Entrar

5 roteiros de viagem de moto para quem ama arquitetura

  • Categoria: Mundo

arquitetura

As viagens são grandes sonhos para os amantes das motocicletas. Afinal, basta uma boa companhia e boas estradas para desbravar outros estados, outros países, buscar locais com facilidade de acesso e o prazer que só uma moto consegue proporcionar. Combinado a isso, também está o visual, que muitas vezes é o principal atrativo desses lugares, com destaque para quem admira a história e a arquitetura das cidades visitadas.

O Brasil é destaque nas paisagens e também em projetos arquitetônicos inovadores, como alguns que podem ser vistos aqui.

Selecionamos cinco regiões do mundo onde pode-se fazer uma bela viagem de moto e aproveitar ao máximo os diferentes projetos e construções de cada local.

Minas Gerais

É um dos maiores Estados brasileiros e nele é possível encontrar, em cada cidade, um pouco de história. Forte na economia e na cultura, Minas Gerais possui um grande pólo de atração de turistas: as cidades históricas. Ouro Preto, Congonhas, Brumadinho, Ouro Branco, Mariana, Santa Bárbara, Sabará, Tiradentes e São João Del Rei não podem deixar de entrar no roteiro.

O tempo parece passar em outra velocidade no Estado, o que faz com que o visitante também aprecie com calma os anos de história, e toda a arquitetura e arte presentes.

No total, a visita pode chegar até a um mês só nesse roteiro mineiro. Vale a pena incluir na viagem uma visita a Inhotim, que fica próximo a Belo Horizonte. Por lá, é possível encontrar o melhor da arte contemporânea e uma estrutura que surpreende qualquer turista nacional ou internacional.

Rio e São Paulo

Um roteiro nacional que não cansa em termos de encanto fica entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro - capitais próximas, mas totalmente distintas. A viagem é curta e leva cerca de seis horas de moto. As boas condições das estradas são favoráveis, e o passeio pode ser feito até mesmo em um feriado ou final de semana. Vale a pena realizar o comparativo entre a arquitetura das duas cidades, principalmente indo aos centros históricos de ambas.

Em São Paulo, as motos podem levar a regiões centrais ou a pontos um pouco mais distantes, onde é possível encontrar obras de arquitetos renomados. É o caso do Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer; a Igreja da Sé; a Avenida Paulista; o famoso MASP; e os destaques de obras importantes realizadas por arquitetos da prestigiada Escola Paulista, de influência brutalista. Já no caso carioca, é indispensável visitar pontos históricos do Centro e também procurar boas inspirações em Santa Teresa. Outros locais importantes são o Aterro do Flamengo, Marina da Glória e o Museu de Arte Moderna (MAM Rio).

Europa Oriental

Muito destaque é dado para os pontos turísticos da Europa Ocidental, como França e Inglaterra, mas também existem diversas opções turísticas e arquitetônicas na Europa Oriental. Por lá, um visual incrível e bons preços aguardam quem se aventura, e diversos passeios são possíveis, incluindo na Rússia.

O Leste Europeu é marcado por uma grande influência do Ocidente, mas também por uma profunda relação com países da Ásia e do Oriente Médio. Sua arquitetura é uma convergência dessas duas correntes, feita de forma bela e admirável, seja em países mais ao leste, como Hungria, Croácia e República Tcheca; seja em países mais distantes como Romênia, Bulgária, Ucrânia, Polônia, chegando até mesmo à Grécia.

É possível percorrer diversos destinos de moto, principalmente em épocas mais quentes, tornando a viagem mais segura e agradável, graças ao calor mais ameno em algumas dessas localidades. Talvez seja interessante observar a climatologia a evitar o período de muita chuva.

O passeio é válido para conhecer os locais que foram influenciados pelo Império Otomano e Bizantino. As paisagens com certeza não decepcionarão quem já chega com sede de aventura.

Norte da África

Pode parecer impossível, mas uma viagem de moto pelo Norte da África é uma das melhores opções de deslocamento, justamente porque o visitante fica mais livre e independente para traçar seus próprios roteiros e não depende do transporte público. As estradas são mais precárias, por isso é importante pesquisar bem os destinos desejados para que seja possível realizar o percurso no tempo previsto.

As atrações arquitetônicas são inúmeras, com grandes edifícios de influência árabe, que deixam qualquer um de queixo caído. E o melhor: com a moto é possível visitar regiões mais distantes dos grandes centros e conhecer mais sobre o estilo de vida e a cultura da região. Entretanto, algumas estradas apresentam um maior grau de dificuldade. Um bom roteiro pode ser passar pelas cidades do Marrocos, desde Marrakesh até vilarejos do interior, com garantia de belas paisagens. A moto tem de estar preparada e ser de um modelo que se adapta aos diferentes terrenos.

Norte da Índia

Um roteiro que pode parecer exótico ao primeiro olhar, mas é riquíssimo em arte e cultura, é passar pelas cidades indianas, que possuem diversos pontos turísticos e boas opções para quem deseja mergulhar fundo na história do país e de uma das sociedades mais antigas e cheias de sabedoria de todo o mundo. A moto é o melhor veículo para percorrer diferentes locais, desde as ruas agitadas de Nova Déli e Mumbai até as cidades ao norte, mas com muita atenção, pois o trânsito costuma ser confuso nas cidades maiores e em algumas estradas.

Por lá, é possível encontrar grandes tesouros da humanidade, como o Taj Mahal, na cidade de Agra - um dos edifícios mais belos do mundo, construído como uma imensa prova de amor. Outros exemplos são os fortes Junagarh e Amber, localizados no Rajastão; e Jaisalmer, próximo ao Paquistão, que foram grandes construções dos tempos dos Marajás. Outro lugar imperdível é Hawa Mahal, o Palácio dos Ventos, em Jaipur.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização