No dia seguinte seguimos em direção a Puno, local onde fica o Lago Titicaca. Chegamos à tarde e um passeio às Islas de Uros nos aguardavam. Vários “riquixás” estavam nos aguardando e fizemos uma corrida pelas vielas de Puno até o porto, onde um grande barco nos aguardava para o passeio às ilhas.
O riquixá é um veículo adaptado para conduzir pessoas com a força humana, no caso do Peru é uma bicicleta com cadeiras adaptadas na frente. Em vários países da Ásia, são pessoas os condutores.
Los Uros é um conjunto de aproximadamente 60 ilhas flutuantes feitas de totoras (plantas flutuantes existentes nas margens do Lago Titicaca). Seu nome vem da etnia Uros ou Urus, que já habitavam as ilhas há centenas de anos e viviam da pesca, caça de aves da região e também da própria totora como alimento. Hoje, a principal atividade econômica da região é o turismo, explorado nos passeios de barco até o local, com a exposição por parte dos moradores (caciques com suas esposas e filhos) e venda do artesanato local, muito bonito e de boa qualidade e a compra desses produtos ajuda em muito à subsistência de seus moradores.
Deixe um comentário