Estrada Real – de Diamantina a Itambé do Mato Dentro

Primeiro dia de moto na Estrada Real. Partimos de Diamantina às 08h45min com destino a Milho Verde. A estrada é muito acidentada e com muito cascalho solto, perigosa. Qualquer freada brusca e a moto pode derrapar, por isso, seguimos em velocidade moderada.

Encontramos neste trecho riachos de águas claras, tropeiros e seus burros carregados com lenha, perdizes correndo pelas pedras.

Chegamos a Milho Verde, um povoado famoso pela tranqüilidade do lugar e do seu povo receptivo. Parece que o tempo parou. Entramos numa venda e tomamos café, conversamos, visitamos a igrejinha que faz parte de uma paisagem maravilhosa.

Um quilômetro depois de Milho Verde, visitamos a Cachoeira do Carijó. Passamos alguns minutos apreciando as quedas d’água e depois seguimos viagem rumo ao Serro. Nossa chegada naquela cidade foi na hora de almoçar, então procuramos um bom restaurante no centro da cidade e experimentamos uma deliciosa comidinha mineira.

Seguimos para Conceição do Mato Dentro. A saída de Serro é fácil, a estrada é de terra batida e muito cascalho solto, também muita poeira, em alguns trechos formam-se umas poças de poeira. Em uma dessas o Daniel sofreu uma queda, quebrando o retrovisor da moto, mas ele saiu ileso, sem nenhum arranhão, só susto.

Chegamos a Conceição do Mato Dentro, visitamos duas Igrejas e um balneário, ou seja, uma barragem onde fica uma bica d’água, muito boa para banhar.

Em Conceição do Mato Dentro fica a famosa cachoeira do Tabuleiro, a 23 km do centro da cidade, fora da nossa rota programada. Por isso, deixamos para uma outra oportunidade. À tarde chegamos a Morro do Pilar, uma cidadezinha muito atraente, limpa, povo hospitaleiro, paramos no centro e encontramos o mecânico “Moranguinho” uma simpatia. Conversamos um pouco e resolvemos seguir para Itambé do Mato Dentro, onde pretendíamos encerrar nossa viagem desse dia.

Neste trecho apreciamos belas paisagens ao entardecer. Em um determinado percurso, havia chovido, a Falcon não se comportou bem, em situação de chuva em estrada de terra é bastante prejudicada.

Chegamos ao nosso destino anoitecendo. Hospedamos no Hotel Estrela e, depois de um banho, fizemos o planejamento do dia seguinte, que era chegar a Ouro Preto. Em seguida, jantamos um franguinho caprichado.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano