Viagem de moto em grupo

Viagem de moto em grupo

Encontrar os amigos, colocar a moto na estrada e percorrer muitos quilômetros com todo o benefício que se desfruta ao fazer parte da paisagem, é muito bom. A viagem em grupo requer alguns cuidados a fim de manter a harmonia e o bem estar de todos. A formação deve ser compacta, com as motos respeitando uma distância segura, e ao mesmo tempo sem que fiquem espaços muito grandes. Movimentos bruscos ou não sinalizados podem causar acidentes.

Evite ultrapassagens, procure guardar a posição inicial. Lembre que ao andar sozinho, a liberdade de ações é maior. No grupo é importante seguir o ritmo que o líder estabelece, sempre de acordo com as condições da estrada e das motos, visando segurança.

Na estrada as motos andam em padrão alternado. Formação em X”:

Ao se chegar aos centros, sempre seguindo a orientação do líder, usa-se a formação em pares:

Há ainda a formação em fila única:

Alguns exemplos de sinais utilizados em grupo:

Para saber mais: o site Sunset HOG tem algumas dicas muito legais. É só clicar nos botões ” > ” (play) que ele mostra algumas animações bem legais, exemplificando situações corriqueiras na condução em grupo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano