Entrar

6º – Januária

Viagem de Moto Brasil

Se for fazer o trajeto desde Verdelândia até Mocambinho, na região de Jaíba, tenha cuidado e não passe à noite. Embora bonito, é perigoso. Para minha sorte, eu percorri os 8 km e cheguei a Itacarambi, onde tem a balsa, às 15h30 e os assaltos e roubos ocorrem a partir das 17 horas até o amanhecer.

Disseram-me que em toda a extensão do Rio São Francisco em Mocambinho, o pôr do sol é único. Infelizmente não consegui tirar foto porque o risco de tomar tiro ou ser assaltado é grande.

Viagem de Moto Brasil

No início da noite cheguei a Januária, onde encontrei uma terra linda e pessoas maravilhosas. Precisava pagar algumas guias e outras despesas, recarregar as baterias do corpo e do celular, então resolvi procurar uma pousada em Januária. Já tinha cinco dias que eu estava dormindo em barraca ou rede.

Viagem de Moto Brasil

Neste ponto minha viagem tomou um rumo inesperado de maravilhas. Gastei 25 reais na pousada, era um sábado e no domingo, em Bonito de Minas, tinha concurso público e por causa disso recuperei o dinheiro da pousada.

Bonito de Minas está distante 50 km de Januária. Os moto taxistas da cidade estavam cobrando 80 reais para levar as pessoas. Conversando com uma pessoa que faria o concurso, ele me disse que o menor preço que conseguiu foram 60 reais, então eu ofereci fazer por 50 reais. Fechamos negócio e ainda conheci o rio Catulé. Mas novamente tive um problema no suporte do baú, que era novo e quebrou.

Viagem de Moto Brasil

Conheci também uma família que roda todo o Brasil em um Fiat 147 amarelo, o Sr. Milton de 75 anos. Ele me ensinou que a vontade de viajar está no sangue. Ele dorme em rede e faz comida em posto de gasolina ou beira de estrada. Então compreendi que não é a marca ou o modelo do carro, mas a vontade e a coragem que conta.

Viagem de Moto Brasil

E descobri que se você não for uma pessoa que suja o lugar, será sempre bem vindo. Eu poderia dormir na beira do rio Catulé, sem pagar nada e fazer minha comida tranquilamente.

Viagem de Moto Brasil

Outra pessoa que conheci que também chamava Milton me deu dicas de outros lugares para conhecer, como o Pandeiros.

Viagem de Moto Brasil

No mesmo dia conheci também um senhor na pousada. Ele compreendeu o que eu queria, pena não lembrar do nome dele, mas minha viagem tomou um rumo inesperado, maravilhoso, cheio de aventuras de Minas até a Bahia.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização