Traçando dados de viagem de moto em GPS

Estradas Secundarias – Rota no GPS sem mapa roteável

em

Este artigo mostra como é possível colocarmos uma rota no GPS, mesmo quando as estradas secundarias que pretendemos seguir não estão no mapa.

A necessidade surgiu quando resolvi fazer o trajeto de Balneário Camboriu até a cidade de Brusque via estrada de terra conhecida como estrada da Limeira.

Ao colocar como destino Brusque a partir de casa (Balneário Camboriu) o GPS (ZUMO 660) de imediato calculava o roteiro via BR-101 e depois SC-486 o qual é o caminho lógico, tudo asfalto para esse trajeto.

Avaliando a alternativa do trajeto pela estrada não pavimentada com o Google Maps era possível fazer a rota, pois as estradas secundarias constavam no Google Maps conforme a figura que segue.

No entanto, se olharmos o mapa apresentado no Basecamp usando o mapa City Navigator, temos o fato de não aparecer nenhuma estrada secundaria conforme figura que segue.

Também para o mapa TRC não aparecem as estradas secundarias, conforme figura que segue.

A solução encontrada foi gerar o arquivo KML com o trajeto do Google Maps e importar no Basecamp.

Após importar no Basecamp na área Biblioteca, em uma pasta especifica para esta rota, ela foi transferida para o armazenamento interno do GPS (Área Dispositivos).

Neste ponto, após desconectar o Zumo do computador, é necessário importar este arquivo para que se torne uma rota personalizada, a qual poderá ser usada a qualquer momento. Para esta importação os passos a seguir são:


Ferramentas
Os meus Dados
Importar Dados
Rotas

Selecionar o nome do arquivo que foi transferido pelo Basecamp
Importar


Agora temos uma rota pode ser chamada na hora que vamos iniciar a navegação. Se solicitarmos uma pré visualização vai mostrar no mapa o caminho desta rota importada.

Um ponto importante é que será necessário desligar o recalculo automático de rotas.


Ferramentas
Definições
Navegação
Modo recalcular
Desligar
OK


Com o recalculo automático ligado (Modo padrão de uso) na primeira oportunidade que você sair um pouquinho do caminho previamente traçado o GPS vai recalcular e como não tem as estradas secundárias no mapa, um novo trajeto seguindo as vias asfaltadas será recalculado.

Durante a navegação, sem recalculo, basta seguir o trajeto mostrado no mapa e buscar o destino programado da sua viagem.

Realizada a primeira etapa entre Balneário Camboriu e Brusque via estrada da Limeira, a sequência foi continuar até Blumenau, entrar no Fidelis para andar mais um pouco em estradas de terra com destino a Luiz Alves e depois retorno até Balneário Camboriú, ainda a tempo de almoçar em casa.

Seguem os mapas gerados a posteriori com o arquivo GPX sendo o resultado mostrado por diferentes softwares.

E também as fotos do trajeto:

Conclusão

Se você pretende fazer algum trajeto que não está no mapa de seu GPS, não tem problema. Basta fazer o roteiro em algum software manualmente, mapeando os pontos, ou usar o Google Maps e aproveitar o arquivo KML gerado.

Boas voltas off road…


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano