Entrar

De Salvador ao Chile

• Categoria: Chile

Viagem de Moto ChileSaí de Salvador no dia 26/1/2013 passando por Montes Claro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Foz do Iguaçu, por onde entrei na Argentina no dia 02/02/13, passando por Paso de los Libres, Federal, Paraná (Arg), Córdoba e Mendoza. Deixei Mendoza no dia 06/02/13, atravessando a Cordilheira dos Andes.

Estavam reformando a curvas da estrada que atravessa a Cordilheira, de modo que limitaram o fluxo para um sentido de cada vez em meia pista, sendo das 08h00 às 20h00 para descer e de 20h00 às 08h00 para subir.

Cheguei em Santiago do Chile por volta das 14h30 do dia 6/2, fui até o hotel, deixei a moto e bagagem e fui até o aeroporto buscar a minha esposa, que chegaria às 18h30.

Passamos cinco dias fazendo turismo na região e aproveitamos para irmos de moto até a costa do Oceano Pacifico - Valparaíso e Viña del Mar.

Viagem de Moto Chile

Saí de Santiago no dia 12/02/13, já sem a minha esposa, que tinha retornado ao Brasil no dia anterior.

Antes de sair, fiquei sabendo que a fronteira que havia passado na vinda estava fechada por causa de uma barreira que havia caído, tendo que ficar fechada durante cinco dias. Então, desci para o sul do Chile até Talca e segui em direção a uma fronteira próxima de San Clemente. Tomei um susto quando vi uma fila infinita de veículos esperando para passar na tal fronteira. Cheguei por volta das duas horas da tarde e só consegui passar por volta das 20 horas. Passei por uma estrada com 70 km de rípio. Os carros levantavam um pó que tornava a estrada sem visibilidade. Os pisca alertas ligados ajudavam a seguir em frente, ufa!! cheguei na primeira cidade Argentina (Marlague) por volta das 23 horas. abasteci e fui tentar comer e beber alguma coisa para depois procurarar um lugar para dormir.

Dia 13/02 saí por volta das 7 horas em direção a Santa Rosa, na provincia de la Palma. No dia seguinte, segui em direção a Buenos Aires. Já era uma quita-feira e eu tinha que fazer a revisão da minha BMW. Tinha a intenção de viajar no domingo. Cheguei a tempo de receber a moto prontinha na sexta-feira à tarde.

Liguei o para Ricardo, um amigo de Salvador que também estava em Buenos Aires, viajando de moto com a esposa. Saimos para jantar e conhecer os pontos turísticos da metrópole portenha.

Dia 17/02 eu e o Ricardo atravessamos para o Uruguai pelo Buquebus até Colônia de Sacramento e Montevidéo.

Dia 18/02 saimos para Punta del Este, onde dormimos e nos separamos, pois o Ricardo precisava chegar em São Paulo em três dias e eu ainda tinha meus nove dias pra chegar em casa, rsrs.

Dia 19/02 segui para a fronteira do Uruguai com o Brasil na cidade de Jaguarão e de lá até Porto Alegre. Dia 20/02 fui em direção a Gramado. A intenção era ficar dois dias na cidade, mas a chuva não deixou. Dormi e segui em frente até a cidade de Registro, já em São Paulo. A previsão era de muita chuva em todo litoral do RS/SC/PR, sem falar dos marginais em SC queimando ônibus. Achei mais seguro não arriscar.

Dia 21/02 saí de Registro direto para capital paulista. Fui até a Rua General Osorio trocar o pneu trazeiro da moto, pois a segurança já estava comprometida. Troquei e segui direto para a Serra do Mar, chegando em Caraguatatuba ainda a tempo de tomar um bom banho de piscina e conhecer a cidade, que achei linda!

Dia 22/02 passei pela Rio - Santos, passando em Ubatuba, Mangaratiba, Paratí e Angra indo dormir em Campos, RJ. Dia 23/02 sai de campos e continuei em direção à minha terra, parando em Prado e Curumuxatiba/BA, ficando dois dias na cidade. Dia 25/02 fui para Porto Seguro, onde fiquei também por dois dias. Dia 27/02 fui direto para casa, pois a saudade já era muito grande.

Foram 33 dias e 12.803 km percorrido em estradas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

Desejo a todos que ficaram sabendo um pouquinho da minha viagem, que também fraçam uma viagem como esta, pois vocês jamais esquecerão. Todos podem, é só fazer uma boa programação.

MAIS DETALHES – de Salvador ao Chile

Distância total percorrida: 12.803 km
Duração: 33 dias
Saída de Salvador: 26 de janeiro de 2013
Retorno a salvador: 27 de fevereiro de 2013
Moto: BMW F800 GS
Estados brasileiros percorridos: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Países Percorridos: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai
Roteiro de ida: Salvador, Montes Claro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Foz do Iguaçu, Paso de los Libres, Federal, Paraná (Arg), Córdoba, Mendoza e Santiago
Roteiro de volta: Marlague, Santa Rosa, Buenos Aires, Montevidéo, Punta del Este, Porto Alegre, Gramado, Registro, Caraguatatuba, Campos, Curumuxatiba, Porto Seguro e Salvador

Marcondes Tavares
Moto BMW F 800 GS

1. Amauri

Olá Marcondes! Creio que você já deve estar com muita vontade de outras viagens, caso não tenha feito outras.

