Entrar

5º dia – Cachoeiras Sete quedas e do Cerrado

Viagem de Moto Brasil

Neste dia fui conhecer as Cachoeiras Sete quedas e do Cerrado. Saí de Janaúba e passei pela cidade de Porteirinha, que eu não recomendo, achei muito perigosa. Mas a cidade de Serranópolis de Minas me surpreendeu.

Existe uma placa advertindo para o risco de morte na entrada da barragem de Serranópolis de Minas. As pessoas sujam os locais, levam peso, mas não trazem o lixo de volta, ou seja, o único lixo que trazem de volta é elas mesmas. Desculpem-me, mas odeio farofeiros e pessoas que sujam a natureza.

Viagem de Moto Brasil

A Cachoeira Sete Quedas fica no Parque Estadual da Serra Negra e para chegar nela gasta entre 3 a 3h30 andando uma media de 5 a 6 km por hora. Fiz uma caminhada normal e gastei em torno de 2h40 porque já sou um pouco acostumado, mas não recomendo para quem não está acostumado a andar sob o sol.

Eu sempre calculei o meu tempo de caminhada da seguinte forma: se o percurso é plano, sem areão, gasto 15 minutos para percorrer 1 km ou mil metros. Já no mato, estabeleço entre 18 a 20 minutos para a mesma distância, lembrando que faço paradas de 5 a 7 minutos a cada 1 km.

Viagem de Moto Brasil

A paisagem é linda, hora andando em mata fechada, hora em campo aberto. Após a caminhada para Sete Quedas eu descansei e depois fui conhecer a Cachoeira do Cerrado.

Peguei informação qual era o melhor caminho e me informaram que pela estrada de terra eu economizaria quilômetros. Uma opção era ir de Serranópolis de Minas até Porteirinha com cerca de 30 km pelo asfalto e depois são mais 20 km de estrada de terra e gastaria quase 2 horas. De Serranópolis de Minas até a Cachoeira direto pela estrada de terra eram 40 km. Acabei percorrendo essa distância em 1h20.

Viagem de Moto Brasil

A Cachoeira do Cerrado é linda, não paga, mas cuidado, me deram muitas notícias de roubos acontecidos no lugar, assim como em Porteirinha, Bocaiúva e Montes Claros.

No final do dia eu voltei para Janaúba e dormi novamente no posto Rota do Sol.

Para tomar banho no posto tem que pagar. A opção é ir para a Praia do Copo Sujo e tomar banho de rio à noite. Muito indicado, mas tem muita muriçoca, mutum, pernilongo, etc.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização