Entrar

Viagem pelo litoral do Uruguai

• Categoria: Uruguai

Viagem de moto UruguaiEm setembro de 2012, comprei uma Yamaha Midnight Star. Sempre gostei do estilo custon e achei a melhor relação custo/benefício nessa moto.

Após a compra, eu e minha mulher, Neiva, começamos a planejar nossa primeira viagem. Por ser nossa primeira aventura e como iríamos sozinhos, optamos por fazer um percurso já conhecido, fomos para o Uruguai. Planejamos entrar no país por Aceguá, indo até Colônia do Sacramento e, apartir daí, continuar pelo litoral rumo ao Chuí.

Moramos em Lontras, uma pequena cidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina. Da nossa casa até Colônia, percorreríamos em torno de 1200km. A primeira etapa faríamos até Santa Maria, onde mora meu irmão, dormiríamos lá e no outro dia continuaríamos a viagem. Nosso plano era viajar até onde desse e, antes de anoitecer, procurar um lugar para passar a noite.

Para planejar a viagem lancei mão de dicas de outros motociclistas mais experientes e da internet. Pesquisar em sites como o "Viagemdemoto.com" foi de grande valia.

Saímos de Lontras no dia 3 de janeiro, às 6h da manhã. Por volta do meio dia estávamos em Passo Fundo, onde almoçamos e continuamos a viagem. Chegamos em Santa Maria às 16h sem nenhum problema.

Viagem de moto Uruguai 01

Em Santa Maria houve uma alteração na rota planejada. Meu irmão resolveu acompanhar-nos de carro até Colônia e resolvemos entrar no Uruguai não mais por Aceguá, mas por Rivera.

Saímos rumo ao Uruguai no sábado, dia 5 de janeiro. Logo na saída de Santa Maria, pegamos muita chuva, com fortes ventos, uma verdadeira tempestade. Ao chegramos em Rivera, o tempo melhorou e não mudou até o final da viagem, e foi esse o único problema que enfrentamos até o final do percurso.

Chegamos em Colônia por volta das 19h, fomos para o hotel e à noite saimos para jantar. No outro dia fizemos turismo pela cidade, que é muito bonita.

Viagem de moto Uruguai 11

Colônia é uma cidade histórica. Era um enclave português às margens do Rio da Prata, na parte espanhola da América do Sul. Sua arquitetura, com ruas pavimentadas com paralelepipedos irregulares e casas estilo português, lembra muito as cidades brasileiras da fronteira do Rio Grande do Sul. A parte histórica, onde há um aglomerado de casas e uma fortificação do século XVIII, é muito parecida com cidades históricas brasileiras, como Ouro Preto.

Pernoitamos mais uma vez na cidade e, no outro dia, fomos em direção a Montevidéo, que fica a 170 km de distância. Em Montevidéo procuramos um hotel e depois fomos passear pela cidade.

No outro dia, nos despedimos do meu irmão e do sobrinho, que retornaram para o Brasil, e continuamos a viagem em direção a Punta del Este. Como haviam nos prevenido que Punta era uma cidade cara, resolvemos pernoitar em Piriápolis, um bonito balneário distante uns 15 minutos.

Conhecemos Piriápolis, suas praias, sua marina e fomos para Punta del Este. Chegando lá, almoçamos e fomos conhecer a cidade, que realmente é muito bonita. Não é por nada que carrega a fama de ser o mais charmoso balneário da América do Sul. Vale a pena conhecer Punta del Este e, apesar do preço ser um pouco mais salgado, me arrependi de não pernoitarmos lá. Voltaremos em outra oportunidade para ficar lá, conhecer melhor suas praias e suas atrações noturnas. A cidade merece um capítulo só para ela nas histórias de qualquer viajante.

Continuamos nossa aventura em direção ao Chuí, que fica distante cerca de 250 km, onde pernoitamos. No Chuí, as atrações turísticas são os "Free Shopings", mas por estarmos de moto e termos limitação de espaço na bagagem, não pudemos comprar muita coisa. Os eletrônicos, perfumes e bebidas são bem baratos.

Viagem de moto Uruguai 08

Do Chuí fomos em direção a Pelotas, passando pelo banhado do Taim. Passamos a noite em Pelotas, de onde fomos para Laguna, depois retornamos para Florianópolis e, finalmente, Lontras.

No total, a viagem durou 10 dias. Foi muito boa, sem nenhum problema, apenas a chuva na entrada do Uruguai, que consideramos um batismo de nossa primeira aventura de moto.

O Uruguai é um país bonito e amistoso, fomos muito bem tratados. Na aduana, em Rivera, as autoridades exigiram apenas os documentos da moto, que devem estar em nome do condutor, e o RG ou passaporte, após isso não fomos mais importunados.

