Decidi fazer uma viagem de Fortaleza (CE) para Parnaíba (PI), sozinho, em uma moto de 150cc (Titan EX) com 4 anos de uso. Mas quando procurei, não achei nenhum registro com dicas desse trajeto, então gostaria de contar minha experiência.

Saí de Fortaleza às 6h20 em direção a Luís Correia (PI), num trajeto de 470 km. Passei pela CE-085 saindo de Caucaia e fiz minha primeira parada em Itarema (CE), depois de 204 km percorridos. Fiz um lanche rápido no mercado local e aproveitei para esticar as canelas. Depois de 30 minutos segui viagem passando por algumas cidades como Cruz, Acaraú e chegando a Jijoca de Jericoacara (282 km), onde parei para abastecer com gasolina por um bom preço.

Viagem de moto Fortaleza Paraniba

Segui em direção à divisa do Ceará com o Piauí. Chegando a Barroquinha (391 km) pela CE-085, que passa por dentro da cidade, resolvi tomar uma água de coco no quiosque do senhor Ananias que fica em frente ao posto de combustível.

Seguindo estrada, agora pela BR-402, vi muitas pedras enormes surgindo no horizonte. Chegava a Chaval (405 km) última cidade do Ceará antes de chegar ao Piauí. Na divisa, parada para foto da placa de sinalização e mais quilômetros pela frente.

Viagem de moto Fortaleza Paraniba

Continuei pela BR-402 e depois passei pelos municípios Piauienses de Cajueiro da praia, Carapebas e Barra Grande. Percorri 65 km até chegar ao Hotel SESC Praia em Luís Correia.

Durante o dia eu curti as praias e a tranquilidade da cidade e à noite fui curtir a badalada de Parnaíba, 14 km distante.

Em Parnaíba recomendo comer a divina torta de caranguejo do restaurante Caranguejo Expresso, que fica no Espaço Cultural, à beira do rio. O pôr do sol na praia de Coqueiro em Luís Correia é maravilhoso. Fiz também o passeio do Delta, que sai do porto dos Tatus. É a cereja do bolo dos passeios da região. Fui pela empresa Igaratur.

Viagem de moto Fortaleza Paraniba

A volta foi pela mesma rota da ida, com paradas em Itarema (267 km), almoço em Acaraú (226 km) e Paraipaba (376 km), onde recomendo tomar a melhor água de coco do Ceará.

Entre as praias de Maramar e Coqueiros, onde existem algumas dunas, é melhor ter cuidado, pois a areia chega a cobrir uma faixa da pista.

Viagem de moto Fortaleza Paraniba

Por fim, minha casa, em Fortaleza.

Durante uma viagem de moto é importante ter a moto revisada, documentação em dia, pneus calibrados e tanque cheio, para ficar despreocupado em relação abastecimento nas estradas e preço do combustível, que pode ser mais caro na estrada. É muito importante também saber a autonomia da moto para programar as paradas para tomar água, abastecer e comer algo.

Viagem de moto Fortaleza Paraniba

Deixo uma dica: não importa o tamanho, o modelo ou a marca da moto, o importante é ter vontade e ir para o destino respeitando os seus limites e da sua moto.

Boa viagem

Detalhes da viagem - De Fortaleza ao Delta do Parnaíba de moto

Motociclista: Francisco Robson da Costa Viana
Moto: Honda Titan EX 150cc ano 2014
Estados brasileiros percorridos: Ceará e Piauí
Distância percorrida: 938 km (ida e volta)
Duração: saída na sexta-feira e retorno na segunda-feira

Comentários (1)

This comment was minimized by the moderator on the site

Bela viagem!

É isso mesmo, camarada!
Independente do tamanho da moto temos que viajar.
Teremos sempre estória pra contar.
Conheço muitos que possuem motos acima de 50.000,00 que não viajam; quando decidirem já não poderão mais com a moto.
Na próxima estique até os lençóis maranhese ( de Parnaíba vá para Tutoia, Paulino Neves (estrada de chão) e Barreirinha, entrada dos lençóis.

Abraços!

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.