Eu também fiz uma grande viagem no final de 2013, entre Londres e a Índia, e, a esta altura, já estou querendo fazer outra grande viagem de moto. Desta vez, aqui pela América do Sul. Depois de mande seus contatos (whatsapp), para que possamos trocar uma idéias, valeu?!

1. Johnny

Oi amigo, parabéns pela viagem,só quem viaja de moto viaja de verdade, parabéns pelo relato e obrigado por partilhar dessa maravilhosa viagem.
Passou por minha terra natal (jaguarão) onde volta e meia vamos de moto por lá.
Um forte abraço e quando andar pelas bandas de Floripa, não esqueça de...

Um forte abraço e quando andar pelas bandas de Floripa, não esqueça de nos contatar.
Johnny e Nibia
viagensdemoto250.blogspot.com.br/

1. Marcondes Tavares    Johnny

Ola, Johnny
Passei sim já voltando para a boa terrinha, pode deixar que na próxima oportunidade faço um contato, obrigado pelo seu comentário.
um abraço,

1. Diego Coutinho Vieira Santiago

Olá Marcondes, parabéns pela viagem!!!
Sou de Valença interior da Bahia, estou programando um roteiro igual ao seu, porém, em uma Yamaha Fazer 250. Minhas dúvidas são referentes a documentação. Qual documentação devo levar para esta viagem? Mais uma vez parabéns pela aventura.

1. Motta

Olá amigo.
Belo relato de uma grande aventura.
Futuramente, em breve tempo, estarei realizando a minha, se Deus quiser.
vou precisar de suas dicas.
Abç
Motta

1. marcondes    Motta

Olá, Mota
Com certeza fará sim amigo e garanto que não vai parar mais de viajar, conte comigo no que for preciso.
Abçs,

1. Alejandro

A cidade argentina é Mendoza e ñ Mendonnnnza e a cidade chilena se chama Viña del Mar, saludos aew!

1. Marvondes    Alejandro

Concordo com você Alejandro o nome correto é MENDOZA e VIÑA DEL MAR deve ter sido no momento transcrever a historia, obrigado pelo comentário mesmo de forma crítica.

1. Vilgidasio Santana

Marcondes,
É de invejar a sua aventura, meus parabens!
Tenho uma moto igual a sua e sonho em realizar uma viagem dessa. Tenho receio com a comunicação, pois só falo Português, esta é a minha maior preocupação, estou certo pensando assim? Quais foram as suas?
Um forte abraço!

1. Vilgidasio Santana Grave    Marcondes

Ola, Marcondes,
Obrigado pelo retorno e assim que acontecer entrarei em contato. Abraço!

1. Poly

Parabéns Marcondes pela aventura, muito bom saber que os baianos estão se aventurando pelo cone sul, tira a imagem de que daqui é tudo longe.
Que venham muitas outras como essa.

1. Marcondes    Poly

Ola, Poly
Obrigado, nada é longe é só ter tempo e disposição,rsrs
Pode ter certeza que haverá outras.
Abraço,

1. CESAR PITANGA

Amigo Marcondes,
Estou planejando uma viagem dessa ( com minha esposa) para abril / maio 2015 ou 2016 Se Deus Deixar.

Também sou de Salvador e depois que trocar minha XRE por uma Tiger 800 ou mesmo uma V-Strom, provavelmente esse final de ano. Um ano antes da viagem vou começar o planejamento e o mais importante: Tentar encontrar pelo Brasil casais que queiram nos acompanhar nessa empreitada. Serão duas emoções ímpares: Uma a propria viagem em si e a outra será uma viagem dessas de aproximadamente 30 dias com pessoas totalmente estranhas mas com uma afinidades em comum.
Abraços e espero amntermos congtato por e-mail.

1. Marcondes    CESAR PITANGA

Olá Cesar

Melhor viajar com dólares e ir trocando nas fronteiras e casas de cambio também deve levar um cartão pré pago TRAVEL CARD do seu banco e ainda cartões de credito nossa moeda também é aceita por lá. Quanto aos preços é mais barato que no Brasil a nossa moeda está mais valorizada +- 2.4 ou seja 10,00 vale 24,00 pesos.
Alimentação comercial
não é cara, hotel também tem um preço baixo e se optar em ficar em Hostels fica bem mais barato e é de boa qualidade pra quem viaja solteiro. Tem apart compartilhados ou não. A impressão que eu tinha dos argentinos era de antipatia, não foi isso que encontrei por lá, claro que vai encontrar um caso aperte como aqui vc também encontra. No Chile foi que encontrei uns dois mal educados e grosseiros mas com pessoas que podemos dizer de pouca educação. A minha viagem foi muito boa e muito feliz
RECOMENDO vc vai voltar de bem com a vida.

Carregar Mais

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.