Não levamos nem pesos urugaios, eles aceitam Real ou cartão de crédito em todos os lugares. Um item que não deve ser esquecido é o GPS, de grande valia para transitarmos pelas cidades sem problemas. A moto deve passar por uma boa revisão antes da viagem, de preferência em oficinas credenciadas. Tomando esses cuidados, a viagem é muito prazerosa e a volta é tranquila. O Uruguai deixou boas lembranças e saudades.

Já estamos planejando a próxima. Bonito/MS, aí vamos nós ...

1. Fernando

Grande artigo xará. Acabei de programar a nossa viagem, eu e minha esposa na garupa do nosso triciclo. Sairemos de Curitiba dia 10 de dez e vamos passar a virada por lá. Serão 30 dias de viagem. Vamos passar pela lagoa dos patos, litoral RS. Depois vamos descer todo o litoral contornando todo o Uruguai até as thermas de Arapey. Voltar por Rivera. <br />Teu artigo me inspirou mais ainda a realizar a viagem dos meus sonhos. <br />Um grande abraço<br />Fernando

1. Adriana

Que linda a viagem! Adorei o post. <br />Fui buscar mais informação sobre as rotas do Uruguai e encontrei um site que ajuda a explicar como chegar nas principais praias do litoral uruguaio.<br /><br />http://www.brasileirosnouruguai.com.br/rocha<br />http://www.brasileirosnouruguai.com.br/maldonado<br /><br />Também tem dicas sobre as leis de trânsito no Uruguai. <br />http://www.brasileirosnouruguai.com.br/ ... C3%A2nsito<br /><br />Fica a dica

1. Cláudio Andrino Fanaya

Parabéns a voces dois pela linda viagem!<br />Eu e minha esposa acabamos de comprar uma Midnight Star 2013, preta. Achei a moto excelente! Boa dirigibilidade, conforto, beleza e um motorzão de causar inveja a muitas motos de grande cilindrada.<br />Também viajamos para Punta del Este com uma GR250 (Vthunder) (ver blog) e no ano seguinte fomos a Piriápolis e Montevideo com uma Shadow 600. Na verdade, nos decepcionamos um pouco com Punta. Come mal e paga-se muito! Ficamos no Amsterdan Hotel. Piriápolis é linda e tem uma gastronomia invejável! Os preços também são muito acessíveis. Em março quase sempre vamos para Canasvieiras. Se quiserem algumas dicas ou trocar informações sobre viagens de moto, entre em contato por e-mail.<br />Um abraço!

1. Giovani Nicoletti

Neiva e Fernando,<br /><br />Parabéns pela bela viagem e pela iniciação ao maravilhoso mundo das motos !!!<br /><br />Giovani

1. TERRES

parabéns ao casal, eu e minha esposa estaremos fazendo essa viajem no ferido de pascoa, se alguem se habilitar nos contate. terres.rs@hotmail.com

1. Telmo Duarte

Estamos organizando um passeio nos moldes do de vcs para setembro/2013 Saída de Blumenau a Montevideo mas passando por Mostardas-RS, São José do Norte e cruzando o canal para Rio Grande-RS, indo então a Montevideo. De Montevideo a idéia é atravessar o Uruguai até Bagé e fazer o retorno por Caxias, Lages e Blumenau. Calculamos Kms em torno de 3000Kms. Com certeza tirei algumas dúvidas nos seus comentários e gostei da sua forma de escrever a rotina, muito resumido mas com o que interessa. Se vc tiver algo mais que possa nos passar agradeço. E é isso aí amigo, viajar é muito bom e de moto então... Um abraço a todos...

1. Fernando B.A.    Telmo Duarte

Olá Telmo. Um item que esqueci de mencionar no meu relato é da necessidade de obter a " carta verde", que é um seguro exigido em viagens pelos países do Mercosul . Fale com seu corretor que ele lhe explica. <br />Pelo que tu escreveste, acho que moramos próximos, Lontras fica bem perto de Blumenau. Estou a disposição, se precisar entre em contato. Ah, outra coisa, sou natural de Bagé, conheço bem a região.<br />Um abraço.

1. sidnei da silva adornes

olá! navegando na net sempre procuro site sobre motos e viagens , e fiquei feliz em encontrar o relato de vcs viajando pelo uruguay, no mesmo período q eu meu amigo alvaro fizemos essa viagem, saimos dia 03 de 01 de 13 e entramos pelo chuy, fizemos o litoral primeiro os fortes de são miguel e sta. tereza, concordo punta del leste é linda passamos uma noite lá realmente é mais cara mas vale apena, depois montevideu e colonia 9 dias em duas mirage 250 cc o uruguay é lindo e seu povo muito amigo, zero problemas. um abraço!!!!

1. Olivio Feltrin

Gostei do seu relato da viagem que fizeram pelo litoral do Uruguai.<br />Quano forem para Bonito gostaria muito de ser informado para quem sabe uma companhia.<br />Obrigado.<br />Olivio

Carregar Mais

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.