Viagem de moto Chile - Cordilheira dos Andes

Agora iniciamos a segunda etapa da nossa viagem de moto e vamos para a bela região do sul do Chile. Saímos facilmente de Santiago com a ajuda da navegadora Patricia e o apoio do GPS, sem nenhum problema, ao contrário da complicada chegada. Imediatamente, acessamos a Ruta 5, a continuação da Panamerican Highway, que rasga o Chile de norte a sul.

No início do dia, nuvens carregadas cobriam o céu e a temperatura ficou cada vez mais baixa, exigindo agasalho e a segunda-pele. Sobre uma estrada excelente, as Harleys mantinham o giro alto, seguindo os carros locais, um pouquinho acima da velocidade permitida de 120 km.

No terceiro abastecimento, na loja de conveniências do posto de gasolina, a atendente comentou que a irmã dela mora em Pucón, quando me mostrou no celular uma foto da casa dela com O Vulcão Villarica ao fundo... bafejando fumaça. Ao perguntar se a foto era antiga, me respondeu sorrindo que naquele momento o vulcão se encontrava em alerta amarelo. Imediatamente, divulguei a situação ao grupo e foi consenso continuar, reforçado pelo Coré (& Carminha) que se prontificou em apagar o fogo fazendo xixi na cratera, traduzindo em imagem a confiança do grupo. Lembro que desde a primeira informação de atividade sísmica, quando ainda estávamos no Rio de Janeiro, todos tinham abortado o plano B, que seria ir para o norte, o Atacama, após o encontro de Mendoza.

Ainda na Ruta 5, nas imediações da entrada para Villarica, já era possível ver o vulcão expelindo suaves baforadas de fumaça no ar.

Quando chegamos no Gran Hotel Pucón Resort & Club, situado às margens do Lago Villarica, soubemos que o vulcão entrara em alerta laranja. E mesmo assim todos decidiram continuar, talvez, tendo em vista a tranquilidade das pessoas locais da cidade. Mas, por via das dúvidas, vamos deixar as Harleys abastecidas e arrumadas, prontas para a decolagem.

Percorridos 790 km no dia e 5.170 km desde o início da viagem.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia

Mais viagens pela Argentina

De Harley pela Patagônia, no rastro de Butch Cassidy & Sundance Kid

O motociclismo é composto por várias tribos, por assim dizer. Há aqueles que adoram altas...

Patagônia de vento em popa

Nossa tão sonhada viagem pela Patagônia está chegando ao fim. Estamos voltando pra casa. Já...

Expedição Ushuaia 2019

Antes de iniciar minha viagem de moto até Ushuaia um dos lugares aonde adquiri boas informações...