Tanque reserva para motos

Tanque reserva para longas viagens de motocicleta

Muito se fala sobre levar ou não um tanque de reserva de gasolina nas longas viagens de motocicleta. No Brasil é proibido por lei, salvo tanques específicos. Os policiais rodoviários no cone sul, Peru, Bolívia etc. não implicam com tanques de gasolina reserva. A Argentina sempre tem e teve problema de gasolina por causa dos caminhões que a transportam, não por falta do produto.

Até quem viaja com motos de tanque grande, como BMW, V-Strom, Varadero ou similar e “toca” muito também fica sem gasolina – na Patagônia é difícil quem não fique -. Nada mais frustrante do que ficar sem gasolina numa tarde de sol, tendo uma Ruta maravilhosa a sua frente e o GPS indicando: próxima Estacion de Servicio a 85 km …

Eu penso o seguinte: levar 2 ou 3 litros não refresca nada… Um galãozinho vagabundo desses de 5 litros de posto de gasolina/supermercado vasa, escorre, é melhor nem levar, eles servem para outros produtos, para gasolina tem que ser próprio ou assemelhado, senão no meio da viagem a sua reserva começar a feder e vazar e é encrenca na certa.

Tá certo que eu acelero muito, mas na última viagem para o Ushuaia, de Honda Varadero, fiquei 4 vezes sem gasolina… acelero, aumenta o consumo, eu sou fominha e não gosto de ficar parando – gosto de parar depois de 300/350 km -. Conclusão: acabam os 25 litros do tanque.

Então vou contar para vocês o que eu uso para não ficar parado na estrada: os motores de popa e os jet skis que são 2T tem um tanque de óleo separado e, normalmente, depois de um tempo, a bomba que mistura gasolina com esse óleo estraga e a maioria dos proprietários em pouco tempo eliminam esses tanques, como foi o meu caso. Nas marinas e oficinas de motores de popa e jet ski tem sempre alguns tanquinhos desses largados num canto, é só lavar bem e usar. O meu motor de popa é um V6 de 175 HP, então, o tanque é de 10 litros, um tanque da Mercury, reforçado, com respiro, etc.

Abaixo algumas fotos ilustrativas:

Tanque do Mercury V6 175 HP
Pode-se conseguir novo ou usado descartado de alguma lancha.
O tanque exposto na moto chama muita atenção
O tanque exposto na moto chama muita atenção
Sugiro uma bolsa para transporte – qualquer uma serve
Nesta bolsa pode ser levado também o material de lubrificar corrente, panos, etc.
Detalhe do respiro
Detalhe da torneira – torneira de gás – não vaza
Ocupa pouco espaço, pode colocar outra mochila por cima
O tanque segue bem preso com mochila por cima
Abastecendo no meio da Patagônia – Ruta3

Otavio Araujo – Gugu – 69 anos, motociclista há 53 anos, de Taubaté – SP
Administrador e empresário, roda atualmente em uma Honda Varadero XL V 1000
e-mail: otavio@globalplayer.com.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano