Este projeto tem por base a realização de um objetivo nacional e pessoal: ser o primeiro português a percorrer todo o Continente Sul Americano numa moto de baixa cilindrada (125cc). Serão 20.000 km, 10 países, o deserto mais árido do mundo, a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), o maior salar, o pulmão do mundo, a estrada da morte, Machu Pichu, dentre muitos outros locais míticos deste continente.

Em fevereiro vou para Florianópolos para estudar em intercâmbio da universidade, no mestrado de Gestão. Quando terminar os estudos, em junho de 2018, vou arrancar nesta viagem solo com o objetivo de fazer camping selvagem e couchsurfing pelo caminho e desfrutar ao máximo tanto das noites de festa como de todas as belezas desse tão belo continente com o mínimo custo possível.

Viagem de moto america do sul 2

Os maiores desafios deste projeto serão realizá-lo com uma mota de baixa cilindrada e as dificuldades do percurso, que em grande parte não existe piso asfaltado! Outra dificuldade será tornar o projeto low cost ao máximo, o que tornará tudo mais duro e difícil. As pernoites serão quase na sua totalidade em acampamento selvagem ao lado da moto e nos locais de altitude poderei encontrar temperaturas negativas e neve.

A viagem terá a duração de 4 meses, já a contar com muitos imprevistos que sem dúvida irão surgir, muita cultura e muita aventura, tudo para tentar alcançar algo que um português nunca realizou e deixar uma pequena marca na história deste tão glorioso país. Só quero levar a nossa cultura mais longe e poder representar o meu país por este mundo afora!

O meu grande desafio nesta viagem vai além dos quilômetros que irei fazer.

Mudar o meu olhar sobre a vida, inspirar outras pessoas a enfrentarem o desconhecido e compartilhar o bem com aqueles que atravessarem os meus caminhos são algumas das minhas maiores missões. O mais importante não é chegar, mas sim aproveitar o caminho! Sair da tenda com o desejo de aproveitar cada instante, de aprender com cada obstáculo que surja e vivenciar cada quilômetro passado como se fosse o último. Assim, chegar ao destino final não é o grande objetivo, mas sim uma das etapas da minha jornada.

Esta é a base do projeto para alcançar o meu objetivo de ser o primeiro português a realizar uma viagem desta dimensão numa moto de tão baixa cilindrada. Passar a cordilheira dos andes em pleno inverno - chega a atingir mais de 5000 metros de altitude e sem estrada pavimentada - será somente um dos pequenos obstáculos a tantos desafios que serão impostos a esta pequena máquina.

Viagem de moto america do sul

Mais Detalhes – Volta à América do Sul de 125cc

  • Moto: 125cc a 4 tempos
  • Distância a ser percorrida: Cerca de 20000 km
  • Duração: cerca de 4 meses
  • Partida: Florianópolis – SC, Brasil - Junho de 2018
  • Chegada: Caracas - Venezuela - outubro de 2018
  • Países: Todos os países da América do Sul com passagem por estrada (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Equador e Venezuela)
  • Capitais: 8 Capitais (Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, La Paz, Quito, Lima, Bogotá e Caracas)
  • Locais e objetivos/principais: Mendoza (das melhores zonas de vinho), Parque Aconcágua, Christ of the Andes, Cordilheira dos Andes, Deserto do Atacama, Humberstone (cidade fantasma), Machu Pichu (uma das 7 maravilhas do mundo), Estrada da Morte (estrada mais perigosa do mundo), Lago Titicaca (lago navegável mais alto do mundo), Salar de Uyuni (maior salar do mundo), Foz do Iguaçu, visita à Amazônia Boliviana (Amazônia, o pulmão do mundo), Quito, Zona de Pablo Escobar em Medellín, a famosa capital da Venezuela...
  • Pernoites: Acampamento selvagem ao lado da moto e muito pontualmente, se necessário, hostel’s (pois nas capitais e cidades grandes torna-se complicado acampar). Possibilidade também de se realizar Couchsurfing em algumas zonas. Objetivo máximo Low Cost.
Viagem de moto america do sul 1
Meu nome é André Sousa, sou Português, tenho 22 anos, sou um super apaixonado por motos e faço o campeonato nacional de Velocidade 600cc em Portugal e Espanha. A minha equipe (Clube Motorizado do Troço) tem duas motos com que compito: MV Agusta F3 e Triumph Daytona 675.

Relato de Viagem de Moto

Comentários (10)

This comment was minimized by the moderator on the site

ola. boa tarde... so agora estou lendo o relato de sua aventura. tbm sou motociclista por paixão, moro no estado de roraima, conheço um pouco do peru, bolivia e venezuela por onde ja rodei encima de 2 rodas... se eu poder lhe ajudar... ou dar algum apoio se for passar pelo estado de roraima, terei o amior prazer em lhe ajudar whatsapp +5595981138966 dario

This comment was minimized by the moderator on the site

Tem instagram?

This comment was minimized by the moderator on the site

Tenho sim Carol! Instagram: andre.sousa.111

This comment was minimized by the moderator on the site

Boa tarde, seria de grande valia se você pudessem me informar uma seguradora que faz seguro carta verde para entrar na argentina, planejei uma viagem para la neste mês de março porem por ter uma moto 125 cc nenhuma seguradora ta aceitando fazer esse seguro pra mim, todas informam que a moto precisaria ter ao menos 400 cc e isso inviabilizaria minha viagem, se puder me ajudar ficarei extremamente grato.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá André, como vai? Pretendes fazer vlog diário dessa aventura, já tens page no youtube ou intagran para acompanharmos?
Abraço.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá Pedro, tudo bem amigo! E com você? Irei publicar tudo da viagem no meu instagram pessoal que irei adaptar na altura da viagem.
Instagram: andre.sousa.111
Abraço

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá André! Gostaria de te acompanhar de Porto Alegre até Buenos Aires! É possível? Tenho uma CG 125.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá amigo Alisson,
Claro que sim! Vamos falando!
Meu Whatsapp: +351913027556
Abraço

This comment was minimized by the moderator on the site

Conte comigo no que eu puder te orientar, desejo-lhe sucesso na viagem, forte abraço. Otavio - Gugu - Taubaté / SP

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá amigo José Otávio, muito obrigado pela sua disponibilidade e ajuda! Aqui deixo o meu facebook para estarmos em contacto: https://www.facebook.com/andre.sousa.71404
Abraço

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.