Dicas para manter moto parada na garagem

Ao voltar das férias e viagens de fim de ano, sua motocicleta pode ter ficado estacionada na garagem por muito tempo. Mas antes de deixá-la de molho enquanto recobra suas atividades corriqueiras como o trabalho, que tal prepará-la para que da próxima vez em que for usá-la, ela esteja em perfeito estado? Porque apesar de parecer estar protegia em sua garagem, a moto pode sofrer com as ações do tempo, principalmente se ela tiver entrado em contato com a maresia e a areia da praia ou com a lama do campo durante o recesso.

A primeira medida indicada por mecânicos, é uma lavagem completa do veículo. Logo após, deve ser feita a lubrificação nas articulações, de forma detalhada, para não deixar nada enferrujar ou ressecar, evitando o comprometimento do bom funcionamento da moto. Certifique-se de adquirir um lubrificante adequado para cada peça do veículo, caso contrário, elas deverão ser trocadas muito antes da hora, ocasionando um gasto desnecessário.

A maior dor de cabeça dos descuidados, no entanto, é a bateria. O mais importante é lembrar-se de deixá-la sempre desligada enquanto a moto está em desuso. Para isso, seu cabo positivo deve estar desconectado.

Dicas para manter moto parada na garagem - Velocimetro
Deixe tudo em ordem para quando voltar à ativa | Foto: Compfight

Outra dica importante é drenar o tanque de combustível e a cuba do carburador nas motos carburadas. Para garantir de verdade que o veículo fique bem conservado enquanto está guardado, injete uma pequena quantidade de desengripante através do tubo de alimentação do combustível, mantendo as peças internas sempre lubrificadas.

Um último detalhe: na corrente da moto, muitos utilizam graxa preta ou branca para realizar a lubrificação, ou ainda um produto qualquer inapropriado para a peça, fazendo com que ali ocorra o acúmulo de poeira e a destruição dos retentores. Para que isso não aconteça, opte por um creme esfoliante, ele mantém o local lubrificado, sem que se torne foco de problemas.

Este artigo foi criado pela equipe Ituran Rastreadores para o ViagemdeMoto.com.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia

Mais dicas

Lavando a corrente da moto

A qrande maioria dos motociclistas se questiona sobre este tópico: Lavo a corrente ou mando lavar? Mas...

Viagem de moto saudável

Desde os tempos de adolescente nas aulas de biologia que todo mundo sabe que dormir bem é...

Reduzindo riscos na pilotagem

Pilotar uma motocicleta é a melhor coisa da vida que pode ser feita em público. Por outro lado, se...