Los Roques é considerado o destino mais extraordinário e imperdível para os visitantes da Venezuela. Situado a aproximadamente 170 quilômetros da costa do país, em pleno mar do Caribe, o arquipélago possui cerca 50 ilhas e uma infinidade de atrativos para os turistas. O principal meio de se chegar ao arquipélago são através dos voos comerciais que partem quase que diariamente de Caracas, Porlamar e Higuerote.
O aeroporto de Los Roques se encontra na ilha Gran Roque, a mais povoada da região, local onde também se concentram os principais hotéis, pousadas e a parca infra-estrutura do lugar. Não espere por muito luxo: a maioria dos locais de hospedagem, por exemplo, sequer oferece água aquecida, algo que dificilmente fará falta. Também é em Gran Roque que deverá ser paga a taxa obrigatória para visita do arquipélago, já que, diante da legítima necessidade de preservação, foi instituído um Parque Nacional no lugar em 1972.
Quando da montagem de nosso roteiro, buscamos as diversas opções para ir a Los Roques. Saindo de Porlamar, o custo individual ficava em 290 dólares, para um dia de passeio. Conseguimos por intermédio do Gabal Group Viajes y Turismo, localizado em Lecheria (www.gabalgroup.com), uma opção mais em conta, pois éramos vários casais. O valor do pacote ficou em R$ 480,00, com translado Venetur/Aeroporto Isla, voo até Caracas, van até a cidade praiana de Higuerote com hospedagem e saída na manhã seguinte em voo até Los Roques e retorno ao final da tarde. Porém, somente haviam 12 lugares no voo, sendo que o resto do grupo faria o passeio pela Ilha.
À chegada pelo ar, imagens indescritíveis. Um mar cristalino numa variação de verdes e azuis, espetacular imagem que fica difícil até em descrever. Nos pacotes, já estão incluídos os passeios de barco, onde a bebida (rum, cerveja, refrigerantes), além do almoço e barracas para ficar protegido do sol. Com o vento constante da ilha, recomendamos levar bastante protetor solar. O passeio é realmente inesquecível.
Deixe um comentário