Saí de Salvador no dia 26/1/2013 passando por Montes Claro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Foz do Iguaçu, por onde entrei na Argentina no dia 02/02/13, passando por Paso de los Libres, Federal, Paraná (Arg), Córdoba e Mendoza. Deixei Mendoza no dia 06/02/13, atravessando a Cordilheira dos Andes.

Estavam reformando a curvas da estrada que atravessa a Cordilheira, de modo que limitaram o fluxo para um sentido de cada vez em meia pista, sendo das 08h00 às 20h00 para descer e de 20h00 às 08h00 para subir.

Cheguei em Santiago do Chile por volta das 14h30 do dia 6/2, fui até o hotel, deixei a moto e bagagem e fui até o aeroporto buscar a minha esposa, que chegaria às 18h30.

Passamos cinco dias fazendo turismo na região e aproveitamos para irmos de moto até a costa do Oceano Pacifico - Valparaíso e Viña del Mar.

Viagem de Moto Chile

Saí de Santiago no dia 12/02/13, já sem a minha esposa, que tinha retornado ao Brasil no dia anterior.

Antes de sair, fiquei sabendo que a fronteira que havia passado na vinda estava fechada por causa de uma barreira que havia caído, tendo que ficar fechada durante cinco dias. Então, desci para o sul do Chile até Talca e segui em direção a uma fronteira próxima de San Clemente. Tomei um susto quando vi uma fila infinita de veículos esperando para passar na tal fronteira. Cheguei por volta das duas horas da tarde e só consegui passar por volta das 20 horas. Passei por uma estrada com 70 km de rípio. Os carros levantavam um pó que tornava a estrada sem visibilidade. Os pisca alertas ligados ajudavam a seguir em frente, ufa!! cheguei na primeira cidade Argentina (Marlague) por volta das 23 horas. abasteci e fui tentar comer e beber alguma coisa para depois procurarar um lugar para dormir.

Viagem de Moto Chile

Dia 13/02 saí por volta das 7 horas em direção a Santa Rosa, na provincia de la Palma. No dia seguinte, segui em direção a Buenos Aires. Já era uma quita-feira e eu tinha que fazer a revisão da minha BMW. Tinha a intenção de viajar no domingo. Cheguei a tempo de receber a moto prontinha na sexta-feira à tarde.

Liguei o para Ricardo, um amigo de Salvador que também estava em Buenos Aires, viajando de moto com a esposa. Saimos para jantar e conhecer os pontos turísticos da metrópole portenha.

Dia 17/02 eu e o Ricardo atravessamos para o Uruguai pelo Buquebus até Colônia de Sacramento e Montevidéo.

Dia 18/02 saimos para Punta del Este, onde dormimos e nos separamos, pois o Ricardo precisava chegar em São Paulo em três dias e eu ainda tinha meus nove dias pra chegar em casa, rsrs.

Dia 19/02 segui para a fronteira do Uruguai com o Brasil na cidade de Jaguarão e de lá até Porto Alegre. Dia 20/02 fui em direção a Gramado. A intenção era ficar dois dias na cidade, mas a chuva não deixou. Dormi e segui em frente até a cidade de Registro, já em São Paulo. A previsão era de muita chuva em todo litoral do RS/SC/PR, sem falar dos marginais em SC queimando ônibus. Achei mais seguro não arriscar.

Dia 21/02 saí de Registro direto para capital paulista. Fui até a Rua General Osorio trocar o pneu trazeiro da moto, pois a segurança já estava comprometida. Troquei e segui direto para a Serra do Mar, chegando em Caraguatatuba ainda a tempo de tomar um bom banho de piscina e conhecer a cidade, que achei linda!

Dia 22/02 passei pela Rio - Santos, passando em Ubatuba, Mangaratiba, Paratí e Angra indo dormir em Campos, RJ. Dia 23/02 sai de campos e continuei em direção à minha terra, parando em Prado e Curumuxatiba/BA, ficando dois dias na cidade. Dia 25/02 fui para Porto Seguro, onde fiquei também por dois dias. Dia 27/02 fui direto para casa, pois a saudade já era muito grande.

Foram 33 dias e 12.803 km percorrido em estradas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.

Desejo a todos que ficaram sabendo um pouquinho da minha viagem, que também fraçam uma viagem como esta, pois vocês jamais esquecerão. Todos podem, é só fazer uma boa programação.

MAIS DETALHES – de Salvador ao Chile

Distância total percorrida: 12.803 km
Duração: 33 dias
Saída de Salvador: 26 de janeiro de 2013
Retorno a salvador: 27 de fevereiro de 2013
Moto: BMW F800 GS
Estados brasileiros percorridos: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Países Percorridos: Brasil, Argentina, Chile e Uruguai
Roteiro de ida: Salvador, Montes Claro, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Foz do Iguaçu, Paso de los Libres, Federal, Paraná (Arg), Córdoba, Mendoza e Santiago
Roteiro de volta: Marlague, Santa Rosa, Buenos Aires, Montevidéo, Punta del Este, Porto Alegre, Gramado, Registro, Caraguatatuba, Campos, Curumuxatiba, Porto Seguro e Salvador

Marcondes Tavares
Moto BMW F 800 GS

Comentários (32)

  1. Amauri

Olá Marcondes! Creio que você já deve estar com muita vontade de outras viagens, caso não tenha feito outras.
Eu também fiz uma grande viagem no final de 2013, entre Londres e a Índia, e, a esta altura, já estou querendo fazer outra grande viagem de moto. Desta vez, aqui pela América do Sul. Depois de mande seus contatos (whatsapp), para que possamos trocar uma idéias, valeu?!

  1. Johnny

Oi amigo, parabéns pela viagem,só quem viaja de moto viaja de verdade, parabéns pelo relato e obrigado por partilhar dessa maravilhosa viagem.
Passou por minha terra natal (jaguarão) onde volta e meia vamos de moto por lá.
Um forte abraço e quando andar pelas bandas de Floripa, não esqueça de nos contatar.
Johnny e Nibia
viagensdemoto250.blogspot.com.br/

  1. Marcondes Tavares    Johnny

Ola, Johnny
Passei sim já voltando para a boa terrinha, pode deixar que na próxima oportunidade faço um contato, obrigado pelo seu comentário.
um abraço,
Marcondes

  1. Diego Coutinho Vieira Santiago

Olá Marcondes, parabéns pela viagem!!!
Sou de Valença interior da Bahia, estou programando um roteiro igual ao seu, porém, em uma Yamaha Fazer 250. Minhas dúvidas são referentes a documentação. Qual documentação devo levar para esta viagem? Mais uma vez parabéns pela aventura.

  1. Motta

Olá amigo.
Belo relato de uma grande aventura.
Futuramente, em breve tempo, estarei realizando a minha, se Deus quiser.
vou precisar de suas dicas.
Abç
Motta

  1. marcondes    Motta

Olá, Mota
Com certeza fará sim amigo e garanto que não vai parar mais de viajar, conte comigo no que for preciso.
Abçs,
Marcondes

  1. Alejandro

A cidade argentina é Mendoza e ñ Mendonnnnza e a cidade chilena se chama Viña del Mar, saludos aew!

  1. Marvondes    Alejandro

Concordo com você Alejandro o nome correto é MENDOZA e VIÑA DEL MAR deve ter sido no momento transcrever a historia, obrigado pelo comentário mesmo de forma crítica.

  1. Vilgidasio Santana

Marcondes,
É de invejar a sua aventura, meus parabens!
Tenho uma moto igual a sua e sonho em realizar uma viagem dessa. Tenho receio com a comunicação, pois só falo Português, esta é a minha maior preocupação, estou certo pensando assim? Quais foram as suas?
Um forte abraço!

  1. Marcondes    Vilgidasio Santana

Olá, Vilgidasio
Fica tranquilo e pode fazer a sua viagem, tbm só fala o português e não encontrei problemas nenhum, claro que a comunicação é mais devagar porem nada de ficar assustado, rsrsrs.
Em algumas regiões da argentina a gasolina costuma faltar, tomei o cuidado de abastecer com pouca quilometragem, é só procurar boas informações nos postos por onde vc vai passando que não terá problemas, a minha viagem foi muito tranquila fiz uma boa programação e rodava uma media de 600 a 700 kms por dia e assim dava tempo de conhecer as cidades, chegando sempre por volta das 14:30 e 15:00hs.
Um abraço e espero noticias da sua viagem
Marcondes

  1. Vilgidasio Santana Grave    Marcondes

Ola, Marcondes,
Obrigado pelo retorno e assim que acontecer entrarei em contato. Abraço!

  1. Poly

Parabéns Marcondes pela aventura, muito bom saber que os baianos estão se aventurando pelo cone sul, tira a imagem de que daqui é tudo longe.
Que venham muitas outras como essa.

  1. Marcondes    Poly

Ola, Poly
Obrigado, nada é longe é só ter tempo e disposição,rsrs
Pode ter certeza que haverá outras.
Abraço,
Marcondes

  1. CESAR PITANGA

Amigo Marcondes,
Estou planejando uma viagem dessa ( com minha esposa) para abril / maio 2015 ou 2016 Se Deus Deixar.
Também sou de Salvador e depois que trocar minha XRE por uma Tiger 800 ou mesmo uma V-Strom, provavelmente esse final de ano. Um ano antes da viagem vou começar o planejamento e o mais importante: Tentar encontrar pelo Brasil casais que queiram nos acompanhar nessa empreitada. Serão duas emoções ímpares: Uma a propria viagem em si e a outra será uma viagem dessas de aproximadamente 30 dias com pessoas totalmente estranhas mas com uma afinidades em comum.
Abraços e espero amntermos congtato por e-mail.

  1. Marcondes    CESAR PITANGA

É isso aí, Cesar vc tem muito tempo para se programar quanto a companhia muito cuidado a convivência diária com pessoas que conhece pouco é complicado.
abraço,
Marcomdes

  1. CESAR PITANGA    Marcondes

Amigo Marcondes,
Qual o dinheiro que vc levou: Dolar, real ou moeda de cada país? levou em espécie, algum tipo de cartão ou cheque viagem? rapaz, e os preços das coisas por exemplo: Qto custa uma cerveja, uma refeição, um sanduba, hotel, pousada... E o tratamento que as pessoas lhe dispensaram?? Grato

  1. Marcondes    CESAR PITANGA

Olá Cesar
Melhor viajar com dólares e ir trocando nas fronteiras e casas de cambio também deve levar um cartão pré pago TRAVEL CARD do seu banco e ainda cartões de credito nossa moeda também é aceita por lá. Quanto aos preços é mais barato que no Brasil a nossa moeda está mais valorizada +- 2.4 ou seja 10,00 vale 24,00 pesos.
Alimentação comercial
não é cara, hotel também tem um preço baixo e se optar em ficar em Hostels fica bem mais barato e é de boa qualidade pra quem viaja solteiro. Tem apart compartilhados ou não. A impressão que eu tinha dos argentinos era de antipatia, não foi isso que encontrei por lá, claro que vai encontrar um caso aperte como aqui vc também encontra. No Chile foi que encontrei uns dois mal educados e grosseiros mas com pessoas que podemos dizer de pouca educação. A minha viagem foi muito boa e muito feliz
RECOMENDO vc vai voltar de bem com a vida.

  1. Wyle

Marcondes,
Parabéns pela tua viagem;
Aproveite sempre que puder para fazer muitas outras, pois há muitos lugares para serem vistos neste Brasil e fora dele.
Abraços,
Wyle

  1. Marcondes    Wyle

Obrigado, Wyle temos sim lugares lindos

  1. Ruiter Franco

Gde Marcondes!!
Estou feliz em ler seu relato de viagem programada a 1 ano praticamente, onde a principio teria companhia, e acabou indo em "Voo Solo". Parabéns pelo belo e saudável desafio.
Gostei de saber que encontrastes o Ricardo em BA.
Parabéns mais uma vez.

  1. Marcondes    Ruiter Franco

Valeu, Ruiter um forte abraço

  1. paulo crucillo

parabéns, gostaria de saber o máximo possível dos acessórios e as maiores dificuldades. tenho uma nc 700 e quero fazer uma viagem de poa rs até o chile.
abraços.

  1. Marcondes    paulo crucillo

Ola, Paulo
A sua moto é muito boa para essa viagem, se for sozinho só precisa de um baú trazeiro e uma mala de tanque, ferramentas, câmara de ar, documentação completa e etc. Cara é só pegar estrada e pronto, manda vê..., rsrs
abraço,
Marcondes

  1. Rodrigo

Também gostaria de saber sobre os equipamentos, principalmente as bolsas gift, aguentaram o tranco?

  1. Marcondes    Rodrigo

oi, Malco
Minha moto foi toda original, apenas com uma bolha mais longa e GPS, quanto a bolsa Gift é de exelente qualidade
levei também um top case de 45 lts da givi, modelo com tampa de alumínio é ótimo, foi o bastante.
A moto é a ideal para essa viagem, muito boa, fui em final de janeiro e fevereiro retornando 27/02 é uma época quente, melhor seria abril/maio
um forte abraço
Marcondes

  1. Nixon Ferraz

ESTRADEIROS DO PARAISO E AI PARCEIRO MUITAS CURVAS EM, CURTIR AQUI OUVIDO AS MUSICAS DA BANDA ALPHAVILLE ,VIAJEI NO TEMPO LENDO SUA HISTORIA E ISSO MANO CADA VIAGEM UM CONHECIMENTO, MAIS EXPERIENCIA , CULTURA ADQUIRIDA , OUTRAS PESSOAS, NOVAS PAISAGENS NA MENTE ISSO E MUITO IMPORTANTE NA VIDA DE NOS , GOSTO MUITO DESTAS COISAS , ACIMA DE TUDO NOSSO DEUS, E NELE QUE INSPIRAMOS NOSSAS CORAGENS EM SAIR DO CONFORTO DE NOSSAS CASAS E ENFRENTAR OUTROS MUNDOS DESCONHECIDOS, SAO BARREIRAS MUITAS VEZES INQUEBRAVEIS PARA MUITOS , MARCONDES , SAO VIAGENS COMO ESSAS QUE NOS IMPULSIONAM AINDA MAIS PARA VENCERMOS NOSSAS DIFICULDADES DESSA VIDONA DE SONHOS , AINDA QUE MUITOS NAO SAO REALIZADOS , RESGATAMOS VALORES INASTIMAVEIS, O QUE VOCE PENSOU DENTRO DO SEU CAPACETE ESCREVERIA MUITOS LIVROS, ESSES VALORES DO CONHECIMENTO E DO ENTENDIMENTO PRINCIPALMENTE DOS SEUS FAMILIARES AS VEZES NAO TEM EXPLICAÇOES PARA NOS MOTOCICLISTAS, MAS E DO FUNDO CORAÇAO QUE GOSTAMOS MAIS E MAIS DESSAS PESSOAS QUE ESTAO SEMPRE DO NOSSO LADO . .. ESSA MENSAGEM FOI ESCRITA POR NIXON ROCHA FERRAZ , PRESIDENTE DOS ESTRADEIROS DO PARAISO AQUI DA CIDADE DE SAO JOAO DO PARAISO-MG, PROXIMO A VITORIA DA CONQUISTA -BA., NOSSO CONTATO E 38 3832 1615 OU 9971 2890, PASSANDO POR AQUI VISITE -NOS OK MANO EM BREVE VIAJAREMOS POR AQUELES LADOS EM 2014, QUE DEUS TE DE MUITAS VIAGENS OK......................

  1. Marcondes    Nixon Ferraz

:lol: Ola, Nixon
valeu pelas suas palavras, realmente foi uma experiência muito boa pra minha vida de motociclista,aprendi que é muito bom conhecer lugares e pessoas diferentes.
um forte abraço
Marcondes

  1. WALTER

show de bola Marcondes espero um dia fazer esse roteiro saindo Recife-PE
Forte abraço fica com DEUS.

  1. Augusto

Oi primo acompanhei sua viagem para o Chile via Facebook, realmente lugares muito bonito belas fotos, parabéns

  1. Malco

Marcondes,
Bela aventura. Fale um pouco dos acessórios que utilizou (quais e avaliação) e também sobre a época da viagem ( frio nos Andes)
Tenho também uma GS 800 e penso em fazer este roteiro.
Abs.

  1. Marco

Parabéns Marcondes. Excelente viagem, belas fotos e as dificuldades que viram boas histórias. Dizem os donos de BMW 800GS que pro asfalto é imbatível a qualidade dessa trail.
Grande abraço.

  1. Marcondes    Marco

Olá, Marco
Verdade, a moto é perfeita para uma viagem de aventura, deixa um pouco a desejar o banco, existe um outro banco com mais conforto no mercado

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.