Viagem de moto pelos Estados Unidos

Oshkosh (WI) - 28 de julho a 3 de agosto

Após chegar à casa do John ontem à tarde, fui apresentado a seus filhos (que tem as idades dos meus) e netos. Após o lanche ele levou-me para conhecer a fábrica de esquadrias, portas e janelas de sua propriedade. À noite assisti a um painel, onde ele era o convidado, com estudantes de uma Universidade.

Hoje pela manhã, após o desjejum, ele me deu todas as coordenadas sobre a Feira Aeronáutica e parti para o aeroporto de Oshkosh com o coração aos pulos. Dessa vez a arritimia tem um motivo nobre para me sacanear: milhares de aviões... e, o melhor, você pode circular no meio deles.

A feira aeronáutica de Oshkosh reúne mais de 500.000 pessoas e é conhecida como AirVenture. Seu criador é uma lenda no meio aeronáutico: Paul Poberezny, nascido em 1921 e falecido em 2013.

Ao final de seu tempo de serviço na USAF (com participação na II Guerra e na Coréia) dedicou-se a projetar e construir aviões experimentais. Isso levou-o a fundar a EAA - Experimental Aircraft Association e organizar encontros anuais para troca de informações e divulgação da aviação experimental. Apesar do sucesso de tais encontros ele sonhava com um local próprio, com pistas de pouso, museu, salas de aula, oficinas, camping e todos os requisitos necessários para transformar o local num ponto de referência aeronáutico mundial. Conseguido o terreno e, com a impressionante (para nós estrangeiros) ajuda da comunidade, ele levantou os recursos necessários e o resto é história.

No prédio da administração existem paredes com pequenos bloquetes de madeira, em cada um deles o nome da pessoa (física ou jurídica) que contribuiu para a construção do aeroporto de Oshkosh. Como se não bastassem os aviões, ele tinha mais duas paixões que o colocam num patamar elevadíssimo em meu conceito. Confiram.

Dizem que um carinho no joelho da "pin-up" traz sorte durante uma semana. Acho que no meu caso terei sorte pelo resto da vida visto que a região acariciada é bem mais estratégica do que o joelho.

Viagem de moto pelos Estados Unidos

As B-25 de Dolitle do lendário "raid" sobre Tóquio decolando de um porta-aviões no momento em que os americanos estavam no fundo do poço, injetando ânimo nas suas combalidas FFAA a despeito dos resultados materiais insignificantes.

Os magníficos P-38 Lightning, que interceptaram e derrubaram o avião do Almirante Yamamoto privando o Japão de seu maior estrategista, numa das mais incríveis histórias de espionagem da II Grande Guerra. Como se não bastasse, o próprio desenvolvimento do revolucionário P-38 pela Lockheed, é uma história saborosa pela forma como se desenrolou, desde o projeto até sua "apresentação" aos meios de comunicação através de um ousado golpe publicitário de seu mentor: o genial Howard Hughes.

O "Cadillac dos Ceus", o elegante P-51 Mustang da esquadrilha "Red Tail", composta só de negros, que escreveu umas das mais lindas páginas na luta contra o preconceito racial.

O encontro mais aguardado do século !

Viagem de moto pelos Estados Unidos

Quando ví que o sacana do Barão Vermelho também estava na Feira sai como um alucinado procurando um Sopwith Camel, quando encontrei o stand do fabricante deixei a Helô como garantia e já estava providenciando o abastecimento quando veio a notícia pelos alto-falantes que ele bateu em retirada.

Patife ! No próximo ano ele não escapa...

Uma coisa que impressiona em Oshkosh é a quantidade de universidades e institutos que disponibilizam cursos naárea aeronáutica. Não é por acaso a liderança americana nestaárea.

Por outro lado, apesar da desproporção, é um orgulho muito grande ver nossa Embraer competindo em nível de igualdade na aviação executiva e de porte médio com gigantes do setor. Em 2013 a Embraer inaugurou uma fábrica na Flórida onde fabrica jatos executivos. Fico imaginando onde chegaríamos se investíssemos em educação de qualidade !

Acreditem vocês ou não, com o peito quase explodindo de orgulho, assisti aos gringos fazerem fila para um "tour" pelo interior do EMB-190 da nossa Embraer. Isso sem falar na briga em que ela está para fornecer Tucanos para a USAF !

A feira não é apenas uma exibição de aviões, durante 6 dias são disponibilizados centenas de "foruns" e "work-shops" além de exibição de veículos que, de alguma forma, tem um apelo aeronáutico. Dias antes de iniciar a feira toda a agenda já está definida e você recebe uma revista com os detalhes, datas e duração de cada palestra.

Além dos aviões propriamente ditos, uma série de itens e personagens ligados de alguma forma à aviação se fazem presentes nesta fantástica feira, inclusive veteranos, como por exemplo, um piloto de B-17 da II Grande Guerra, um Auburn Cord com motor Lyncoming, uma trinca de Ford GT-40, caminhões de bombeiros para aeroportos, entre muitos outros itens.

No último dia assisti a exibição dos Blues Angels com seus Thunderbirds. Um dos destaques era a Major Caroline Jensen, natural do Wisconsin, voando como número 3, a posição à direita do líder na formação "diamante". Ela foi a primeira mulher a integrar os Blues Angels e tem experiência de mais de 200 horas de vôo em combate no Iraque.

Além dos Blues Angels, a AirVenture sempre é encerrada com uma cerimônia chamada “Glorification” que turistas, de um modo geral, desconhecem já que ocorre bem tarde. Trata-se de uma homenagem aos veteranos de todas as armas americanas. Eles chegam em um vôo especial de Washington, onde foram prestar homenagem aos seus companheiros já falecidos. O avião em que chegam sai da pista e vem “taxiando” até próximo ao enorme palco onde bandas se revezam até sua chegada.

Após o avião passar por um túnel deágua formado pelos carros de bombeiros e abrir as portas, cada veterano (alguns em cadeiras de rodas) descem e atravessam um corredor formado pela Guarda Nacional em continência e caminham em direção aos parentes e amigos que os aguardam.

Quase todos se emocionam ao ver aqueles velhos guerreiros com lágrimas rolando furtivamente, mas sem deixar de prestar saudação à sua bandeira.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia

Mais viagens pelos Estados Unidos

Estados Unidos de costa a costa

O engenheiro carioca Guilherme Edel, seu filho Thiago e o amigo Fernando Leal fizeram uma viagem...

Como economizar na viagem e garantir um passeio incrível de moto nos EUA

Embarcar em uma grande viagem de motocicleta pelos Estados Unidos é o sonho de muitos...

Viagem de moto até Las Vegas - Episódio 3

Eu mais do que compensei os passeios durante os dois últimos dias da viagem. Deixei Tuba City,...