Categoria: Alpes 2013

• The End

em

E finalmente, seguimos com destino a Frankfurt. Rodamos por 60km até o hotel e lá deixamos as motos, já que sua localização era ao lado da Allround, loja onde foram locadas, pois sendo domingo, ela não funcionava.

• 11º dia – Rüdesheim am Rhein

em

Na manhã seguinte, partimos para a nossa última estadia no passeio: Rudesheim. No caminho, passamos por Koblenz. Fica localizada na confluência dos rios Mosela e Reno e subimos até alto da uma montanha, onde o grupo resolveu fazer um passeio de teleférico, com uma bela vista de toda a cidade.

• 10º dia – Cochen

em

Nossa partida para Cochem foi bem atribulada. Quando abastecíamos as motos para partir, a GS1200ADV de Joemir acusou eletronicamente descalibragem nos pneus. Ao mesmo tempo, recebemos ligação de que Sérgio, companheiro de viagem de carro, tinha batido e a outra motorista só falava alemão.

• 9º dia – Trier

em

Retornamos à Alemanha por Trier, que foi fundada pelo imperador Augusto em 16 a.C e é a mais antiga cidade do país. Seu monumental portão romano, a Porta Nigra, data do século 3 d.C..

• 8º dia – Estrasburgo

em

Logo chegávamos a Estrasburgo, capital da Alsácia, que abriga o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e o Palácio dos Direitos do Homem. Parece um pedaço da Alemanha, já que pertenceu a ela em vários momentos históricos. Voltou definitivamente para a França após a Segunda Guerra Mundial. É patrimônio mundial da Unesco desde 1988.

• 7º dia – Titisee

em

Na manhã seguinte, seguimos novamente para a Alemanha. O Wulf acompanhou-nos até Zug e a partir dali, ficamos por conta do GPS do Cláudio (seria a primeira vez que iria usá-lo). Após diversos desencontros nos arredores de Zurique, finalmente conseguimos acertar nosso caminho.

• 6º dia – Andermatt

em

Saímos cedo e logo alcançávamos a fronteira com a Suiça. Pagamos pedágio de 10 euros e aguardamos numa ponte durante uns 20 minutos a abertura de sinal de trânsito para poder seguir viagem. Atravessamos então um túnel de mais ou menos 3 km, que ficava sob uma Hidrelétrica e, no outro lado, ficava a aduana…

• 5º dia – Passo dello Stelvio

em

Durante muitos anos, relatos de motociclistas me faziam sonhar em um dia rodar pelo Passo dello Stelvio. É uma rodovia localizada na Itália, com 60 curvas, que contornam os Alpes Orientais, entre a Suíça e Áustria. Ela foi construída em meados de 1820 e é a estrada mais alta da região, com 2.757 metros

• 4º dia – Fussen

em

Na manhã seguinte, partíamos em direção a Fussen por um caminho bem rural. O percurso era belíssimo. O Wulf perguntou se gostaríamos de alongar o passeio, o que foi prontamente aceito pelo grupo, pois as paisagens eram fascinantes.

• 3º dia – Munique

em

Nosso próximo destino era Munique. Partimos cedo e rodamos quase 200 km com chuva fria e inclemente. Paramos para nos secar um pouco, porém o frio era intenso. Na chegada, meus dedos estavam congelados, apesar de estar com luva de couro e segunda pele sob ela.

• 2º dia – Stuttgart

em

Stuttgart é a capital e a maior cidade do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Situa-se às margens do rio Neckar, que vem a ser um afluente importante do Reno, nascendo na Floresta Negra e tem o comprimento total de 367 km.

• 1º dia – Frankfurt

em

Iniciamos nossa viagem em vôo partindo do Rio de Janeiro no dia 06 de junho e, após 12 horas, chegamos ao Aeroporto Internacional de Frankfurt. Lá, um micro ônibus aguardava o grupo das motos e o restante já partiu do aeroporto com os carros alugados.

• Alpes – MC Eu, Gata e Cão Fiel

em

Em 2013, junto com o amigo Wulf (de nacionalidade alemã), montamos roteiro no entorno da Floresta Negra, acompanhando os rios Mosela e Reno, algumas grandes cidades alemães (Frankfurt, Stuttgart e Munique) e os Alpes franceses, suíços, austríacos além do maravilhoso “Passo dello Stelvio” na Itália, sonho de ciclistas e motociclistas de todo o mundo. Um…