Entrar

Viagem de moto até Rio Quente (GO)

  • Categoria: Brasil
Viagem de Moto até Rio Quente (GO)

Fizemos essa viagem de moto até Goiás para participar do 7º Moto Rio Quente, encontro de motociclistas que ocorreria no Rio Quente Resorts, na cidade goiana de Rio Quente. Seriam pouco mais de 700 km a serem percorridos em um único dia, atravessando boa parte da região oeste do Estado de Minas Gerais e um pequeno trecho de Goiás.

A viagem teve início numa quinta-feira, dia 25 de maio. Saímos por volta das 8h40 de Belo Horizonte pela Rodovia Fernão dias, a BR-381, passando por Contagem e Betim, para então pegar a BR-262, pela qual seguimos até a cidade de Araxá no Triângulo Mineiro. A BR-262 é uma estrada privatizada e tem seus primeiros 120 km em excelente estado de conservação, duplicada e com ótima estrutura até a cidade Nova Serrana (MG). O restante, apesar das praças de pedágio, é uma estrada simples, de mão dupla e com grande movimento de caminhões e automóveis Nesse trecho paramos para abastecer e fazer um lanche rápido em postos de beira de estrada nas cidades de Bom Despacho e em Araxá, com intervalos de aproximadamente 2h entre as paradas.

Viagem de moto Rio Quente (GO) - roteiro

Em Araxá pegamos a BR-452. Essa estrada corta Araguarí, onde tivemos que percorrer uma longa avenida com muitas irregularidades no asfalto e vários semáforos, quase todos fechados enquanto passávamos. Paramos para abastecer e lanchar também em Uberlândia. O GPS nos fez entrar indevidamente naquela cidade, nos fazendo perder um longo tempo. Ele também nos fez passar sem necessidade pela cidade de Caldas Novas em Goiás, um caminho mais longo e em obras, com muitos buracos e poeira.

Pouco depois das 19h chegamos ao Hotel Turismo, dentro do complexo do Rio Quente Resorts, tendo viajado uma pequena parte do trajeto à noite. Nos aguardavam na recepção do hotel a simpática equipe de comunicação do resort, composta pela Aline e Gláuce, que nos apoiaram durante a nossa estadia no resort.

Viagem de moto Rio Quente GO 38

Depois de instalados e com banho tomado, seguimos para o Hot Park, onde foi realizada a recepção aos participantes do Moto Casal Rio Quente na piscina de águas quentes, welcome drink no bar molhado e show com a excelente banda Old Chevy, que tem no repertório músicas dos anos 50 e 60. Fomos recebidos pelo Éverson Assunção e sua equipe do site Mototour, organizador do encontro.

O dia seguinte seria livre para conhecer e usar as instalações do Hot Park e do resort. Andamos muito pelo complexo, guiados pela Aline e Gláucia. Registramos muitas fotos, tanto da parte onde ficam as piscinas, lagos e brinquedos quanto da área preservada do cerrado. Relaxamos nas piscinas de águas quentes e passeamos na tirolesa, que tem cerca de 1.100 metros de estensão e atravessa todo o Hot Park. Almoçamos no restaurante do hotel Turismo e jantamos no restaurante do hotel Pousada, ambos no interior do resort e com ótima variedade de pratos. À noite assistimos a um show com a banda Jonnhy Voxx, que tocou country americano no Clube Chopp Brahma.

Viagem de moto Rio Quente (GO)

O dia seguinte também foi dedicado a passeios pelo complexo. À noite foi a despedida do evento com um churrasco acompanhado de cerveja e um animado show com as duas bandas que conhecemos nas noites anteriores. O evento foi às margens da Praia do Cerrado. A praia artificial é considerada a maior do mundo com águas quentes naturais, tem areia branca e fina e 9 tipos de ondas que chegam a 1,20 metros de altura e permite até surfar.

No domingo, dia 28, retornamos para Belo Horizonte pelo mesmo caminho da ida, mudando apenas os trechos que cortavam as cidades de Caldas Novas e Urberlândia, que desta vez o GPS não nos fez atravessar, poupando tempo e permitindo que chegássemos ao nosso destino no meio da tarde.

História do Rio Quente Resorts

Nos anos 1960 foi inaugurada uma pousada com 20 quartos no lugar onde hoje se encontra o resort, para receber turistas que iam ao local para tomar banho nas águas quentes que brotavam do chão. Com o aumento do fluxo de turistas, a pousada foi sendo gradativamente ampliada até ser transformada em hotel. Um segundo hotel, quatro estrelas, foi construído em 1977 na propriedade. Ao mesmo tempo a área de lazer foi também sendo ampliada e, em 1997, foi inaugurado o Hot Park, um parque aquático com piscinas de água quente e diversas atrações para os públicos adulto e infantil. Outros hotéis foram construídos dentro e fora do complexo pelo grupo controlador do Resort que, desde o final dos anos 1970, pertence ao Grupo Algar, de Uberlândia, e Gebepar, de Goiânia.

Para mais informações sobre o Rio Quente Resorts, acesse o site.

A água quente

A água do Rio Quente é mineral e termal, o que significa que é naturalmente quente. O aquecimento dá-se quando as águas das chuvas penetram nas fissuras da Serra de Caldas Novas, infiltrando-se lentamente pelo solo, chegando a grandes profundidades. Na medida em que descem, vão se aquecendo progressivamente em função do gradiente geotérmico das rochas, elevando a temperatura a cerca de 60ºC. Uma vez aquecidas, adquirem pressão, voltam à superfície por outras fendas e misturam-se, próximo à superfície, com infiltrações do lençol freático, temperando a água. Este tempo de penetração e retorno da água até o Parque das Fontes leva cerca de 1.000 anos.

O Moto Casal Rio Quente

Viagem de moto Rio Quente (GO)

O encontro foi organizado pelo site Mototour nas instalações do Rio Quente Resorts. O Mototour promove eventos no mesmo estilo em diversas cidades do Brasil, como Foz do Iguaçu, Serra Negra e Poços de Caldas e também organiza viagens guiadas de moto para o Deserto do Atacama e Peru. Para mais informações, acesse o site Mototour.

Rômulo Provetti viajou a convite do Rio Quente Resorts.

Comentários (5)

  1. Antonio Carlos Cardeal

Boa noite Rômulo;
Não nos conhecemos pessoalmente, mas conversamos através deste há poucos dias, parabéns pela escolha do lugar para fazer este encontro. Verdadeiramente eu não sabia que existia este tipo de encontro, no qual os casais apreciadores deste veiculo podem compartilhar suas experiencias e vivenciar outras tantas.
No entanto realmente as instalações são muito boas mesmo, porém posso assegurar que é muito caro uma hospedagem por lá, mas vale a pena passar o dia em um lugar aconchegante, e principalmente com as nossas maiores e melhores companheiras.
Gostaria de conhecer mais sobre o moto casal. Agradeço a atenção, e tenhamos todos as riquezas das bençãos divinas.
Antonio Cardeal.

  1. Rômulo Provetti    Antonio Carlos Cardeal

Olá Antônio Carlos. Obrigado pela mensagem.
Gostei muito do evento, mesmo não sendo muito adepto a encontros. Valeu a pena.
O Moto Casal é organizado pela Mototour. Dê uma olhada no site deles que tem outros eventos planejados, inclusive um em Foz do Iguaçu em agosto que é mais em conta: http://www.mototour.com.br/eventos/10o-moto-casais-foz-do-iguacu-pr
Um grande abraço

  1. Antonio Carlos Cardeal    Rômulo Provetti

Muito obrigado pela atenção, congratulações motociclísticas para todos nós.

  1. André Augusto Ramon

Grande Rômulo...

Parabéns pela viagem...

Essa Pousada do Rio Quente Resorts é um paraíso na terra, não é verdade?

Eu já estive ai algumas vezes e me amarro. Fica meio puxado ir, ($$$$$), mas compensa!!!

Sucesso e tudo de bom...


André Ramon
Brasília/DF

  1. Rômulo Provetti    André Augusto Ramon

Olá André Ramon. O lugar é realmente fantástico, tem uma estrutura que não vi em outro lugar do Brasil.
Muito obrigado pela presença e um grande abraço.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização