Entrar

Descobrindo o Havaí de Moto

  • Categoria: Estados Unidos

Havai 7

Há quem diga que a Rota 66 seja a estrada mais emocionante e sonhada por qualquer motociclista. Por convite do ViagemdeMoto.com, irei repassar minhas viagens alternativas, que parecem ser caras, mas sabendo programar, podem ser muito mais em conta que se imagina, e prazerosas, como vocês poderão verificar.

A minha primeira dica é o Havaí, sonho de todo surfista e espero que agora seja o sonho de todos motociclista. O Arquipélago do Havaí é composto por 19 ilhas e atóis, numerosos pequenos ilhéus e montes submarinos no norte do Oceano Pacífico, estendendo cerca de 2.400 km da Ilha Havaí no sul para o ponto mais ao norte, Ilha Kure. Excluindo o Midway, que é um território não-incorporado dos Estados Unidos, o arquipélago do Havaí forma o estado americano do Hawaii. Antes conhecido como Ilhas Sandwich, o estado recebeu o nome da maior ilha do arquipélago.

Lógico que este passeio não é para visitar todas as ilhas, mas apenas a principal, onde está localizada a capital Honolulu, que se chama Oáhu.

Honolulu fica na ilha mais habitada e estruturada para passeios de motos, com invejáveis estradas de asfalto. O perímetro total da ilha tem apenas 150 milhas, mas não pense que é pouco, pois existem milhares de pontos de parada, um mais convidativo que o outro.

Outro fator convidativo é que o Havaí é um dos estados americanos que o único item de segurança obrigatório para conduzir motos são os óculos, não sendo necessário o uso de capacete, o que permite curtir o passeio de moto em todos os sentidos, inclusive o olfato e a audição, que são usados enquanto você pilota por este paraíso, para escutar o som do mar e dos pássaros.

Este não é um passeio para o pessoal das motos esportivas. Apesar de apresentarem lindas e desafiadoras curvas para motos, numa velocidade mais tranquila você verá os pontos de parada com vistas indescritíveis e marcantes pela beleza em todo seu contexto, com o pacifico apresentando vários tons de azul, além de possibilidades infinitas para você parar e mergulhar neste mar convidativo de águas mornas.

Sobre a viagem

Não existem vôos diretos para o Havaí. A maioria dos vôos sai de Los Angeles com duração de cerca de 5 horas, por isso aproveite um ou dois dias na escala entre Las Vegas e a própria Los Angeles.

O melhor período de viagem para lá fica entre Maio e Outubro, quando é baixa temporada e tem muito sol e é fora da temporada de Surf, quando a ilha fica abarrotada de surfistas.

Onde alugar uma moto

Existem espalhadas na cidade vários pontos de aluguel de carros e motos, variando de Ferrari a Smart e de Scooter a Harley. E o seguro é bem baixo, porque na ilha não existem roubos de veículos.

Onde se hospedar

Existem milhares de hotéis espalhado por toda a ilha. Tente se hospedar o mais próximo da avenida beira mar Kalakaua. A noite acontece nesta avenida rica em lojas, restaurantes, bares e até shows.

Alem de hotéis, existem pousadas e Hostels. Fiquei em Pipeline, num Hostel, ao custo de apenas 20 dólares a diária com quarto exclusivo, bem decorado e limpo.

Em Pipeline existem supermercados, aluguel de acessórios de mergulho, ducha de água doce grátis em vários pontos, onde dá para você fazer um mergulho e retornar para o seu passeio.

Quer economizar? Existe em Honolulu uma rede de lojas de conveniência chamada ABC Store que, por fora, parece uma loja de souvenires e cadeiras de praia, inclusive há uma na badalada Avenida Kalakaua. Neste lugar vendem cervejas e vinhos gelados, lanches frios e quentes, saladas diversas e pratos prontos. No final da tarde eles fazem um saldão do que não foi vendido, além de doces que foram feitos no dia, despencando os preços abaixo da metade. É um bom lugar para você comprar seu café da manhã ou sua alimentação para levar no passeio.

Pontos turísticos

A ilha toda é linda por si só, além dos conhecidos pontos turísticos, como Pearl Harbor, as praias de Waikiki e Pipeline Banzai, o Aquário de Honolulu, bem como muitos outros. Vale a pena se perder, pois encontrará com surpresa mais um ponto que merece ser visto. Não se preocupe, a distância maior de um ponto a outro da ilha não ultrapassa 90 km e todas as estradas são interligadas, veja no mapa.

Não existem pedágios e você pode estacionar sua moto em muitos lugares, inclusive sobre a calçada. Na maioria dos parques a entrada de moto é grátis e, como sempre, tem sempre um bom lugar à sombra e próximo à entrada.

Além da estrada beira mar, existem três estradas internas numeradas como H-1, H-2 e H-3, que também têm vista ímpar. Elas passam por vales com florestas preservadas e túneis, mas não acelere, você irá perder alguma surpresa pelo caminho. E não tente perseguir uma Ferrari ou uma Corvete que te ultrapassar em qualquer parte que você for na ilha, talvez perderá o aroma que as plantações de abacaxi exalam.

Quer acelerar? Alugue uma moto que sai por cerca de 200US por período. Como bom brasileiro, chore e pechinche no aluguel de uma harley. Pegando a moto às 10 horas da manhã e retornando às 17 horas, irá pagar entre 100US e 300US a diária, dependendo do dia e período do ano.

Dica: deixe para andar de moto durante o dia, pois à noite o indicado é passear a pé pela linda avenida Kalakahuana, à beira mar, toda arborizada e enfeitada com as melhores lojas, como Louis Vuitton, Apple Store e dezenas de bares, do Hard Rock a um típico bar hawaiano, fora o tradicionai Lual Hawaiano que ocorre nas praias. Você pode também fazer um pit stop no shopping Ala Moama e há dezenas de bons restaurantes e bares, mas à noite dê folga à sua moto e vá a algum happy hour. Aconselho o Bumba Gump, que serve um excelente chope gelado, frutos do mar como aperitivos e um coquetel da casa com chope e tequila.

Comentários (1)

  1. VINICIUS TEIXEIRA

Parabéns pela trip camarada!

Belas dicas, jamais pensei no Hawaii, com seus depoimento já dá para começar a pensar ein...!
A custom amarela ficou chique ein!

Forte abraço e boas viagens.

Não existem comentários postados aqui ainda.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização