Até 1998, existiam várias datas no Brasil em que era comemorado o Dia do Motociclista. Cada entidade marcava em sua agenda uma data de acordo com sua conveniência e justificativa. Naquele ano, a ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas, iniciou um trabalho para estabelecer uma data única e nacional, a fim de buscar valorizar a categoria.
Após uma pesquisa, a entidade chegou à conclusão de que não era necessário criar uma nova data, pois dentre as datas existentes, uma fora criada em 1982 por iniciativa do deputado Alcides Franciscatto, por sugestão de Rogério Gonçalves, na época, o proprietário da Concessionária Honda de Sorocaba, em homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, o motociclista Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974.
Como essa data já constava em algumas agendas, a ABRAM fechou questão e adotou o dia 27 de julho como o Dia Nacional do Motociclista, atuando imediatamente para sua efetiva difusão em todo país. Dentre as ações para alcançar esse propósito, a associação criou no ano 2000 a Semana Nacional do Motociclista e o Prêmio ABRAM de Motociclismo. Além disso, propôs à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) a emissão de um selo homenageando o setor de duas rodas, o pedido foi aceito e em 2001 foi lançado na sede social da ABRAM, na época em Santo André, ABC Paulista, o Selo Postal Temático MOTOCICLETAS, uma edição especial com cerca de 1 milhão de cartelas, trazendo um modelo antigo e um atual das 6 maiores marcas de motocicletas presentes no Brasil, o motociclismo entrava então para a história da filatelia nacional.
Assim se você é motociclista, comemore muito, pois essa é oficialmente a data: 27 de julho, Dia Nacional do Motociclista.
Deixe um comentário