Dicas de  manutenção da moto

Com um longo feriado pela frente, é quase que irresistível pegar a estrada com sua moto. Mas antes de mais nada, é necessário fazer um check list antes de sair da garagem, mesmo que suas revisões periódicas estejam em dia. A simples verificação desses itens básicos vão evitar paradas, transtornos e garantir sua segurança durante a viagem.

Luzes de sinalização, farol e buzina: confira se todas as setas, luz de freio, lanterna e buzina estão funcionando perfeitamente. Aproveite também para deixar a regulagem do farol em dia.

Pneus: se você for trocá-los antes de viajar, tome cuidado com a camada protetora que os pneus novos têm: ela deve ser previamente desgastada porque é muito escorregadia. Se seus pneus já têm algum tempo de uso, procure atenciosamente por qualquer deformação, rachadura ou furos.

Cabos de freio, acelerador e embreagem: os aspectos desses cabos dizem muito sobre seu estado e funcionamento. Se eles estiverem começando a desfiar, não se arrisque a pegar a estrada antes de trocá-los. O rompimento de qualquer um desses cabos pode ocasionar a parada da moto ou até acidentes graves.

Freios: se o sistema de freios de sua moto for a disco, verifique se as pastilhas não estão desgastadas, caso contrário sua frenagem será ineficiente. Nos sistemas a tambor, verifique o ajuste das sapatas para que a folga até o acionamento do sistema não ultrapasse os 3 centímetros.

Corrente: é extremamente importante que a corrente esteja adequadamente lubrificada para não prejudicar a transmissão de sua moto. Consulte o manual do proprietário para saber qual é o lubrificante indicado para o seu modelo. Se o seu percurso for maior do que 800 quilômetros, lubrifique-a novamente.

E não esqueça dos equipamentos básicos de segurança como capacetes (leia sobre a história do capacete aqui), jaquetas, luvas e botas. E mesmo depois de verificar os itens acima é recomendável passar no mecânico só para garantir. Fique de olho e bom feriado!

Comentários (2)

This comment was minimized by the moderator on the site

óla,uma duvida é preciso o passaporte e carteira internacional de habilitação para ir a argentina,chile e bolivia,estamos querendo fazer uma viagem até o salar de uyuni,mas nunca viajamos para fora do país,e quanto menos gastar melhor.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá Tiago. Passaporte e PID não são obrigatórios para os países da América do Sul, exceto o território da Guiana Francesa. Todos os demais você pode usar identidade (com menos de 5 anos de emitida) e sua CNH. Mas esses documentos facilitam os trâmites nas fronteiras. Dê uma olhada no seguinte artigo:

Documentos para viagem pela América do Sul

Recomendo também ler relatos de outros motociclistas que fizeram viagens pelos países que você irá percorrer. Veja este livro: http://romuloprovetti.com

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia

Mais dicas

Dicas de direção defensiva

Antes de viajar calibre adequadamente os pneus de sua motocicleta. Na utilização urbana, faça o...

Velas de ignição para motos precisam de verificação periódica

Os componentes das motocicletas trabalham constantemente em condições mais severas que em...

Assistência médica na rede pública de outros países durante viagem de moto

Antes de embarcar para uma viagem de moto para outro país, é fundamental que seja feito um seguro...