Dia 8 – Dubrovinik (Croácia)

Com pouco mais de 40 mil habitantes, Dubrovnik é uma página viva a céu aberto da história. Fundada no século VII, tornou-se uma das primeiras repúblicas do mundo (ainda no século XIV) e rival marítima de Veneza sob o nome de Ragusa.

No século XIX, ficou sob o domínio de Napoleão e, mais tarde, já nos anos 90, protagonizou cenas tristes ao sofrer grandes bombardeios na Guerra Civil Iugoslava.

Caminhos Dubrovnik
Fronteira Bósnia/Croácia (Dubrovnik)
Cruzando Trogir

A Velha Dubrovnik é uma cidade medieval amuralhada, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As Muralhas foram construídas principalmente entre os séculos XV e XVI, porém alguns trechos já tinham sido erguidos séculos antes. Com até 25m de altura em alguns pontos, hoje elas cercam toda a Velha Dubrovnik num percurso de cerca de 2km.

Fizemos o passeio no interior das muralhas e o centro histórico é impecável, preservado, florido e muito único. Parte do seu charme é fruto dos muitos becos em desnível. Prepare-se para subir MUITAS escadas. Quem tem problemas no joelho, pouco fôlego ou muita preguiça não vai dar conta de conhecer os confins de Dubrovnik.

Após esse belo passeio, buscamos o Irish Pub, local que à noite rola Rock ’n roll e funciona também para almoço, além de preço bem satisfatório, lembrando que os preços em todo o interior da Velha Cidade são muito salgados.

Velha Dubrovnik 1
Velha Dubrovnik 2

A Stradum ou Placa é a rua principal da cidade que fica no interior das muralhas. Cheia de cafés, bares e restaurantes, fica próxima também de grandes monumentos históricos da cidade como o Palácio do Reitor, Palácio Sponza e o Mosteiro Dominicano.

Mosteiro Domiciano

Outro passeio imperdível é o Cable Car de Dubrovnik, uma espécie de Bondinho do Pão de Açúcar. O teleférico nos leva até o ponto mais alto da cidade de Dubrovnik, de onde é possível se embasbacar com a visão das Muralhas, de toda a cidade, fora delas e das Ilhas próximas no Mar Adriático.

Conforme indicações, subimos um pouco no final da tarde para pegar o pôr do sol e também para fugir da multidão de turistas chineses que estavam em todos os lados e habitualmente vão aos locais turísticos na parte da manhã. Lá, sentamos num restaurante com vista estonteante e enquanto bebíamos uns drinks, deixávamos a suave brisa embalar essa tarde maravilhosa. Não deixem de ir, IMPERDÍVEL!!!!!!

Teleférico 1
Teleférico 2

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano