Realização de um sonho de Augusto Cesar Pires que, por mais trinta e cinco anos, procurou resgatar e restaurar veículos antigos motorizados de duas rodas, o Museu Rodas do Tempo em Pirenópolis, goiás, reúne motocicletas, bicicletas motorizadas, scooters e veículos com mais de duas rodas que possuem motorização de motocicleta ou scooter.

A coleção começou no Estado do Rio de Janeiro e no início da década de 1980 foi para Brasília, devido à transferência de Augusto para a Capital Federal por motivo de trabalho. Em 2009 a coleção foi transferida para Pirenópolis já dentro da proposta do Museu Rodas do Tempo. Ao final de outubro de 2010 foi aberto o Museu.

Hoje uma das maiores coleções particulares de veículos antigos de duas rodas existente no Brasil, o Museu tem em seu acervo motocicletas das marcas Indian, Rokon, Harley-Davidson, BSA, Matchless, Ariel, Velocette, BMW, DKW, Rabeneik, Guzzi, Ducati, Mondial, Minarelli, Honda, Yahama, Suzuki e até a brasileira Amazonas, dentre outras.

Além de motocicletas e bicicletas, o visitante pode conhecer também uma coleção de brinquedos antigos à corda de décadas anteriores a 1980.

Pirenópolis

A cidade de Pirenópolis faz parte do Pólo do Ouro do Estado de Goiás. Esta região, situada no centro do Estado em sentido leste-oeste, serviu de rota para os bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil em expedições no século XVII, em busca de riquezas minerais e do conhecimento deste vasto território ainda desconhecido, abrindo novas rotas e povoando recantos até então inóspitos do cerrado brasileiro. Justamente por essa característica histórica, os municípios do Pólo do Ouro viveram um período de grande desenvolvimento e riqueza, presentes até os tempos atuais nas cidades e edificações que persistiram à ação do tempo e foram preservadas como patrimônio histórico mundial (Goiás) ou nacional (Pirenópolis).

O município de Pirenópolis é um dos destinos mais procurados atualmente no Estado de Goiás e os seus principais atrativos são o seu polígono de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o Theatro Pirenópolis, a Matriz de Nossa Senhora do Rosário e as Igrejas de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora do Carmo. Em 15/04/2010 a Festa do Divino Espírito Santo, realizada todos os anos, foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Em Pirenópolis, cachoeiras, trilhas e matas naturais tem atraído o turista para a região.

O Museu Rodas do Tempo está localizado na Av. Prefeito Luiz Gonzaga Jayme nº 172, Alto do Bonfim Pirenópolis-GO.

Visite o site do Rodas do Tempo e conheça mais um pouco da história deste museu (www.rodasdotempo.com.br)

Comentários (3)

This comment was minimized by the moderator on the site

Que lindas motos,
lindo lugar

This comment was minimized by the moderator on the site

This comment was minimized by the moderator on the site

espetacular!!!!!!!!! local agradável, limpo, organizado e de muita história. parabéns ao professor Cesar Augusto e equipe!

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Motos Adventure - expedição de moto pelo mundo

Livro sobre viagem de moto até o Atacama