Entrar

Viagem de Florianópolis a Machu Picchu

  • Categoria: Peru

Machu Picchu 06

Durante 33 dias, dois amigos motociclistas, Marcio Rolim Manoel e Samuel de Queiroz Moreira, de Florianópolis, SC, percorreram 10.500 km de estradas do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Peru para conhecer Machu Picchu. Eles utilizaram duas BMW R 1200 GS para atravessar a Cordilheira dos Andes, o Deserto do Atacama, conhecer Salta, o Lago Titicaca, La Paz, chegar ao seu destino e retornar de sua aventura.

Durante a viagem, que durou de 2 de agosto a 6 de setembro de 2008, eles tiraram belas fotos, algumas das quais estamos reproduzindo neste artigo, e postaram em seu blog, Viagem de Florianópolis a Machu Picchu, juntamente com vídeos e comentários. Para navegar, utilize o link existente no fim da página, à esquerda, chamado Mensagens mais recentes.

Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha"), também chamada "cidade perdida dos Incas",[1] é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.

Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais.

A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a histórica inca, tudo planejado para a passagem do deus sol.

O lugar foi elevado à categoria de Património mundial da UNESCO, tendo sido alvo de preocupações devido à interação com o turismo por ser um dos pontos históricos mais visitados do Peru.

Há diversas teorias sobre a função de Machu Picchu, e a mais aceita afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.

Fonte: Wikipédia

Comentários (10)

  1. Yago

Olá amigo,

É possível fazer essa viagem com um Honda Falcon 400?

  1. Rômulo Provetti    Yago

Olá Yago. É claro que é possível. Inclusive com motos menores que a sua. É importante você planejar bem sua viagem, principalmente com relação ao abastecimento, e leia relatos de outros motociclistas que fizeram essa viagem. Se não conhece, publiquei um livro sobre uma viagem de moto que fiz...

Olá Yago. É claro que é possível. Inclusive com motos menores que a sua. É importante você planejar bem sua viagem, principalmente com relação ao abastecimento, e leia relatos de outros motociclistas que fizeram essa viagem. Se não conhece, publiquei um livro sobre uma viagem de moto que fiz pela América do Sul, incluindo Peru: www.acaminhodoceu.com.br
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraços

Ler Mais
  1. Rafael

Parabéns pelo passeio e pelas fotos... O fotógrafo-motociclista matou a pau na qualidade e bom gosto das fotos.

  1. carlos cezar de souza

Valeu Márcio. Fazes por merecer a tua aposentadoria. Pijama? Prá que pijama se existe uma moto, não é mesmo? Fronteiras são quebradas e a aproximação dos homens acontece por existirem pessoas como vocês. Parabéns! Carlos Cezar_Floripa (ex Caixa)

  1. carlos cezar de souza

Parabéns Márcio, parabéns Samuel.

Márcio, só por esta viagem, acredito, valeu a tua aposentadoria e o sonho de adquirir a tua BMW R 1200. Não tenho dúvidas que, com estas máquinas, tudo ficou mais fácil. São pessoas como vocês, inspiradas em "Marco Polo" que quebram as fronteiras entre os...

Parabéns Márcio, parabéns Samuel.

Márcio, só por esta viagem, acredito, valeu a tua aposentadoria e o sonho de adquirir a tua BMW R 1200. Não tenho dúvidas que, com estas máquinas, tudo ficou mais fácil. São pessoas como vocês, inspiradas em "Marco Polo" que quebram as fronteiras entre os homens de bem. Parabéns e um forte abraço do Carlos Cezar_Florianópolis (ex Caixa).

Ler Mais
  1. adilson ferreira machado

Parabéns amigos, vc realizaram a viagem dos meus sonhos... Fotos espetaculares e texto que te levam pelas estradas, além de bastante elucidativo. Vocês por acaso viram a recente reportagem da Globo News sobre a rodovia Transoceânica, que liga o Acre ao Pacífico, passando por Cuzco... Me pareceu...

Parabéns amigos, vc realizaram a viagem dos meus sonhos... Fotos espetaculares e texto que te levam pelas estradas, além de bastante elucidativo. Vocês por acaso viram a recente reportagem da Globo News sobre a rodovia Transoceânica, que liga o Acre ao Pacífico, passando por Cuzco... Me pareceu uma opção bastante viável. Abraço

Ler Mais
  1. Roseane

Que viagem maravilhosa e espírito aventureiro!!! Paisagens belíssimas!
Roseane

  1. Jose Adailton dos Santos

Boa noite, fiquei arrepiado pelas fotos,pois estou me preparando para conhecer este belo e magnifico lugar. Estou prevendo sair em janeiro de 2013 junto com um colega de infância, pois é o nosso sonho conhecer este belíssimo lugar. gostaria de mais informações de como fazer essa viagem, pois,...

Boa noite, fiquei arrepiado pelas fotos,pois estou me preparando para conhecer este belo e magnifico lugar. Estou prevendo sair em janeiro de 2013 junto com um colega de infância, pois é o nosso sonho conhecer este belíssimo lugar. gostaria de mais informações de como fazer essa viagem, pois, tenho pouca experiência em viagens de longa distância.
Um abraço. Adailton.

Ler Mais
  1. Denise Scheidt

Aos queridos Marcio e Samuel....parabéns por esta bela viagem de aventura., o espirito de viajar é o que nos mantém muito Vivos!

Seja o primeiro a comentar este artigo.
Carregar Mais

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização