Categoria: Expedição 5 Fronteiras

• 34º dia – Retorno ao lar

Marcos Pires partiu mais cedo com o motorista do caminhão e combinamos de, ao chegar ao Rio, entrar em contato telefônico para ver se a Autokraft daria solução rápida e seguiríamos viagem juntos. Não teve jeito e seguimos viagem.

• 33º dia – Resende

Partimos para Ourinhos para substituir a corrente de Vera e logo o cabo do acelerador de Regina se partiu. Pela enésima vez, nosso “Anjo da Guarda” Sérgio estava ali para resolver.

• 32º dia – Campos Novos Paulista

Nesse dia, tínhamos como destino a cidade de Campos Novos Paulista em São Paulo, para encontrar com Edson, primo de Vera e Regina. Saímos bem cedo para evitar o calorão.

• 31º dia – Ajuste das motos

De manhã, levamos as motos para pequena revisão e houve necessidade de comprar peças para a BMW 650 e Sergio e Marquinhos foram a Ciudad del Este para providenciar.

• 30º dia – Cataratas do Iguaçu

Nesse dia o pessoal optou por ir fazer compras em Ciudad del Este e Gata e eu partimos em direção ao Parque Nacional de Iguaçu, lado brasileiro, e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

• 29º dia – Foz do Iguaçu

De manhã, chegamos cedo a Posadas. Ali, fronteira entre Posadas (Argentina) e Encarnacion (Paraguai), optamos por seguir em direção ao Paraguai. As meninas estavam com muito receio em virtude das histórias sobre o risco paraguaio, porém ganharíamos tempo nesse trecho.

• 28º dia – Playa de Soró

Nesse dia tiramos para lazer na Playa de Soró, próximo à represa de Yacreta, localizada no Rio Paraná, onde do outro lado ficava o Paraguai. Tinha um bar ao lado do rio com diversos cartazes de encontros de moto no Local.

• 27º dia – Ituzaingó

Lembrando que a região norte da Argentina é famosa pela extorsão de policiais aos motoristas e motociclistas que por lá circulam, nesse dia fomos parados em diversas barreiras policiais, porém a surpresa de ter duas mulheres no grupo, pilotando, numa viagem tão longa, criou uma espécie de salvo conduto.

• 26º dia – Maria Grande

Por volta do meio dia, após a troca da relação, finalmente seguimos viagem com calor intenso e muitos cruzamentos, reduzindo bastante o ritmo. Numa dessas localidades, ao parar para abastecer, conhecemos o Ernesto Renon.

• 25º dia – Córdoba

Partimos cedo. Logo o tempo começou a escurecer e fortes ventos dificultaram bastante nossa viagem. Paramos em uma estación de servicio para abastecimento e uns policiais informaram que em San Luiz estava se formando uma intensa tempestade.

• 24º dia – Mendoza

Mendoza é a província responsável pela produção de 70% dos vinhos argentinos. Bodegas tradicionais e centenárias, umas mais artesanais e outras mais avançadas tecnologicamente, exportam 20% da produção e distribuem o restante para consumo interno, com bebida de ótima qualidade.

• 23º dia – Los Caracoles

Partimos cedo, já que neste dia teríamos pela frente os temidos “Caracoles”. Porém, ainda dentro de Viña del Mar, a moto de Sergio apagou em plena estrada. Paramos em um bar enquanto aguardávamos a solução do problema.

• 22º dia – Viña del Mar

Pela manhã, colocamos as vestimentas, sem roupa adicional para frio, já que na véspera o calor tinha sido intenso, e partimos na direção de Viña del Mar e Valparaíso.

• 21º dia – Noite de Rock

Sergio e Marcos Pires partiram novamente para a oficina, enquanto nós resolvemos dar umas voltas pelo bairro da Providência. Comércio diversificado, cidade bem cuidada e movimentada, como qualquer grande capital.

• 20º dia – Passeio por Santiago

Santiago nos surpreendeu. Diferentemente da Argentina, somente circulavam carros novos e de grande porte, principalmente Station Wagons (BMW, Mercedes, Volvo, etc.).

• 19º dia – Santiago

Passamos pela transportadora para levar os baús da moto de Marcos Pires e partimos para a estrada já quase 10 horas. A manhã estava com uma neblina tão intensa que molhava como se fosse chuva. Aliada a um frio intenso, transformou os primeiros 150 quilômetros em uma viagem gelada.

• 18º Dia – Pucón

Partimos cedo para ajustes e lavagem das motos. Trocamos a corrente da minha moto, o pneu da moto de Sergio e, ao lavar as motos, a BMW de Marcos Pires simplesmente não funcionou mais, por problemas na parte elétrica.

• 17º dia – Villarrica

Partimos cedo de Bariloche debaixo de frio intenso e logo alcançamos Villa La Angostura, charmosa localidade à beira do lago Nahuel Huapi, com ótima estrutura turística.

• 16º dia – Lagos

Partimos para o Parque Nacional Nahuel Huapi cedo. Com seu acesso a 37 quilômetros de Bariloche, a partir da localidade de Villa Mascardi, existem 3 opções de passeio. Decidimos inicialmente seguir o passeio que passa pelas margens do Lago Steffen, que nos levaria bem próximos à fronteira com o Chile.

• 15º dia – Passeio por Bariloche

O frio era intenso pela manhã e o tempo encontrava-se nublado. Resolvemos então alugar uma Station Wagon, para fazer os passeios. Partimos então para Cerro Catedral, local onde fica a mais famosa estação de esqui de Bariloche.

• 14º dia – Bariloche

Acordamos cedo para tentar comprar uma nova corrente para minha moto. Para nossa surpresa, a menos de 500 metros do hotel existiam seis lojas com grande variedade de peças de moto.

• 13º dia – Neuquén

Bahia Blanca é uma grande cidade e capital de uma das províncias argentinas. Tivemos dificuldades para sair do hotel. Todos queriam conversar conosco, tirar fotos, saber sobre a viagem… só faltou mesmo a televisão vir nos entrevistar.

• 12º dia – Bahia Blanca

Pela manhã, paramos em uma oficina para troca do óleo das motos da Vera e da Regina – uma Yamaha XT 660R e uma BMW GS 650. Enquanto isso, chegou uma tempestade de dar medo.

• 11º dia – Parrillada

Partimos cedo para city-tour, rodando pelo Além, com diversas lojas e bares e onde rolam as festas nas noites do balneário. Seguimos em direção a Escolera Sur, porto onde se juntam navios, barcos de pesca e leões marinhos. Existem centenas deles ali, convivendo com cães, barcos e o homem.

• 10º dia – Mar del Plata

Saímos do trânsito horrendo do Centro de Buenos Aires e seguimos em direção à cidade portuária de Mar Del Plata, na província de Buenos Aires. Balneário muito bonito, mas a temperatura estava muito baixa.

• 9º dia – Tango

O tour por Buenos Aires neste dia iniciou por El Caminito, localizado na área Portuária do bairro da Boca. São diversas casas pintadas em cores chamativas, com variado comercio de lembranças da Argentina, bares, restaurantes, artesanato, artistas locais, dançarinos de tango e ambiente constante de festa.

• 8º dia – Buenos Aires

Dia de tour pela Calle Florida, rua comercial no Centro de Buenos Aires, onde se encontra o Galeria Pacífico, Shopping com lojas sofisticadas em prédio histórico e de bela arquitetura.

• 7º dia – Buenos Aires

Pela manhã, seguimos em direção ao Buquebus através do qual faríamos a travessia do Rio da Prata em direção a Buenos Aires. Após 3 horas de travessia, desembarcamos em Buenos Aires, sob intensa chuva.

• 6º dia – Montevidéu

Partimos para Montevidéu, onde o Carlos Chopitéa, presidente do moto clube Charrua nos aguardava. Lá, estivemos em uma oficina de um amigo, onde várias motos antigas eram muito bem cuidadas. Belíssimas e bem cuidadas relíquias que ainda se encontram em pleno funcionamento.

• 5º dia – Casapueblo

Reservamos a manhã para fazer passeios por toda a região de Punta, que é um balneário com lojas sofisticadas, cassinos, restaurante e clubes, aonde os ricos uruguaios, argentinos e brasileiros vêm passar suas férias.