que Ivan e Isabela Montenegro lançam juntos. O título, por si só, já resume o teor do que será encontrado nas 263 páginas da publicação: a saga de um motociclista e escritor aficionado pelas estradas e de uma fotógrafa fascinada pelas viagens e por imagens.

Ivan é apaixonado por motos e ganhou a primeira delas, uma reluzente Honda ML 125, aos 18 anos, como presente do pai. A queda por livros e pelas palavras também herdou dos pais, ambos leitores contumazes.

A paixão pelas estradas e pelas letras possibilitou a união das duas coisas em um caminho natural. Foi assim que ele começou a escrever suas crônicas de viagem nas quais o texto espontâneo e claro deixa registrada a passagem por lugares antes inimagináveis.

Muito mais que um relato de viagem, a obra pode ser considerada um passeio pela história. Traz casos inusitados, personagens marcantes, revela aprendizados, assim como emoções, alegrias e frustrações. Os perrengues, parte da aventura, não ficam de fora.

Na garupa da sua motocicleta, Ivan leva a filha, Isabela, de 25 anos, em uma parceria ao mesmo tempo inusitada e complementar. Além de ter herdado do pai o espírito aventureiro, ela é apaixonada pela fotografia – tanto que fez dela sua profissão – e documenta, com sensibilidade e olhar apurado, as imagens que encontra pelos caminhos e conquistam seu coração.

Dessa forma, o livro é resultado da comunhão entre o escritor e a fotógrafa. “Quando fizemos a nossa primeira viagem juntos, em 2017, jamais imaginávamos um livro como esse. Fora uma viagem despretensiosa pela América do Sul, do Peru ao Atacama, sem grandes expectativas com relação ao futuro. Então vieram outras viagens e a ideia do livro começou a ganhar corpo”, explica Ivan.

Dividido em quatro partes, ele cobre viagens realizadas ao longo dos últimos 10 anos, por 30 países da América do Sul e da Europa, e, aproximadamente, 300 mil quilômetros percorridos, tudo de motocicleta. Nem sempre com a filha, já que ele também se arrisca pelas estradas sozinho ou com amigos amantes de motos, mas o cerne do livro gira sobre as experiências da dupla.

Um mundo de oportunidades – a maior de todas, segundo o escritor, é poder vivenciar momentos mágicos junto à Isabela. “São momentos de liberdade que procuramos registrar, cada um à sua maneira, eu por meio das palavras e ela com imagens”, pontua.

O poético título remete à passagem dos dois por um campo de girassóis, que encontraram pelo caminho, na fronteira da Sérvia com a Romênia. “Nada poderia representar melhor o nosso delírio, ele simboliza os sentimentos de realização e cumplicidade, que são a síntese do livro”.

A motocicleta se revela como o grande fio condutor dessa jornada e, sem ela – considera Ivan -, jamais teriam vivenciado experiências tão incrivelmente únicas. “Ela nos guia a desvendar destinos fascinantes, bem com compartilhar uma paixão simples: viajar e viver. Com ela, chegamos aos extremos da América do Sul e da Europa”, resume.

Cada viagem é planejada e seus roteiros permitem que pai e filha possam desfrutar de estradas icônicas, como a Estrada do Atlântico (Noruega), o Passo de Grimsel (Suíça) e a Estrada do Louco (Romênia), entre outros locais alucinantes, que constam da primeira parte do livro.

A segunda parte conta a frustrada travessia pelo deserto boliviano, que leva o nome do herói Eduardo Avaroa, em meio a momentos de tensão, assim como a viagem ao Aconcágua publicada inicialmente com o título Isabela nas Alturas.

A terceira parte de “Estrada dos Girassóis”, nomeada Interlúdio, aborda outras viagens que Ivan realizou em companhia de amigos. Por fim, a quarta parte narra a viagem que o cronista fez com a filha para o Arco Norte da América do Sul passando pela Estrada Fantasma (BR 319), Monte Roraima e as Guianas. Essa foi, possivelmente, confessa, a viagem mais difícil efetuada em sua carreira de motociclista.

No fim da publicação, poderão ser encontrados os mapas dos lugares por onde a dupla passou.

“Por que gosto tanto da estrada? Ou, melhor, por que aprendi a gostar tanto da estrada? Ela nos ensina que não é sobre chegar ao destino, mas aproveitar o caminho”

Isabela Montenegro

Serviço

A estrada dos girassóis: Aventuras de pai e filha numa motocicleta (Crônicas e fotografias)
263 páginas
R$ 120,00
Editora Miguilim
À venda pelo site Amazon.com.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano