Entrar

De natal a Brasília de moto

  • Categoria: Brasil
Viagem de moto pelo Brasil

No dia 1º de maio de 2015 eu e minha irmã partimos de Natal (RN) rumo a Brasilia (DF), percorrendo 2.446 km em três dias numa Yamaha Fazer 250. Nós estávamos de férias e fomos visitar nossa tia.

1° dia: Natal (RN) - Jeremoabo (BA)

Foram 740 km percorridos nesse dia. Passamos por Caruaru e Garanhuns em Pernambuco. Nesse dia tive uma surpresa: tinha planejado dormir em Paulo Afonso na Bahia, mas estava acontecendo o Paulo Afonso Moto Fest. Só descobri no meio do caminho, em Garanhuns, ao encontrar um comboio de motociclistas que estava indo para esse evento. Vocês podem imaginar que não tinha hotel disponível na cidade e acabamos dormindo num hotel de beira de estrada entre Paulo Afonso e Jeremoabo (BA) chamado "Pousada Maria de Dona" que fica em um posto Ipiranga. Recomendo, tem TV, internet, telefone e o quarto é amplo.

Nesse dia saímos de Natal às 4h30 e chegamos ao nosso destino as 16h30.

Viagem de moto pelo Brasil

2° dia: Jeremoabo - Maracás (BA)

Foram 599 km percorrido nesse dia, todos dentro do estado da Bahia. Seguimos para Feira de Santana e, após o pedágio, pegamos a entrada para Nova Itarana pela BA-026. Após Planaltino, chegamos na cidade de Maracás.

Em Maracás dormimos numa pousada que praticamente é a última da cidade seguindo pela BA-026, mas infelizmente não lembro o nome. No street view a imagem é de 2012 e ela não aparece. Só sei que o quarto era pequeno e no dia que dormimos lá a internet estava fora do ar.

Saímos às 7h e chegamos ao nosso destino às 16h.

Viagem de moto pelo Brasil

3° dia: Maracás - Brasilia (DF)

Foram 1.107 km. Nesse último dia de viagem, para tentar compensar a saída "tarde" de Paulo Afonso, saímos as 4h. Não recomendo que façam isso, pois você vai rodar por uma estrada que não conhece no escuro. O lado bom de ter saído muito cedo é que rodamos mais quilômetros.

De Marácas seguimos cuidadosamente de madrugada até Sussuarana (BA) e pegamos a entrada para Brumado (BA) e aí encontrei o pior trecho da viagem. De Sussuarana a Brumado são 53 km. Desses, metade é estrada esburacada, não tem condição de andar rápido e em linha reta.

Após esse trecho terrível, tomamos café em Brumado. A cidade é linda, diga-se de passagem, várias cidades do interior da Bahia são lindas.

Após Brumado, seguimos para Bom Jesus da Lapa passando por Caetité e Riacho de Santana. Almoçamos em correntina ainda dentro da Bahia.

Após um trecho com grandes fazendas, chegamos à Rodovia Pres. Juscelino Kubitscheck e seguimos para a cidade de Alvorada do Norte (GO), abastecemos e continuamos até Formosa (GO). Já estava começando a escurecer, porém continuamos, pois o trânsito estava intenso. Chegamos a Brasilia à noite, por volta das 19h. Foi emocionante ver as luzes da cidade. Mas ainda não tinha finalizado a aventura. Precisava chegar na casa da minha tia. Depois de muitos viadutos, túneis e retornos, percebi que estávamos perdidos e, para piorar, sem crédito no celular. Então fomos perguntando a um e a outro, foi quando perguntei a um motociclista onde era a entrada para a cidade de Gama. Ele pediu para o seguirmos e, enfim, chegamos na entrada da cidade. Agradeci e segui o caminho até a casa da minha tia.

Saímos de Maracás às 4h e chegamos ao nosso destino às 22h.

Comentários (2)

  1. Ricardo Medeiros

Bom dia Geraldo,

Optei pela aventura, por querer conhecer novos lugares e curtir as paisagens. Foi fantástico, experiencia única.

  1. Geraldo Rabelo

Amigo. Só por curiosidade, pq pegou essa estrada por dentro até Brumado? Mesmo sem saber das condições? Parabéns e moto abraço

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização